Você está em:

Institucional

Saúde mental nas empresas: parceria com Bradesco Saúde reforça cuidado com equilíbrio emocional do Time Cielo

Publicado por Equipe Cielo

A pandemia de Covid-19 provocou um aumento de mais de 25% nos casos de depressão e ansiedade no mundo em 2020. O dado faz parte de um estudo publicado na revista científica The Lancet, que mostrou também que a depressão teve um crescimento de 28%, enquanto a ansiedade cresceu 26%.

Atentas a essa questão, muitas empresas têm se preocupado em promover mais iniciativas voltadas aos cuidados com a saúde emocional das pessoas que fazem parte das suas equipes.

É o caso da Cielo, que em parceria com a Bradesco Saúde, está oferecendo o Programa de Suporte à Saúde Emocional a todo Time Cielo.

A iniciativa ampliou o acesso aos cuidados com a saúde emocional. Um levantamento interno da Cielo mostra que 44% das pessoas nunca havia feito esse tipo de tratamento. E as mulheres são maioria, respondendo por 71% dos atendimentos.

Os quadros de estresse (16%) e ansiedade (15%) estão entre os motivos mais citados para a busca pelo apoio psicológico.

Os números refletem uma realidade do nosso país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta atualmente quase 12 milhões de pessoas no Brasil.

Isso equivale a 5,8% da população, taxa superior à média mundial (4,4%) e abaixo apenas dos Estados Unidos, que têm a liderança nesta estatística.

Há quase 20 anos, Cielo tem área dedicada à promoção do bem-estar das equipes

A preocupação com o bem-estar das equipes já faz parte das prioridades da Cielo há quase duas décadas. Desde 2003, a companhia tem a “De Bem Com a Vida”, uma área inteiramente dedicada a promover a saúde física, mental e emocional do Time Cielo.

Através dela, são oferecidos diversos programas de apoio pessoal que contam com consultas com psicólogos, nutricionista, fisioterapeutas, além do apoio jurídico, serviço social, pedagogia; educador físico; orientação financeira e pet consultoria.

A empresa trabalha com o conceito de Gestão Integrada de Saúde, com foco em administrar todos os programas e benefícios. As iniciativas têm como principal objetivo garantir equilíbrio, qualidade de vida e saúde para todas as pessoas na companhia.

O Programa de Suporte à Saúde Emocional é mais um investimento na saúde psicológica dos colaboradores, fazendo com que o tema seja prioridade na Cielo.

Diante desse cenário de aumento de casos de doenças ligadas à saúde emocional, a empresa faz um mapeamento de saúde de forma periódica, avaliando o aspecto emocional e o grau de risco dos beneficiários.

De acordo com o índice de risco do(a) colaborador(a), é recomendado um plano de atendimento diferenciado. Esse é mais um benefício oferecido para o Time Cielo, sem exigência de coparticipação.

“A Cielo está sempre pensando no bem-estar dos colaboradores. Por isso, todas as iniciativas de saúde e os benefícios da Cielo são desenvolvidos com base no perfil dos colaboradores. Entendemos que oferecer programas de acompanhamento em momentos difíceis é uma forma de demonstrar a proximidade e o cuidado da companhia. Além de que o programa pode abrir portas para que as pessoas possam se autoconhecer e se sentirem incentivados a utilizarem a terapia”, afirma Fernando Pinto Lima, nosso Head de Gente, Gestão e Performance.

Com cerca de 100 empresas atendidas, o Programa de Suporte à Saúde Emocional da Bradesco Saúde já realizou mais de 60 mil sessões com psicólogos por videochamada, além de mais de 1 milhão de mensagens trocadas entre estes profissionais e os pacientes via chat.

A demanda pelos cuidados com a saúde mental também se reflete nos dados gerais da Bradesco Saúde. No acumulado de 2021 até agosto, houve crescimento de 45% no total de atendimentos de Psicologia e de 35,5% nos de Psiquiatria, em comparação ao mesmo período de 2020.

“O aumento nos quadros de estresse, ansiedade e depressão observado durante a pandemia, e o surgimento de novas tecnologias que facilitam o acesso ao atendimento, como as videochamadas, fizeram com que muitas pessoas buscassem pela primeira vez um tratamento psicológico. Por ser um tema que afeta toda a sociedade, a saúde emocional é cada vez mais uma das prioridades das empresas nos cuidados com seus colaboradores”, comenta Thais Jorge, diretora da Bradesco Saúde.

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo e lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina. Em 2021, capturamos em nossas plataformas 6,8 bilhões de transações e R$ 713,4 bilhões em volume financeiro.

O nosso propósito é de simplificar e impulsionar negócio para todos e assumirmos o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem ou que desejam entrar nesse universo.

Nós acreditamos que a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de soluções para atender às necessidades dos nossos mais de 1,2 milhão de clientes, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país.

Além de uma estrutura que mantém os negócios em movimento, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, provocamos o mercado a evoluir. Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier.

Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Sobre o Grupo Bradesco Saúde

O Grupo Bradesco Saúde é líder consolidada do mercado de planos e seguros privados de saúde, com maior destaque no segmento de planos coletivos, para empresas de todos os tamanhos, atuando em todas as regiões geográficas do país.

Hoje atendendo a cerca de 3,7 milhões de beneficiários, e presente em aproximadamente 1,4 mil municípios do país, a Bradesco Saúde e sua controlada Mediservice contam com ampla rede médica referenciada composta por mais de 46 mil prestadores médico-hospitalares, mais de 3,4 mil hospitais e cerca de 10,9 mil serviços de diagnósticos e análises laboratoriais.

Até o terceiro trimestre de 2021, as duas empresas apresentaram, em conjunto, faturamento superior a R$ 21,7 bilhões, crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O destaque foi para o segmento de seguro-saúde SPG (Seguro para Grupos), que subiu 8,1%, em números de beneficiários.

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288