Aconteceu, na semana passada, o Design Day, primeiro evento organizado e realizado pela equipe de design da Cielo para todas as pessoas que se interessam pelo assunto em parceria com Livelo, ESPM, Belas Artes, FIAP, IED e Braspag. O encontro durou o dia inteiro e visou abordar temas importantes sobre experiência do cliente e por meio de uma programação intensa, com mais de trinta atividades dentre palestras, workshops e painéis que aconteciam simultaneamente e em três espaços no edifício InovaBra, em São Paulo.
No auditório principal, Eduardo Lauria, gerente da equipe de Design da companhia, abriu o evento e falou sobre a construção do pilar de design na Cielo. Para ele, “o design é uma das formas de se atingir e entregar soluções que resolvam, simplifiquem e impulsionem a vida dos nossos clientes”.
Nomes representativos do mercado e de áreas associadas ao design marcaram presença no evento e compartilharam reflexões, dicas e questionamentos com todos os mais de 300 convidados presentes.
Julio Duram, Diretor de Tecnologia e Produtos no Guia Bolso, foi um dos convidados e abordou a experiência fora das agências, mostrando o quanto os produtos entregues na área de Design mudam a vida das pessoas. Já Andrea Kulpas, convidada especialista em tipografia, apresentou um pouco da trajetória da mulher na tipografia. Gustavo Burin, Gerente de Inovação de Produtos na Cielo, apresentou o Garagem Cielo, iniciativa da companhia para estimular a inovação internamente.
Além desses profissionais, reunimos outros temas como criatividade cognitiva, design estratégico e carreira em UX, além de falar sobre o design de interação. Os assuntos abrangentes foram escolhidos a dedo para estimular um bate-papo rico e estimulante aos que se inscrevem para o evento, com o objetivo de trazer inspirações para suas carreiras e negócios.
Na Sala Megafone, foram organizadas algumas atividades mais técnicas com a equipe de Design da Cielo, que conduziu workshops sobre machine learning e inteligência artificial, UX writing, motion design, dentre outros. A intenção aqui foi trazer mais repertório e ampliar os conhecimentos básicos sobre os temas para os que já possuem mais experiência ou até mesmo incitar curiosos que desejam migrar ou conhecer mais sobre técnicas de autoconhecimento, programação, criação e etc. Já na sala Bradesco Seguros, bate-papos aconteceram entre convidados, equipe do time de Design e o público sobre acessibilidade digital, operação de design em ambientes complexos, além de mulheres líderes em produtos digitais.
Prêmio Cielo Megafone
Uma iniciativa Cielo com o apoio da Livelo, o Prêmio Megafone foi inspirado no Interaction Awards, maior premiação em UX do mundo. Considerando critérios importantes em qualquer projeto de design como conectividade, disrupção, empoderamento, engajamento, criatividade e otimização, o Prêmio Megafone reconheceu projetos de design em três categorias, provando que o design é para todos:
Julio Blay Kocinas foi premiado na categoria Revelação e apresentou o projeto Inked, um app para facilitar a relação entre cliente e tatuador. Thalyta Pereira da Silva, reconhecida na categoria Inspiração, foi premiada pelo Projeto Soraia, uma rede de colaboração com foco no empoderamento feminino e troca de experiências. O Projeto Mondrian, uma concepção do Diego Rizatelo Leite, do Henrique Matheus Pereira Aveiro, do Álvaro Heringer Rodrigues, do Caio Triana e do Sérgio Américo Alencar Silva, trouxe uma solução de design que ganhou a categoria Foco no Cliente.
Quer acompanhar a evolução da área de design? Fique ligado nos canais digitais da Cielo e tenha acesso aos eventos e conteúdos compartilhados nas redes. Nos vemos no próximo Design Day!