Cielo, Equativ e AlmapBBDO juntam forças para reduzir pegada de carbono na publicidade digital

A Cielo, em parceria com a Equativ e a AlmapBBDO, lidera um movimento para reduzir e compensar emissões de carbono em campanhas digitais, unindo tecnologia, performance e sustentabilidade.
Atualmente, 10% da eletricidade consumida no mundo é destinada a atividades digitais — proporção que pode crescer 20% até 2035, com a previsão de mais de 34 bilhões de dispositivos conectados, segundo a Global Digital Carbon Footprint Measurement Consultancy.
Para enfrentar esse cenário, a campanha da Cielo em 2025 contou com a tecnologia Carbonless Green Deals, que calcula, reduz e compensa as emissões geradas por anúncios em mídia programática.
O sistema, liderado pela Equativ, atua em duas frentes: primeiro, reduzindo emissões ao identificar e priorizar espaços publicitários digitais de menor consumo energético; depois, adquirindo créditos de carbono para neutralizar o restante.
No total, desde o início da iniciativa em junho, já foram evitadas as emissões de mais de sete toneladas de CO2 e compensadas outras duas toneladas.
Além do impacto ambiental, a ação demonstrou que territórios e segmentações ESG são ambientes seguros para as marcas.
No campo da performance, o destaque foi para os vídeos: a campanha alcançou 65% de VTR (taxa percentual de pessoas que assistiram ao anúncio até o fim).
“A neutralização da emissão de carbono atrelada à compra de mídia programática, demonstra nosso compromisso em unir performance de métricas de mídia com responsabilidade ambiental e propósito de marca. Nosso papel é provar que, cada vez mais, tecnologia e sustentabilidade caminham juntas em benefício dos nossos clientes e de seus consumidores”, afirma Daniel Meneses, gerente de mídia programática da AlmapBBDO.
“A Cielo e a AlmapBBDO estão na vanguarda da compra sustentável de mídia digital. Na Equativ acreditamos que eficiência e ESG não são frentes conflitantes. Pelo contrário, com modelos de inteligência artificial é possível alcançar sucesso em ambas”, afirma Khalil Yaghi, diretor-geral da Equativ no Brasil.
A iniciativa está alinhada ao propósito e ao Planejamento Estratégico de Sustentabilidade da Cielo, que estabelece diretrizes para operações sustentáveis, geração de valor com o negócio e desenvolvimento socioambiental.
“Na Cielo, sustentabilidade é parte da nossa forma de pensar e fazer negócios. Participar dessa campanha reforça nosso compromisso com práticas responsáveis, ao mesmo tempo em que potencializamos a assertividade e a conversão das nossas comunicações digitais. A preservação de florestas por meio dos créditos de carbono e o uso eficiente da mídia mostram que é possível unir tecnologia, propósito e impacto ambiental positivo”, afirma Thalita Martorelli, Diretora de Marketing.
Companhia fomenta outras iniciativas de preservação ambiental
A Cielo mantém um portfólio consistente de práticas ambientais.
Em 2024, reciclou mais de 117 toneladas de maquininhas e equipamentos periféricos, reintroduzindo esses resíduos como matéria-prima em outros setores da economia, por meio de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado pela ISO 14.001.
Além disso, desde 2015, a empresa neutraliza suas emissões diretas de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2) com projetos de reflorestamento, geração de energia renovável e conservação florestal.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da Cielo em integrar inovação, sustentabilidade e impacto positivo em toda a cadeia de valor.
Assista o vídeo da campanha da Cielo em 2025
Veja também:
- Drogaria Araujo: solução da Cielo impulsiona vendas e amplia conveniência para clientes
- Mais vendas, menos riscos: como a parceria com a Cielo impulsionou as vendas B2B de uma gigante do ramo de bebidas