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Pesquisa Cielo revela como lojistas fazem a gestão financeira no Varejo

Números mostram confiança, apesar de a maioria não conferir o caixa diariamente nem buscar conhecimento no assunto.
Publicado por Equipe Cielo

Banner da pesquisa Cielo sobre gestão financeira no varejo, com fundo azul e gráficos de barras ascendentes, ícones de análise de dados e crescimento. À esquerda, destaque para o título “Gestão Financeira no Varejo” e etiqueta “Pesquisa Cielo”. À direita, pessoa usando avental segura um tablet, representando profissional do varejo analisando indicadores financeiros.Cielo, em parceria com a Expertise, realizou uma pesquisa que traça um panorama de como os lojistas brasileiros lidam com a gestão financeira no Varejo.

O levantamento foi feito com 203 pessoas em todas as regiões do país e detalha hábitos e percepções sobre a relação dos lojistas com o fluxo de caixa, os conhecimentos de gestão financeira e o acesso a crédito.

“Nós entendemos que apoiar o varejista brasileiro vai além de oferecer soluções de pagamento. É preciso compreender sua rotina e os desafios que enfrenta diariamente. Com base em um processo contínuo de escuta ativa, a companhia tem buscado identificar os principais pontos de atenção na gestão financeira dos negócios e oferecer ferramentas que contribuam para uma operação mais previsível, fluida e sustentável. Nosso papel é fornecer subsídios que ajudem os varejistas a tomar decisões mais assertivas, com base em dados e tecnologia. É assim que reforçamos nosso compromisso de simplificar e impulsionar negócios em todo o país”, afirma Estanislau Bassols, presidente da Cielo.

Como parte da estratégia de ampliação do acesso à informação, a Cielo mantém uma campanha com influenciadores como Gil do Vigor, voltada à educação financeira e ao uso da tecnologia no dia a dia dos empreendedores.

Confira os principais destaques da pesquisa.

A pesquisa sobre gestão financeira no Varejo utilizou metodologia quantitativa e foi realizada no período de 12 a 24 de junho de 2025.

Ao todo, foram entrevistadas 203 pessoas de todas as regiões do país e que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no negócio que atuam.

Estes estabelecimentos comerciais têm faturamento inferior a R$ 1,2 milhão por mês e disponibilizam cartões de crédito e débito como forma de pagamento para suas vendas.

A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,9 pontos percentuais.

Controle do fluxo de caixa e conhecimento sobre gestão financeira são desafios

Entre os entrevistados, 91% afirmam controlar o fluxo de caixa, mas apenas 39% realizam essa tarefa diariamente.

Outros 29% fazem o controle semanalmente, enquanto 33% controlam mensalmente e 6% raramente fazem esse acompanhamento.

A frequência do controle do fluxo de caixa varia de acordo com o tamanho do estabelecimento.

No varejo, 35% fazem o controle diariamente, enquanto apenas 28% dos empreendedores adotam a mesma postura.

Além disso, só 6% das pessoas ouvidas consideram que têm um grau de conhecimento “excelente” em gestão financeira.

A maior parte (36%) considera que tem um bom conhecimento no tema, enquanto 31% acreditam ter um entendimento razoável e 22% acham ter pouca compreensão para gerir as finanças.

Confiança para tocar as finanças do negócio

De forma geral, quem tem ou gere um negócio no Brasil confia na sua capacidade de tocar a gestão financeira do empreendimento.

Cerca de 75% se sentem “confiantes” ou “totalmente confiantes” para isso. Entre os empreendedores, especificamente, o número é ainda maior: 81%.

Neste quesito, a pesquisa dividiu a autoavaliação entre homens e mulheres para verificar se havia alguma diferença entre os gêneros.

Entre as mulheres, 70% se mostraram confiantes em relação às capacidades e realizações necessárias no negócio. Entre os homens, o número foi de 77%.

Confusão entre finanças pessoais e da empresa é apontada como 2ª maior dificuldade na gestão financeira

Para as pessoas que participaram da pesquisa, os maiores entraves na gestão financeira do negócio são:

  • Controlar o fluxo de caixa (24%)
  • Separar finanças pessoais das empresariais (21%)
  • Fazer o planejamento financeiro (17%)
  • Entender a rentabilidade real do negócio (16%)
  • Emissão de notas fiscais e impostos (11%).

Informações para tomada de decisões financeiras

“Você sente que tem informações suficientes para tomar decisões financeiras em seu negócio?”

Em resposta a essa pergunta, 80% dos entrevistados disseram “sim”.

No entanto, apenas 37% declararam buscar informações qualificadas “com frequência”.

“De vez em quando” (35%), “raramente” (18%) e “nunca” (10%) foram as outras respostas.

Entre informações específicas que poderiam ajudar na tomada de decisão financeira, a mais citada foi a previsão de fluxo de caixa (22%).

Detalhamento dos custos fixos e variáveis (16%), visibilidade sobre entrada e saída de receitas no caixa (16%) e dados sobre o negócio (16%) também foram citadas.

Fluxo de clientes, perfil do público, dias e horários com mais vendas também foram mencionados como informações que os entrevistados mais valorizam.

Empréstimos e financiamentos

Metade dos participantes da pesquisa precisou recorrer a algum produto de crédito bancário pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.

Entre essas pessoas:

  • 49% recorreram apenas uma vez ao serviço
  • 37%, precisaram usar de duas a três vezes
  • 11% usaram esse recurso de três a cinco vezes
  • 3% utilizaram mais de cinco vezes.

O principal motivador para a busca de crédito é a necessidade de ter capital de giro – fator mencionado por 30% dos varejistas e por 50% dos empreendedores.

Na sequência, as principais razões citadas pelos dois perfis são: compra de equipamentos (22%); pagamento de dívidas (19%); e expansão do negócio (15%).

Entre os obstáculos para se obter crédito, os juros foram mencionados por 48%. Burocracia (14%), taxas (11%) e pontuação de crédito baixa (10%) são citados na sequência.

Relação entre banco e adquirente ajuda o varejista

Mais de 70% dos entrevistados acham importante que a adquirente contratada tenha parcerias com bancos. Entre essas pessoas, a maioria espera que essa relação traga vantagens para o seu negócio.

Baixe gratuitamente o relatório completo da Pesquisa Cielo sobre Gestão Financeira no Varejo

Ao continuar, declaro que li a Política de Privacidade da Cielo e concordo em receber contato da Cielo.

Cielo: tecnologia e inteligência de dados a favor do Varejo

Os dados da pesquisa revelam que, embora a maioria dos varejistas se sinta confiante na gestão financeira, muitos ainda enfrentam dificuldades práticas, como o controle diário do caixa, a separação entre finanças pessoais e empresariais e o uso de ferramentas adequadas.

Para apoiar esses lojistas, a Cielo oferece soluções que combinam tecnologia, inteligência de dados e serviços financeiros integrados.

O Cielo Farol, por exemplo, fornece diversas informações estratégicas sobre o comportamento dos clientes e o desempenho do negócio, tais como:

  • Dia e horário com mais vendas
  • Perfil de renda e comportamento de compra dos clientes
  • Comparativo de faturamento em relação a negócios do mesmo porte, setor e região e muito mais!

Já o Extrato Cielo, que conta com Assistente baseada em Inteligência Artificial, facilita o acesso a dados de vendas e recebíveis, tornando a gestão mais ágil e eficiente.

Que tal juntar forças com quem resolve?

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