Você está em:

Institucional

ISE B3: Cielo integra carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial pelo 10º ano consecutivo

A Cielo, líder do segmento de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores do Brasil (B3) pelo 10º ano consecutivo.
Publicado por Equipe Cielo

O índice é uma ferramenta para análise da performance das empresas listadas na B3 em relação a aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), sigla para o termo em inglês Environmental, Social and Governance.

A 18ª carteira do ISE B3 foi anunciada em 28 de dezembro 2022 e passa a vigorar a partir de 02 de janeiro de 2023.

Entre as 70 empresas selecionadas, a Cielo é a única representante do setor de adquirentes.

Esse reconhecimento é resultado de uma sólida estratégia que reflete o compromisso e foco da Cielo com as melhores práticas ESG.

“Todo o nosso processo de transformação tem sido pautado por fazer a coisa certa, de forma sustentável e em linha com as melhores práticas de mercado. Estar presente na carteira ISE B3 pela 10ª vez consecutiva é o reconhecimento público pela consistência das iniciativas de sustentabilidade, reforçando nosso compromisso em impulsionar o crescimento sustentável da companhia, gerando impacto positivo e valor compartilhado com nossos stakeholders.” exalta Daniel Poli, Gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Corporativa da Cielo.

Na avaliação de 2022, a empresa é destaque em boas práticas de governança corporativa e gestão de riscos; estratégia endereçando de forma coordenada ações sobre questões climáticas; aspectos socioambientais em fornecedores, produtos e serviços; e o programa de diversidade e inclusão.

Na Cielo, as práticas de ESG estão endereçadas em uma robusta estratégia, traduzindo o Propósito e a Visão da companhia:

“Mais do que líderes do segmento, estamos construindo um caminho do qual nos orgulhamos, potencializando negócios sustentáveis e inclusivos com todas as pessoas”, reforça.

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3)

O ISE B3 é considerado um dos mais reconhecidos indicadores do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas, que são avaliadas e selecionadas pelo comprometimento com a sustentabilidade empresarial.

Criado em 2005 e pioneiro na América Latina, o Índice apoia a tomada de decisão de investidores e induz as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, contribuindo para a continuidade dos negócios.

Conheça os e a metodologia do ISE B3

Para participar do processo de seleção do ISE B3, as empresas listadas na B3 devem atender os seguintes critérios:

  • Estar entre as 200 primeiras posições do período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN);
  • Ter presença em pregão de 50% no período de vigência das três carteiras anteriores;
  • Não ser classificada como penny stock, ou seja, empresa que tem ações negociadas a valores muito baixos;
  • Ser um ativo emitido por uma empresa que atenda cumulativamente aos seguintes critérios de sustentabilidade:
    • Score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção;
    • Pontuação por tema do questionário ISE B3 maior ou igual que 0,01 pontos;
    • Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
    • Índice de risco reputacional (RepRisk Index – Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
    • Score CDP-Climate Change igual ou superior a “C”;
    • Resposta positiva às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor;
  • Quando um ativo de uma empresa atende aos critérios de inclusão acima, somente a espécie de sua emissão de maior Índice de Negociabilidade (IN) participará da carteira do índice;
  • As atualizações dos valores referentes aos critérios do RepRisk Index – Peak RRI e do Score CDP-Climate Change serão consideradas a cada rebalanceamento quadrimestral e podem incluir ativos que passem a atendê-los.

Uma vez que estejam elegíveis para participar do processo, as empresas devem preencher um questionário que abrange dimensões relacionadas ao Capital Humano, Capital Social, Governança Corporativa e Alta Gestão, Meio Ambiente e Modelos de Negócio e Inovação.

Posteriormente, são enviados documentos comprobatórios, de forma amostral, para as respostas enviadas no questionário.

Ao todo, a seleção para a carteira do ISE B3 compreende cinco etapas:

  1. Avaliação quantitativa, quando é realizado o cálculo do total de pontos obtidos através do preenchimento do questionário das participantes, definindo Score Base de cada empresa.
  2. Avaliação qualitativa, quando é feita a análise de documentos submetidos pelas participantes para evidenciar as respostas dadas no questionário do processo.
  3. Cálculo do Score ISE B3, onde é calculado o desempenho das participantes nas duas etapas anteriores com objetivo de atenuar possíveis distorções na avaliação das empresas.
  4. Compilação do RepRisk Index – Peak RRI, métrica de risco reputacional produzida pela empresa RepRisk para avaliar as empresas sob a perspectiva dos aspectos ESG.
  5. Aplicação dos critérios de inclusão, que são utilizados para selecionar as participantes que satisfazem as seis condições previstas na metodologia do ISE B3: (I) nota mínima no Score ISE B3; (II) nota mínima no desempenho quantitativo por tema do questionário; (III) nota mínima na avaliação qualitativa das evidências; (IV) nota mínima no Score CDP; (V) nota de corte no RepRisk Index e (VI) atendimento dos requisitos mínimos aplicáveis ao setor de cada empresa participante.

Conheça mais detalhes da metodologia do ISE B3.

Veja outros conteúdos sobre a Cielo:

 

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288