Cerimônia oficializa adesão da Cielo à Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial
A Cielo, líder em soluções de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, oficializou, nesta terça (27/04), a adesão à Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial, movimento constituído pela Universidade Zumbi dos Palmares, empresas e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo.
A oficialização da parceria aconteceu em uma cerimônia realizada na matriz da companhia, em Alphaville (Barueri, SP). Além da presença do nosso presidente Gustavo Souza e de diversos executivos da Cielo, o evento contou com a participação de lideranças ligadas à Iniciativa, como os professores José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Raphael Vicente e Valdir Martins (respectivamente, Diretor Geral e Diretor Executivo da Iniciativa).
Para Gustavo Sousa, a adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que tantos resultados já trouxe à sociedade, é uma excelente oportunidade para a companhia reforçar a busca pela igualdade:
“Iniciamos hoje uma jornada. Declaramos uma intenção, que vai virar realidade quando todos nós efetivarmos as ações previstas e acompanhá-las de perto. Aí sim, vamos transformar a intenção e o compromisso da Cielo em algo real”, afirma.
Na cerimônia, José Vicente destacou, ainda, a importância da parceria com a Cielo, ressaltando a atuação da empresa para que toda nossa sociedade esteja representada nas equipes que constituem o Time Cielo:
“O que acontece aqui, neste momento, é uma tradução do desafio que está colocado para todos nós e para o que queremos para o nosso país. A gente conhece os equívocos do nosso passado e sabemos da nossa grande responsabilidade para resolvê-los, pensando no legado que estamos construindo”.
Parceria com a Iniciativa visa alcançar as metas diversidade racial e de gênero da Cielo até 2025
A parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e a presença da Cielo na Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial são ações que integram o conjunto de iniciativas que a companhia vem adotando nos últimos anos para promover a diversidade e a inclusão.
No começo de abril, o Conselho de Administração da Cielo anunciou a adoção de metas para aumentar a diversidade racial e de gênero entre os profissionais da empresa. Até 2025, o Time Cielo deverá contar com 45% de mulheres e 35% de pessoas negras e indígenas nas equipes.
Além disso, foram estipuladas metas para ampliar a presença desses grupos na liderança da companhia. Atualmente, as mulheres ocupam 38% desses cargos, enquanto profissionais negros e indígenas representam 18%. Em 2025, a meta será alcançar, 42% e 22% dessas posições, respectivamente.
Fernando Pinto Lima, Diretor Executivo de Gente, Gestão e Performance (GGP), acredita que a adesão à Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial mostra a preocupação da Cielo em promover mudanças no mundo corporativo como uma forma de reparação e evolução cultural, oferecendo um espaço seguro para que todas as pessoas possam se desenvolver genuinamente:
“Esse é um valor que não abrimos mão na Cielo. Em 2021, com a publicação do nosso Manifesto pela Diversidade e Inclusão, estabelecemos compromissos para transformarmos o nosso ambiente em um lugar mais diverso e inclusivo e construímos juntos algumas metas até 2025 para aumentar a diversidade na companhia”.
“Criamos uma tábua de iniciativas para atingirmos os objetivos, e um deles é aumentar a representatividade de mulheres, negros e indígenas no quadro geral e na liderança do Time Cielo. Hoje, oficializamos uma parceria extremamente importante com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade, da Universidade Zumbi dos Palmares, para nos ajudar a promover oportunidades de contratação e desenvolvimento de carreira para profissionais negros”, finaliza Fernando.
A relevância da parceria também foi ressaltada por Renata Daltro, VP de Grandes Contas e sponsor do Blue to Black, grupo de afinidade da Cielo que debate as relações étnico-raciais no ambiente profissional. Para ela, a adesão faz parte de um movimento genuíno de inclusão de pessoas que integram grupos minoritários:
“Essa parceria é tão importante para nós, principalmente pelo conhecimento, valor e representatividade que a instituição tem e que agora teremos a honra de compartilhar. Juntos, vamos fortalecer as ações a favor da igualdade racial, oferecendo oportunidades de contratação e desenvolvimento de carreira para os profissionais negros”.
Veja também: Cielo divulga projetos culturais apoiados em 2022