A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e da América Latina, acaba de divulgar os projetos culturais que serão apoiados pela empresa em 2022.
Ao todo, foram selecionados três projetos, escolhidos entre mais de cem participantes inscritos no Edital Seleção de Projetos Incentivados aberto em 2021. São eles:
- “Academia de Músicos” e “Orquestra e Games”, ambos realizados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP);
- “Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas”, desenvolvido pelo Núcleo de Cultura e Participação, do Instituto Tomie Ohtake.
“Um dos nossos principais compromissos é o de gerar impacto positivo para as pessoas. Por isso, apoiamos iniciativas que ajudam a amplificar o papel e a contribuição da Cielo na sociedade”, afirma Natalia Garutti, Gerente de Marketing da companhia.
Ela reforça ainda que os projetos são escolhidos de acordo com o alinhamento com o propósito e as diretrizes estratégicas da empresa:
“Estrategicamente, a avaliação dos projetos inscritos no Edital considera a sinergia com três pilares, que formam o que chamamos de “Plataforma de Atitudes”. A partir deles, podemos deliberar a escolha das ações que serão apoiadas pela companhia, considerando o ambiente de atuação da nossa marca”, completa.
Saiba como é feita a seleção de projetos apoiados pela Cielo
Os projetos que recebem apoio da Cielo estão relacionados com a nossa “Plataforma de Atitudes”, visando gerar conhecimento e dar acesso e incentivo a ações culturais relacionadas aos seguintes Pilares:
- Capacitação: pilar que visa democratizar a educação empreendedora;
- Empoderamento social: pilar que reforça o objetivo de equalizar oportunidades e promover a diversidade por meio de ferramentas de desenvolvimento profissional;
- Inovação: pilar que que tem o propósito de fomentar projetos e iniciativas como um meio de inovação econômica, digital e social.
Todas a causas sociais apoiadas são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além disso, os projetos escolhidos precisam ser aprovados em um dos seguintes mecanismos de isenção fiscal:
- Fundo da Infância e Adolescência (FIA);
- Lei do Idoso;
- Lei Rouanet (incentivo à cultura);
- Programa Nacional de Apoio Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD);
- Programa Nacional de Apoio Atenção Oncológica (PRONON).
Conheça mais sobre os projetos selecionados para 2022
Para 2022, foram avaliados 122 projetos inscritos no Edital Seleção de Projetos Incentivados, realizado entre junho e outubro de 2021.
Os projetos submetidos são avaliados internamente por áreas como, por exemplo, Marketing e Sustentabilidade.
Isso ocorre para que, além da conformidade com os Pilares da nossa Plataforma de Atitudes, eles possam ser avaliados por especialistas considerando os temas relacionados às ações propostas e os respectivos mecanismos de isenção fiscal no qual estão enquadrados.
Entre as iniciativas inscritas, três foram selecionadas pela área de Marketing da Cielo. São elas:
Academia de Música (OSESP)
O projeto promove um curso que oferece aulas teóricas e práticas para músicos academicamente qualificados. O objetivo da iniciativa é preparar estas pessoas para atuarem profissionalmente nos quadros da própria Orquestra Sinfônica ou de outras orquestras.
A ação tem sinergia com os Pilares “Empoderamento social” e “Capacitação”.
Orquestra e Games (OSESP)
Também realizado pela OSESP, este projeto é voltado para os fãs das trilhas sonoras dos jogos de videogames de consoles mais recentes. Para isso, a Orquestra irá promover concertos com versões sinfônicas das músicas dos games, aproximando gerações de jogadores ao gênero musical clássico.
A iniciativa foi escolhida com base no Pilar “Inovação”.
Cósmicas – Programa de Lideranças Femininas (Instituto Tomie Ohtake)
Desenvolvido pelo Núcleo de Cultura e Participação do Instituto, o programa oferece formação gratuita, em formato EAD (Educação a Distância), para 500 meninas e mulheres com idades entre 14 e 21 anos, residentes no estado de São Paulo. Além de criar espaços de aprendizagem, articulação e empoderamento para as participantes, o projeto tem como objetivo fazer com que elas protagonizem transformações individuais e coletivas visando uma sociedade menos machista, racista e desigual.
O projeto está relacionado aos Pilares “Empoderamento social” e “Capacitação”.
Os três projetos mencionados acima estão enquadrados na Lei Rouanet (Incentivo à Cultura).
Veja também: Índices B3 – Cielo é destaque em práticas de ESG