Você está em:

Institucional

Canal de Ética Cielo: saiba como funciona

Publicado por Equipe Cielo

A Cielo tem o compromisso de praticar uma gestão responsável, transparente e íntegra. Por isso, disponibilizamos nosso Canal de Ética para receber relatos – identificados ou anônimos – de ações que se caracterizam como eventuais desvios do nosso Código de Conduta Ética.

O Canal recebe denúncias de colaboradores e terceiros, incluindo fornecedores, prestadores de serviço e clientes. Todas as comunicações realizadas podem ser acompanhadas no próprio site de acionamento, dando visibilidade ao andamento de todo o processo.

“O Canal de Ética fortalece a Cultura Ética Cielo através da promoção um ambiente organizacional idôneo por dar voz ao público, inibir comportamentos inadequados e estabelecer estratégias de comunicação focadas na conscientização e engajamento”, destaca Patrícia Passos, Superintendente Executivo de Auditoria da Cielo.

 

Canal de Ética trata de forma específica as denúncias relacionadas aos temas de Diversidade

Todos os relatos enviados pelo nosso Canal de Ética são recebidos por uma empresa independente e encaminhados, com extrema confidencialidade, para apuração da Auditoria Interna da Cielo.

A Auditoria Interna atua com absoluto sigilo, respeito e profissionalismo e os resultados das atuações são compartilhados, via Comitê de Auditoria, com o Conselho de Administração.  Além disso, os casos são reportados ao Fórum de Ética, uma das mais altas instâncias da nossa companhia.

Outro ponto importante é que o Canal de Ética da Cielo inclui a possibilidade de categorizar as denúncias de forma específica em relação a aspectos de Diversidade,

Isso permite que os relatos relacionados a este tema sejam endereçados e tratados de forma adequada, reforçando o compromisso da nossa companhia em promover a Diversidade e a Inclusão.

“Incluir os aspectos de Diversidade de maneira especifica no Canal de Ética é a clara mensagem da seriedade com que estamos tratando o tema na Cielo”, ressalta Daniel Poli, Gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Corporativa da Cielo. “É preciso dar voz a todas e todos, e reconhecer que quanto maior é o nosso compromisso em acolher e em construir uma Cultura Inclusiva, maior será nossa responsabilidade de dar luz aos temas e comportamentos que nos são caros e aqueles que não admitimos no jeito de ser do Time Cielo”, completa.

 

Como funciona a gestão dos relatos recebidos no Canal de Ética da Cielo

 

As informações registradas no nosso Canal de Ética são utilizadas por grupos especialmente designados para a apuração dos fatos.

Esses grupos serão formados de acordo com a natureza e a origem do potencial desvio de conduta ética.

Conforme o caso, o Fórum de Ética ou o Conselho de Administração delibera sobre as violações e sanções disciplinares necessárias.

A gestão dos relatos é realizada de acordo com as seguintes premissas:

  • O sigilo da apuração será rigorosamente mantido;
  • O anonimato será assegurado a quem assim o desejar;
  • A apuração será conduzida com imparcialidade e independência;
  • Denúncias ou acusações sem fundamentação consistente serão desconsideradas;
  • Denúncias ou acusações de má-fé que visam prejudicar alguém estarão sujeitas às sanções disciplinares;
  • Sanções disciplinares estão previstas contra qualquer tentativa de retaliação.

 

“O Canal de Ética está disponível para colaboradores, fornecedores e demais públicos informarem desvios às diretrizes do Código de Conduta ou à legislação em vigor, anonimamente ou de maneira identificada”, reforça Rafael Ribeiro, Gerente de Compliance da Cielo. “Todas as denúncias recebidas, mesmo quando não anônimas, são tratadas com todo sigilo, sendo o recebimento das denúncias feito por empresa independente para garantia da confidencialidade. A apuração dos registros, realizada pela Auditoria Interna, respeita os preceitos de sigilo, anonimato, imparcialidade e independência. O Canal é seguro e é ferramenta de suporte fundamental para que a Companhia siga conduzindo seus negócios conforme a regulação, a legislação, seus compromissos e valores dispostos em nosso Código de Conduta Ética”.

Acesse o Canal de Ética da Cielo

Conheça o Canal de Ética da Cielo e saiba mais informações:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288