Dia Internacional Contra a Corrupção: saiba como a Cielo contribui com esse tema
O Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado em 9 de dezembro, pois foi nesta data que mais de cem países (incluindo o Brasil), assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em evento realizado em Mérida (México), no ano de 2003.
A Cielo, líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, está fortemente comprometida com práticas de ética e integridade, bem como o combate à corrupção.
Para isso, a companhia é fundamentada em diretrizes e responsabilidades amplamente difundidas, que apoiam o comportamento ético e íntegro em todas as nossas esferas de atuação.
Afinal, a corrupção deve ser combatida com muita seriedade, em todos os âmbitos. Ela gera danos enormes para a sociedade em geral, trazendo problemas como o aumento da criminalidade e das desigualdades, a retração de investimentos e a redução da produtividade.
“O combate à corrupção é um tema de extrema relevância aqui na nossa companhia. Essa luta não é só uma necessidade do nosso mercado, mas sim um compromisso que reforçamos diariamente na nossa atuação, considerando os enormes impactos sociais e ao negócio que esse problema ocasiona”, ressalta Rafael de Oliveira, Gerente de Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro da Cielo.
Dia Internacional contra a Corrupção: saiba mais sobre os danos causados pelas práticas ilícitas
Mais do que perdas financeiras, a corrupção exacerba a pobreza e afeta, principalmente, os mais necessitados.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrega as principais economias do mundo, a corrupção chega a movimentar cerca de US$ 2,6 trilhões por ano globalmente.
A esse valor, de acordo com um outro dado da Organização das Nações Unidas (ONU), podemos acrescentar cerca de US$ 1 trilhão em subornos.
Com isso, o prejuízo provocado por práticas ilícitas chega a um valor que corresponde a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.
O montante equivale ainda à metade dos recursos que precisariam ser gerados para garantir uma infraestrutura adequada a todas as pessoas até 2030.
No Brasil, a corrupção também se apresenta como um grave problema.
O país ocupa a 94ª posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2022, considerado o principal indicador de corrupção do mundo. Quanto maior a posição, “mais corrupto” o país é considerado.
Elaborado desde 1995 pela Transparência Internacional, o IPC avalia um total de 180 países e territórios a partir dos níveis de corrupção percebidos no setor público por especialistas e executivos, se baseando ainda em 13 fontes independentes de dados.
Esse Índice é a referência mais utilizada por tomadores de decisão dos setores público e privado na avaliação de riscos e no planejamento de suas ações.
Dos 23 países que apresentaram diminuição significativa no IPC na última década, 19 deles também reduziram índices de preservação de liberdades civis.
É por isso que podemos concluir que o combate à corrupção é fundamental para garantir os direitos humanos e a construção de sociedades mais justas.
Combate à corrupção é um compromisso da Cielo
Por se tratar de um tema de suma importância para a Cielo, nossa empresa conta com uma estrutura com altos padrões de conformidade, que garante um ambiente íntegro para todos os nossos públicos: Time Cielo, clientes, acionistas, fornecedores e sociedade em geral.
Segundo o Pacto Global, a corrupção aumenta em 25% dos custos de processos de compras, provocando ainda desvios em torno de 5% do PIB global.
Os recentes escândalos dessa natureza fizeram com que todo o setor empresarial brasileiro ficasse sob olhar atento do público, gerando impactos negativos significativos nas operações e nas reputações dos participantes destes esquemas corruptos.
Esse cenário aumentou importância das ações de Compliance e das Políticas de Combate à Corrupção no ambiente de negócios, dando maior transparência e confiabilidade às empresas.
Tudo isso vem ganhando escala e contribui para que as companhias que promovem boas práticas de preservação da integridade tenham melhor reputação e se tornem mais competitivas.
Como consequência disso, atraem um número crescente de investidores que valorizam a ética, colaborando positivamente com a criação de leis e regulamentos.
Aqui na Cielo, atuamos de forma ativa na prevenção e no combate à corrupção, promovendo diversas iniciativas dessa natureza dentro e fora da nossa empresa.
Inclusive, somos a 1ª adquirente a obter o Selo Empresa Pró-Ética, referente ao biênio 2022-2023.
Realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos, o Selo Empresa Pró-Ética busca promover, por meio do reconhecimento público, as companhias comprometidas em implementar medidas voluntárias de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.
O reconhecimento foi anunciado no dia 30 de novembro de 2023, durante evento de celebração do Dia da Integridade Empresarial.
Conheça algumas das ações que realizamos:
- A Cielo é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas com objetivo de uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção;
- Nossa empresa também assinou o Pacto Global da ONU e, todos os anos, reafirma a sua adesão. A Cielo também apresenta o seu progresso com as ações empreendidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Práticas Anticorrupção.
- Também integramos a Rede Brasil do Pacto Global e somos parte ativa dos Grupos de Trabalho, incluindo o Grupo de Trabalho Anticorrupção.
- Atuamos em consonância com os Tratados e Convenções internacionais, aos quais o Brasil é signatário, sobre o tema de prevenção e combate à corrupção, aplicados à linha de negócio da Companhia.
- Adotamos critérios de integridade para seleção de Administradores.
- Contamos ainda com uma série de instrumentos normativos relacionados ao tema de integridade e combate à corrupção e que estabelecem diretrizes, procedimentos, papéis e responsabilidades sobre os processos que suportam o Programa Cielo de Conformidade.
- Através de sistemas automatizados, realizamos o monitoramento de 100% das transações dos clientes, identificando casos suspeitos e com indícios de crimes financeiros e atos ilícitos como corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
- As interações com agentes públicos também são monitoradas, garantindo conformidade e diligência nestas relações. Todas as reuniões ou interações com agentes públicos realizadas pelo Time Cielo são comunicadas ao nosso time de Compliance.
- Nosso Código de Conduta Ética e a Norma de Aceitação e Oferta de Cortesias estabelecem regras e responsabilidades tanto para a aceitação quanto para a oferta de itens como brindes, presentes e convites para eventos pelo Time Cielo.
- A Cielo também adota monitoramentos específicos para clientes qualificados como PEPs (Pessoas Expostas Politicamente).
- Durante o período eleitoral, nossa companhia adota procedimentos adicionais com objetivo de identificar indícios de atividades suspeitas e/ou doações irregulares a candidatos.
- Todo o Time Cielo realiza um treinamento anual de anticorrupção.
- Todos os contratos da Companhia com seus clientes, fornecedores e parceiros contemplam cláusulas anticorrupção.
- Adotamos procedimentos no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como a utilização de novas tecnologias, a fim de avaliar o risco e prevenir a sua utilização em práticas ligadas à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
- Adotamos procedimentos de diligência Know Your Customer (Conheça seu Cliente), Know Your Supplier (Conheça seu Fornecedor), Know Your Partner (Conheça seu Parceiro) e Know Your Employee (Conheça seu Funcionário) para mitigação dos riscos de corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, de acordo com a atividade, jurisdição e as partes envolvidas, incluindo a coleta, a verificação, a validação e a atualização de informações cadastrais.
- Adotamos medidas de caráter restritivo quanto à realização de negócios e à manutenção de relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, quando as circunstâncias indicarem evidências de envolvimento em crimes de corrupção, lavagem de dinheiro ou quaisquer outros atos ilícitos.
- Comunicamos às autoridades competentes as operações ou propostas de operação que caracterizam indício de corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros atos ilícitos.
Canal de Ética Cielo é aberto para todos
Além disso, aqui na Cielo, nós disponibilizamos nosso Canal de Ética para receber relatos – identificados ou anônimos – de ações que se caracterizam como eventuais desvios do nosso Código de Conduta Ética.
O Canal está aberto para receber denúncias das pessoas que trabalham na empresa e do público em geral – incluindo fornecedores, prestadores de serviço e clientes.
Ao denunciar, a pessoa pode escolher se deseja ou não se identificar. As comunicações realizadas podem ser acompanhadas no próprio site de acionamento, garantindo visibilidade ao andamento de todo o processo.
Caso você identifique quaisquer desvios às diretrizes do Código de Conduta Ética ou à legislação em vigor, inclusive à Lei Anticorrupção, não hesite!
Entre em contato conosco e faça um relato ao nosso Canal de Ética utilizando os canais abaixo:
- Site: www.canaldeetica.com.br/cielo
- Telefone: 0800 775 0808
Aqui na Cielo, estamos juntos pelo seu negócio e no combate à corrupção!
Veja também: