ICVA: vendas no Varejo têm queda de 3,3% em setembro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, em setembro, o faturamento do Varejo caiu 3,3% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação. Este é o sétimo mês consecutivo sem crescimento do comércio.
Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação – houve alta de 1,1%.
Os três macrossetores do Varejo apresentaram queda.
Bens Duráveis e Semiduráveis recuou 4,5%, influenciado principalmente pelo setor de Vestuário & Artigos Esportivos.
Já o macrossetor de Serviços caiu 3,6%, com a maior variação negativa observada em Estética & Cabeleireiros.
Por fim, Bens Não Duráveis teve retração de 2,9%, impactado principalmente pelo setor de Postos de Combustíveis.
“Um dos fatores que pode ter afetado o desempenho do Varejo foi o efeito de calendário. O mês de setembro em 2024 contou com um domingo a mais, dia tradicionalmente fraco para o comércio. Em 2023, houve ainda um sábado adicional que caiu no início do mês, período favorável ao consumo por causa do recebimento de salários. Essa diferença gera uma mudança significativa na dinâmica mensal do comércio”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
E-commerce e vendas presenciais no Brasil
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 0,9% em setembro.
Já nas vendas presenciais, a alta foi de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023.
Energia elétrica residencial puxa inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,13% para o mês de setembro.
Segundo o instituto, o principal impacto foi a alta de 0,84% da conta de energia elétrica residencial.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em setembro foi de 4,6%.
ICVA aponta desempenho das regiões brasileiras em setembro
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região do Brasil, em relação a setembro de 2023, foram:
- Centro-Oeste: queda de 5%
- Sudeste: queda de 4%
- Nordeste: queda de 3,6%
- Norte: queda de 3,1%
- Sul: queda de 2,1%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados regionais foram:
- Sudeste: alta de 3,8%
- Sul: alta de 3,8%
- Norte: alta de 2,9%
- Nordeste: alta de 2,5%
- Centro-Oeste: alta de 1,2%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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