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Índice ICVA

ICVA indica queda de 0,2% no faturamento do Varejo em agosto

Dia dos Pais amenizou retração, que poderia ter sido mais acentuada. Comércio não cresce desde fevereiro.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora analisa os resultados do ICVA num tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que o faturamento do Varejo em agosto caiu 0,2%, em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação, houve alta de 4,7%.

O macrossetor de Serviços recuou 3,5%, impactado principalmente pela variação negativa observada no setor de Turismo & Transporte.

Bens Duráveis e Semiduráveis caiu 0,5%, com grande influência causada pela queda de Materiais para Construção.

Já o macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único com crescimento. A alta de 1% foi puxada pelo segmento de Supermercados & Hipermercados.

O resultado do Varejo em agosto só não foi mais negativo por causa das comemorações do Dia dos Pais.

“Segmentos presenteáveis, como Varejo Alimentício Especializado e Móveis, Eletro & Depto, apresentaram alta no mês e é possível inferir que o resultado esteja relacionado com a data”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Já o setor de Supermercados & Hipermercados, favorecido pela deflação observada pelo segundo mês consecutivo, também amenizou a queda do Varejo. Como o desempenho desse segmento foi acima de Bares & Restaurantes, é possível supor que as famílias preferiram comemorar o Dia dos Pais em casa”, diz Alves.

Em termos nominais, e-commerce e vendas presenciais no Brasil têm alta em agosto

Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,5% em agosto no país.

Já as vendas presenciais cresceram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Transporte e combustíveis puxam alta da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,19% para o mês de agosto.

Segundo o Instituto, o principal impacto de alta veio do setor de transportes e do reajuste de preços de combustíveis.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em agosto foi de 4,9%.

Confira o desempenho das regiões brasileiras, de acordo com o ICVA

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a agosto de 2023 foram:

  • Norte: queda de 3%
  • Centro-Oeste: queda de 3,5%
  • Nordeste: queda de 2,8%
  • Sudeste: queda de 1,8%
  • Sul: alta de 1,6%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sul: alta de 5,1%
  • Sudeste: alta de 4,4%
  • Norte: alta de 1,8%
  • Centro-Oeste: alta de 1,4%
  • Nordeste: alta de 1%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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