Você está em:

Índice ICVA

ICVA: comércio na vizinhança da Paulista cresce 1,1% com Parada LGBTQIA+

Supermercados e Hipermercados garantiram a alta. Bares e Restaurantes sofreram queda.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora observa os resultados do ICVA da Parada LGBTQIA+ no tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas nos bairros próximos à Avenida Paulista*, em São Paulo (SP), cresceram 1,1% com a realização da Parada LGBTQIA+, ocorrida no dia 22 de junho.

Ainda de acordo com o ICVA, as vendas dos shoppings da localidade cresceram 2,2% e 0,6% nas lojas de ruas da região.

A análise considera o período de 19 a 22 de junho deste ano em comparação com o período de 30 de maio a 2 de junho de 2024, fim de semana em que o evento foi realizado no ano passado.

Desempenho do setor de Supermercados & Hipermercados é destaque

O segmento de Supermercados & Hipermercados cresceu 3,6% na vizinhança da festa e sustentou a alta do Varejo como um todo.

Outros setores ligados ao evento registraram retração, como Turismo & Transporte (queda de 4,7%) e Bares & Restaurantes (queda de 3,6%).

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, uma das razões para o crescimento mais tímido deste ano pode ser a diferença no período de realização da Parada em 2024 e 2025:

“No ano passado, a festa foi realizada na virada do mês e coincidiu com o momento de recebimento de salários e vales”, afirma. “Além disso, avaliações sobre o público presente este ano estimaram recuo de até 30% em relação a 2024, o que pode ter refletido no consumo local”.

* A análise do ICVA da Parada LGBTQIA+ considerou os bairros da Bela Vista, Cerqueira César, Consolação, Jardim Paulista, Liberdade, Pinheiros, Santa Cecília e Vila Mariana.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

Leia também:

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile