Faturamento do Varejo sobe 1,4% em novembro, de acordo com o ICVA
As vendas no Varejo em novembro de 2024 cresceram 1,4%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 6,3%.
Em um mês marcado pela Black Friday, os macrossetores de Serviços e Bens Não Duráveis apresentaram alta no faturamento de 4,6% e 1,1%, respectivamente.
No caso de Serviços, o segmento que mais se destacou foi Turismo e Transporte.
Em Bens Não Duráveis, a maior variação positiva foi no setor de Drogarias e Farmácias.
O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 0,9% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Materiais para Construção registrou o resultado mais negativo.
Efeitos de calendário impediram um crescimento ainda maior do Varejo no mês de novembro. Em 2024, o mês teve um dia útil a menos em relação ao ano passado.
“De forma geral, a Black Friday trouxe um importante impulso para o Varejo em novembro. A data, famosa por promoções e ofertas, registrou crescimento relevante em relação ao ano passado”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“Outra peculiaridade deste mês foi a celebração do feriado do Dia da Consciência Negra pela primeira vez em território nacional. Isso pode ter impulsionado o setor de Recreação e Lazer, que registrou alta no mês”.
E-commerce e vendas presenciais
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 6,0% em novembro no país.
Já nas vendas presenciais a alta foi de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2023.
Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,62% para o mês de novembro.
Segundo o instituto, o maior impacto veio do grupo de alimentação em domicílio. A alta no preço de passagens aéreas também influenciou o resultado.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo ampliado acumulada em 12 meses em novembro foi de 4,9%.
Regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a novembro de 2023 foram:
- Sul: alta de 4,1%
- Sudeste: alta de 1,4%
- Nordeste: alta de 0,3%
- Norte: queda de -0,9%
- Centro-Oeste: queda de -2,2%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sul: alta de 9,1%
- Sudeste: alta de 6,3%
- Nordeste: alta de 5,6%
- Norte: alta de 5,6%
- Centro Oeste: alta de 4,1%
Consulte a base histórica do ICVA aqui!
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-commerce: indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
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