ICVA: vendas no Varejo caem 0,4% em fevereiro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em fevereiro de 2025 caíram 0,4% em comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado já considera o desconto da inflação.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,1%.
Foi o terceiro mês seguido de queda no comércio brasileiro.
O macrossetor de Bens Não Duráveis registrou queda de 1,4%.
Nesse caso, o segmento de Livrarias, Papelarias & Afins apresentou a maior variação negativa. A diminuição das vendas em Supermercados & Hipermercados também prejudicou o resultado.
Nem mesmo o crescimento nos outros dois macrossetores – Bens Duráveis e Serviços – foi suficiente para o comércio apresentar alta nas vendas em fevereiro.
Em Bens Duráveis e Semiduráveis, o faturamento cresceu 1,6%, com destaque para o segmento de Vestuário & Artigos Esportivos.
Já em Serviços, a alta de 0,5% foi puxada principalmente por Turismo & Transporte.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, efeitos de calendário foram determinantes para o resultado do Varejo:
“O mês de fevereiro de 2025 teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto. O resultado só não foi mais negativo porque este ano, diferente do ano passado, o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, afirma.
Para o executivo, efeitos inflacionários também podem ter impactado negativamente o consumo em alguns setores do comércio.
E-commerce e vendas presenciais
Em fevereiro, o e-commerce cresceu 5,4% em termos nominais.
Já as vendas presenciais subiram 5% em termos nominais, em relação ao mesmo mês de 2024.
Grupos de Alimentação e Bebidas e de Transportes impactam inflação
O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou alta de 1,31% para o mês de fevereiro.
Entre os impactos mais relevantes, estão o grupo de Alimentação e Bebidas, com alta de 0,70%, e o de Transportes, com variação de 0,61%.
Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 5,5%.
Sul e Sudeste apresentam melhores resultados entre as regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2024 foram:
- Sul: alta de 2,5%
- Sudeste: alta de 1,5%
- Centro-Oeste: queda de 0,9%
- Nordeste: queda de 1,8%
- Norte: queda de 2,1%
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sul: alta de 8%
- Sudeste: alta de 6,6%
- Centro-Oeste: alta de 5,8%
- Norte: alta de 5,1%
- Nordeste: alta de 4%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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