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Índice ICVA

ICVA: vendas no Varejo caem 0,4% em fevereiro

Dia útil a menos do que em 2024 e efeitos inflacionários podem ter interferido no resultado. É o terceiro mês seguido de retração no comércio.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor analisa os dados do ICVA Cielo em um tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em fevereiro de 2025 caíram 0,4% em comparação com o mesmo mês de 2024. O resultado já considera o desconto da inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,1%.

Foi o terceiro mês seguido de queda no comércio brasileiro.

O macrossetor de Bens Não Duráveis registrou queda de 1,4%.

Nesse caso, o segmento de Livrarias, Papelarias & Afins apresentou a maior variação negativa. A diminuição das vendas em Supermercados & Hipermercados também prejudicou o resultado.

Nem mesmo o crescimento nos outros dois macrossetores – Bens Duráveis e Serviços – foi suficiente para o comércio apresentar alta nas vendas em fevereiro.

Em Bens Duráveis e Semiduráveis, o faturamento cresceu 1,6%, com destaque para o segmento de Vestuário & Artigos Esportivos.

Já em Serviços, a alta de 0,5% foi puxada principalmente por Turismo & Transporte.

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, efeitos de calendário foram determinantes para o resultado do Varejo:

“O mês de fevereiro de 2025 teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto. O resultado só não foi mais negativo porque este ano, diferente do ano passado, o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, afirma.

Para o executivo, efeitos inflacionários também podem ter impactado negativamente o consumo em alguns setores do comércio.

E-commerce e vendas presenciais

Em fevereiro, o e-commerce cresceu 5,4% em termos nominais.

Já as vendas presenciais subiram 5% em termos nominais, em relação ao mesmo mês de 2024.

Grupos de Alimentação e Bebidas e de Transportes impactam inflação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou alta de 1,31% para o mês de fevereiro.

Entre os impactos mais relevantes, estão o grupo de Alimentação e Bebidas, com alta de 0,70%, e o de Transportes, com variação de 0,61%.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 5,5%.

Sul e Sudeste apresentam melhores resultados entre as regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2024 foram:

  • Sul: alta de 2,5%
  • Sudeste: alta de 1,5%
  • Centro-Oeste: queda de 0,9%
  • Nordeste: queda de 1,8%
  • Norte: queda de 2,1%

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Sul: alta de 8%
  • Sudeste: alta de 6,6%
  • Centro-Oeste: alta de 5,8%
  • Norte: alta de 5,1%
  • Nordeste: alta de 4%

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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