Você está em:

Índice ICVA

ICVA mostra crescimento de 9,4% no comércio de Ribeirão Preto no fim de semana do Festival João Rock

Enquanto as vendas em lojas de rua subiram 5,6%, o faturamento em shoppings aumentou 16,5%. O destaque foi o segmento de Vestuário.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora analisa dados do ICVA para o Festival João Rock 2025

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em Ribeirão Preto (SP) cresceram 9,4% de 13 a 15 de junho, fim de semana de realização do João Rock – o maior festival de música nacional do país.

O resultado considera análise em relação a fim de semana comparável de 2024 (período de 14 a 16 de junho).

O segmento com a variação mais positiva nos três dias do festival foi Vestuário, com alta de 21,7%.

Na sequência, aparecem os setores de:

  • Turismo & Transporte: alta de 14,8%
  • Supermercados & Hipermercados: alta de 14,3%
  • Recreação & Lazer: alta de 13%
  • Varejo Alimentício Especializado: alta de 5,5%
  • Bares & Restaurantes: alta de 1,5%

João Rock impulsiona as vendas em shoppings e lojas de rua

O ICVA também mediu o comportamento do comércio em shoppings e lojas de rua.

Nos centros comerciais o faturamento subiu 16,5%.

Já nas ruas, as vendas aumentaram 5,6%.

“O João Rock tem se consolidado ano após ano como um dos mais importantes festivais da música brasileira e impulsionado o comércio dessa grande cidade do interior paulista. A comparação das vendas no Varejo entre o fim de semana do festival e um fim de semana comum mostra o quanto o João Rock agrega para Ribeirão Preto. Todo o comércio se beneficiou com o evento, mas o segmento de Vestuário se destacou. E isso pode estar associado ao intenso frio que atingiu a cidade”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Cielo no João Rock

A Cielo foi a maquininha de pagamentos oficial do João Rock 2025. Foram disponibilizados mais de 2 mil terminais inteligentes – a Lio On – para que as pessoas que compareceram ao evento pudessem fazer seus pagamentos de modo rápido, seguro e sem atritos até mesmo nos momentos de maior demanda.

A adquirente também ofereceu a possibilidade de recargas na pulseira Zig.

Thalita Martorelli, diretora de Marketing da Cielo, considera que “estar no João Rock foi uma oportunidade para a empresa aliar inovação em pagamentos a experiências memoráveis, tanto para quem foi curtir os shows quanto para quem foi empreender”.

Além do João Rock, a Cielo patrocina outros eventos, como o Festival de Parintins, o Lollapalooza Brasil e a Oktoberfest Blumenau.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

Leia também:

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile