ICVA mostra crescimento de 9,4% no comércio de Ribeirão Preto no fim de semana do Festival João Rock
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em Ribeirão Preto (SP) cresceram 9,4% de 13 a 15 de junho, fim de semana de realização do João Rock – o maior festival de música nacional do país.
O resultado considera análise em relação a fim de semana comparável de 2024 (período de 14 a 16 de junho).
O segmento com a variação mais positiva nos três dias do festival foi Vestuário, com alta de 21,7%.
Na sequência, aparecem os setores de:
- Turismo & Transporte: alta de 14,8%
- Supermercados & Hipermercados: alta de 14,3%
- Recreação & Lazer: alta de 13%
- Varejo Alimentício Especializado: alta de 5,5%
- Bares & Restaurantes: alta de 1,5%
João Rock impulsiona as vendas em shoppings e lojas de rua
O ICVA também mediu o comportamento do comércio em shoppings e lojas de rua.
Nos centros comerciais o faturamento subiu 16,5%.
Já nas ruas, as vendas aumentaram 5,6%.
“O João Rock tem se consolidado ano após ano como um dos mais importantes festivais da música brasileira e impulsionado o comércio dessa grande cidade do interior paulista. A comparação das vendas no Varejo entre o fim de semana do festival e um fim de semana comum mostra o quanto o João Rock agrega para Ribeirão Preto. Todo o comércio se beneficiou com o evento, mas o segmento de Vestuário se destacou. E isso pode estar associado ao intenso frio que atingiu a cidade”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Cielo no João Rock
A Cielo foi a maquininha de pagamentos oficial do João Rock 2025. Foram disponibilizados mais de 2 mil terminais inteligentes – a Lio On – para que as pessoas que compareceram ao evento pudessem fazer seus pagamentos de modo rápido, seguro e sem atritos até mesmo nos momentos de maior demanda.
A adquirente também ofereceu a possibilidade de recargas na pulseira Zig.
Thalita Martorelli, diretora de Marketing da Cielo, considera que “estar no João Rock foi uma oportunidade para a empresa aliar inovação em pagamentos a experiências memoráveis, tanto para quem foi curtir os shows quanto para quem foi empreender”.
Além do João Rock, a Cielo patrocina outros eventos, como o Festival de Parintins, o Lollapalooza Brasil e a Oktoberfest Blumenau.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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