Black Friday e um sábado a mais contribuíram para o resultado
As vendas no varejo brasileiro cresceram 5,2% em novembro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 7,6%.
O calendário mensal contribuiu para o resultado: o feriado de finados caiu em um sábado, cancelando um forte dia de vendas para o comércio. Além disso, o mês teve um sábado a mais e uma quinta-feira a menos, data em que a movimentação do comércio é menor.
Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo, conta que “a Black Friday foi essencial para o resultado de novembro, mesmo já tendo sido forte no ano passado. Isso mostra o potencial da data que ano após ano surpreende. Destaque este ano para o desempenho das lojas físicas: muitas aderiram à onda, que aqui no Brasil começou nas lojas on-line”.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado em novembro pelo IBGE, apontou alta de 3,27% no acumulado dos últimos 12 meses, com variação de 0,51% no mês, maior patamar verificado para o mês desde 2015. Os grupos de Alimentação e Bebidas, com destaque para a alta do preço da carne, Despesas pessoais e Habitação foram os principais responsáveis pela aceleração do aumento dos preços.
Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 2,3% ante 1,6% em outubro.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os blocos de Serviços, Bens não duráveis, Bens duráveis e Semiduráveis registraram aceleração.
No bloco de Serviços, o segmento que mais contribuiu para esse resultado foi Serviços automotivos. No grupo de Bens não duráveis, a aceleração das vendas foi mais percebida no segmento de Supermercados e Hipermercados. Entre os setores de Bens duráveis e Semiduráveis, o segmento de Móveis, Eletro e Departamento foi o que mais colaborou para a aceleração do índice.
As regiões Norte, Nordeste e Sudeste apresentaram aceleração mensal de 8%, 6,3% e 5,7% respectivamente. Enquanto Centro-Oeste e Sul registraram desaceleração de 4,6% e 2,1% nas vendas de acordo com o ICVA deflacionado com ajuste de calendário. Pelo ICVA nominal, o destaque foi a região Norte, com alta de 11,9% seguida pelas regiões Sul 8,4%, Nordeste 8,4%, Centro-Oeste 7,7% e Sudeste 6,9%.
As vendas no varejo cresceram 19,9% na sexta-feira (29) em comparação à Black Friday do ano passado. A alta foi de 21,2% no e-commerce, enquanto nas lojas físicas o crescimento foi de 19,7%.
Considerando as vendas entre os dias 28 de novembro (quinta-feira) e 01 de dezembro (domingo), o crescimento foi de 18,1% comparado ao período de 2018. O e-commerce registrou alta de 19,7% enquanto as vendas nas lojas físicas subiram 17,9%.