Resultado do mês foi afetado positivamente pela “Semana do Brasil”
As vendas no varejo brasileiro cresceram 3,6% em setembro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 5,8%.
O resultado foi impulsionado pela primeira “Semana do Brasil”. Organizado pelo governo, o evento teve adesão de várias empresas varejistas e respondeu por 30% da aceleração das vendas de agosto para setembro. E só não tivemos números melhores, dada a troca de um sábado, considerado um forte dia de vendas, por uma segunda-feira.
Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo, revela que “grande parte das lojas que aderiram à “Semana do Brasil” está concentrada nos segmentos de de móveis, eletroeletrônicos, lojas de departamento e vestuário puxaram as vendas em setembro. Mas, não se deve esperar o mesmo ritmo de crescimento em outubro porque eventos como a Semana do Brasil não ocorrem todos os meses’.
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores registraram aceleração, comparado ao mês anterior. Destaque para o bloco de Serviços, no segmento de Turismo e Transporte.
No grupo de Bens não duráveis, os setores de Postos de Gasolina e Veterinárias e Pet-shops puxaram o resultado para cima. Já o setor de Drogarias e Farmácias registrou a maior desaceleração.
No bloco de Bens Duráveis e Semiduráveis, os destaques positivos foram os setores de Móveis, Eletroeletrônicos e Departamentos e Vestuário e Artigos Esportivos. Já o segmento de Óticas e Joalherias contribuiu negativamente para o resultado.
Todas as regiões apresentaram aceleração de acordo com o ICVA. A região Norte apresentou alta de 7,1%, seguida pelas regiões Sul (7%), Centro-Oeste (5,7%), Nordeste (5,3%) e Sudeste (3,2%).
De acordo com o ICVA deflacionado, o varejo ampliado na região Norte registrou alta de 6,9% e a região que obeteve menos destaque foi a Sudeste (1,9%). Pelo ICVA nominal, os destaques foram as regiões Norte 9,4% e o Sudeste foi o que menos cresceu, com 5,3%.
Terceiro trimestre
Descontada a inflação, o ICVA encerra o terceiro trimestre com alta de 2,9% em relação ao terceiro trimestre de 2018 e com vantagem na comparação com o segundo trimestre. “Dois fatores contribuíram para a aceleração: o arrefecimento da inflação na cesta de itens que compõe o varejo ampliado e a “Semana do Brasil”, evento que não é recorrente”, comenta Mariotto.
Já em termos nominais, o terceiro trimestre registrou alta de 6,2% em relação ao período de 2018 e uma pequena desaceleração quando se compara a alta de 6,5% do segundo trimestre. Neste caso, Mariotto diz que “o efeito de uma menor alta de preços é inverso: o varejista vê a sua receita crescer menos”.