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Índice ICVA

ICVA indica alta de 6,8% nas vendas para o Dia das Mães

Mobilização para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul pode ter influenciado o resultado
Publicado por Equipe Cielo

Jovem empreendedor olha o resultado do ICVA do Dia das Mães em seu celular

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em 2024, as vendas para o Dia das Mães – apuradas entre os dias 6 e 12 de maio – cresceram 6,8%, frente ao período comparável do ano anterior.

O Varejo físico cresceu 7,3% enquanto o e-commerce teve alta de 2,3%.

Setor de Cosméticos & Higiene Pessoal é destaque na data

Quase todos os chamados setores presenteáveis apresentaram crescimento, com destaque para Cosméticos & Higiene Pessoal, com alta de 9,6%.

Outros setores que tiveram crescimento na data comemorativa foram:

  • Óticas & Joalherias: alta de 9,4%
  • Móveis, Eletro & Depto: alta de 9,2%

A exceção foi o segmento Vestuário e Artigos Esportivos, que teve queda de 6,4% no faturamento.

Outros setores que se relacionam indiretamente com o Dia das Mães também apresentaram alta nas vendas no período analisado.

Foi o caso de Supermercados & Hipermercados (alta de 15,8%), Drogarias & Farmácias (alta de 13,1%) e Recreação & Lazer (alta de 11,5%).

“É possível que a data tenha sido influenciada pela mobilização vista nestes últimos dias para auxílio das pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma vez que os setores que abrangem mercados e farmácias foram destaques no período”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“A corrida para estocar alimentos, causada pela incerteza da população quanto à tragédia, também pode ter sido um fator para aumentar as vendas”, completa.

Todas as regiões tiveram alta nas vendas no Dia das Mães

Levando-se em conta o Varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões frente ao período comparável do ano passado.

Destaque para o Norte do país, que registrou alta de 7,6%.

Na sequência, aparecem:

  • Sudeste: alta de 7,5%
  • Nordeste: alta de 6,9%
  • Sul: alta de 5,2%
  • Centro-Oeste: alta de 4,7%

Todas as unidades federativas apresentaram alta no faturamento, com destaque para o Rio de Janeiro, com crescimento de 12,4%.

Na sequência, entre os principais resultados, estão:

  • Ceará: alta de 9,3%
  • Minas Gerais: alta de 8,6%
  • Santa Catarina: alta de 8,6%
  • Mato Grosso: alta de 8,3%
  • Pará: alta de 8,2%
  • Bahia: alta de 6,1%
  • São Paulo: alta de 5,7%

Mesmo com as enchentes que atingiram o estado desde o fim do mês de abril, as vendas do Varejo no Rio Grande do Sul cresceram 2% entre os dias 6 e 12 de maio.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por cerca de 840 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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