ICVA: faturamento nos bares de São Paulo cai cerca de 13% com crise do metanol
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, após as primeiras notícias de intoxicação por metanol, o faturamento do setor de bares da cidade de São Paulo caiu 12,9%.
A análise considera as vendas realizadas nestes estabelecimentos de 29 de setembro a 5 de outubro de 2025 em comparação com o período de 30 de setembro a 6 de outubro de 2024.
O levantamento mostra ainda que a queda do segmento foi maior do que a retração geral do varejo paulistano, que foi de 2,8% no período.
As lanchonetes tiveram retração de 7,6%, enquanto os restaurantes registraram uma queda mais leve, de 1,1%.
Estes desempenhos fizeram com que o setor de Alimentação – Bares & Restaurantes apresentasse uma baixa de 3,7% no período.
Supermercados & Hipermercados — outro setor relacionado à venda de bebidas alcoólicas — também teve resultado negativo, com queda de 0,6%.
No total, os setores diretamente associados à comercialização de bebidas (Varejo Alimentício Especializado, Supermercados & Hipermercados e Alimentação – Bares & Restaurantes) recuaram 1,18%.
“A retração geral já era esperada por causa do momento do ciclo econômico do país e da cautela dos consumidores. No entanto, é inegável o impacto da crise do metanol no setor de Bares & Restaurantes”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Desempenho dos macrossetores no período
No período analisado, o ICVA aponta que os macrossetores de Bens Duráveis e de Bens Não Duráveis recuaram 3,6% e 3,1%, respectivamente.
Já o macrossetor de Serviços teve queda de 0,8%.
Com queda de 2,4% nas vendas, as lojas de rua apresentaram desempenho ligeiramente melhor que o dos shoppings, que apresentou retração de 3,9%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA
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