Você está em:

Índice ICVA

Varejo brasileiro cresce 4,6% em julho, segundo ICVA

Publicado por Equipe Cielo

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o varejo brasileiro cresceu 4,6% no mês de julho, descontada a inflação, em relação ao mesmo período de 2018. Já quando falamos de termos nominais, índice que aponta o desempenho das receitas observadas pelos varejistas,  o ICVA apresenta alta de 7,6%.
Durante a primeira quinzena de julho de 2018 ocorreram dois jogos do Brasil na Copa do Mundo, o que contribuiu negativamente para queda do varejo brasileiro à época. Com ICVA deflacionado para esse efeito não recorrente, nosso índice apresentaria alta de 2,1%. O ICVA nominal, por sua vez, registraria 4,9% de alta.
Todos os blocos que compõem o ICVA apresentaram crescimento no mês de julho, descontada a inflação, comparado ao mesmo período de 2018. No grupo de bens não duráveis, o setor de Drogarias e Farmácias elevou o resultado. Na contramão, o setor de Veterinárias e Pet-shops puxou o indicador para baixo.
O segmento de Vestuário e Artigos Esportivos contribuiu positivamente para os blocos de bens duráveis e semiduráveis. O setor de Óticas e Joalherias contribuiu negativamente para os resultados apresentados.
Turismo e Transportes e Automotivo foram responsáveis pelos resultados positivos dos setor de Serviços. Enquanto isso, Estética e Cabeleireiros puxou o índice para baixo.
O varejo ampliado da região Norte do País foi destaque com alta de 7,3%, seguida pelas regiões Sul com 7,2% e Centro-Oeste, que apresentou alta de 5,0%. O Nordeste registrou alta de 4,5% e o Sudeste 3,0%, de acordo com o ICVA deflacionado sem ajustes do calendário.
“O efeito calendário foi crucial para o crescimento das vendas em julho deste ano na comparação com julho do ano passado. Não fosse isso, diria que o varejo andou de lado. Um ponto positivo para o consumidor foi a queda dos preços nos últimos dois meses, o que contribuiu para uma leve aceleração das vendas. Os lojistas, no entanto, não puderam comemorar porque a queda dos preços causou diminuição de receita”, comenta Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
 
Confira o relatório completo aqui .
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288