A comparação com junho do ano passado foi favorecida pela Copa do Mundo, que enfraqueceu o mercado varejista
As vendas no varejo brasileiro cresceram 2% em junho, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o ICVA apresentou alta de 5,4%.
Em junho de 2018 acontecia a Copa do Mundo da Rússia, evento que enfraqueceu o mercado varejista durante os três dias de jogos da seleção brasileira, fato que favorece a comparação ano contra ano. Já em 2019, o crescimento de 8,8% das vendas, considerando a semana anterior ao Dia dos Namorados, também favorece o período, apesar de ter um domingo a mais e um feriado, que são dias considerados fracos para o varejo.
O bloco de serviços registrou aceleração de 2,8%, puxado pelos setores de turismo, transportes, autopeças e alimentação em bares e restaurantes. Já o setor de bens não duráveis apontou alta de 2% e destacou os setores de postos de combustíveis, drogarias e farmácias. Essa leve aceleração não ocorria desde fevereiro e Gabriel Mariotto, diretor de inteligência da Cielo, destaca que “esse resultado não compensa a queda de ritmo verificada ao longo do primeiro semestre”.
Após descontada a inflação, o ICVA encerrou o primeiro semestre de 2019 com crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2018, desempenho inferior ao apresentado no segundo semestre de 2018, quando as vendas no varejo cresceram 2,9%. Em termos nominais, o índice seguiu a mesma tendência: cresceu 6,3% na comparação com o primeiro semestre de 2018, resultado que ficou abaixo do registrado no segundo semestre do ano passado (6,7%).