ICVA: em janeiro, vendas no Varejo têm queda de 0,5%
Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observada pelos varejistas – houve um crescimento de 3,3%.
Dois macrossetores registraram queda no cálculo deflacionado: o de Serviços (-3,1%) e Bens Duráveis & Semiduráveis (-1,8%).
Com alta de 0,9%, apenas o macrossetor de Bens Não Duráveis registrou crescimento nas vendas do primeiro mês do ano. O resultado positivo foi puxado pelo setor de Supermercados & Hipermercados.
Já em Serviços, o segmento de Bares & Restaurantes foi o principal responsável pela diminuição de faturamento. Por outro lado, os setores de Materiais de Construção e Vestuário foram os que mais contribuíram para a retração registrada em Bens Duráveis & Semiduráveis.
“O mês de janeiro foi afetado por quedas de faturamento em importantes segmentos como Bares & Restaurantes, Turismo & Transporte e Livrarias & Papelarias, que costumam aquecer o comércio por causa da volta às aulas. Uma das hipóteses é que os pais estejam esperando passar o Carnaval para realizar as compras de materiais escolares”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
“O resultado só não foi mais negativo porque o setor de Móveis, Eletro & Depto experimentou alta. Foi um mês que registrou recordes de temperatura em algumas regiões, o que pode ter estimulado a compra de aparelhos de ar-condicionado e colaborado para o crescimento do segmento”, completa o executivo.
Em termos nominais, resultados positivos para o e-commerce e lojas físicas
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelos lojistas, tanto as vendas no e-commerce quanto nas lojas físicas cresceram.
No comércio eletrônico, foi registrada uma alta de 4,3%. Já as vendas presenciais subiram 3% em relação a janeiro de 2023.
Alimentação e bebidas contribuem para aumento da inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,31% para janeiro de 2024.
Segundo o IBGE, o principal impacto de alta vem do grupo de Alimentação & Bebidas.
Ao ponderar o IPCA e IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 3,8%.
Queda se reflete no desempenho das regiões do país
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a janeiro de 2023 foram:
- Sudeste: queda de 0,2%;
- Nordeste: queda de 0,5%;
- Norte: queda de 0,8%;
- Sul: queda de 1,5%;
- Centro-Oeste: queda de 1,6%
Pelo ICVA nominal – que reflete a receita observada pelo varejista e embute a inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região do país foram:
- Sudeste: alta de 4,1%;
- Norte: alta de 2,7%;
- Sul: alta de 2,4%;
- Nordeste: alta de 2%;
- Centro-Oeste: alta de 1,4%
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.
O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
- ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.
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