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Índice ICVA

ICVA: vendas no Varejo crescem 4,9% em janeiro

Apesar de ser o 15º mês seguido de alta, resultado mostra que o patamar das vendas ainda está abaixo do período da pré-pandemia.
Publicado por Equipe Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que, em janeiro de 2023, as vendas no Varejo cresceram 4,9% (já descontada a inflação), em comparação com o mesmo mês de 2022.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a alta registrada foi de 13,8%.

O primeiro mês de 2023 foi favorecido pelos efeitos de calendário.

Esse ano, o Ano-Novo caiu em um domingo, abrindo espaço para um dia útil a mais do que em janeiro de 2022, quando o dia 1º de janeiro caiu em um sábado.

Descontados tais efeitos, o crescimento em janeiro foi de 4,5%.

De acordo com Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, janeiro marcou o 15º mês seguido de aceleração do Varejo:

“O mês apresentou bom desempenho. Os três macrossetores registraram crescimento, com destaque para Serviços. Em parte, isso pode ser explicado pela onda da variante ômicron, que prejudicou os resultados em janeiro do ano passado e beneficiou o mês de janeiro deste ano na comparação. Este efeito fica mais claro quando observamos a queda sofrida pelo setor de Drogarias e Farmácias”, afirma.

Ano começa com alta em todos os macrossetores

Descontada a inflação e já desconsiderando os efeitos de calendário, os dados do ICVA indicam que todos os macrossetores cresceram em janeiro.

Essa situação não ocorria desde maio de 2022.

O maior destaque foi o macrossetor de Serviços, alavancado por Turismo e Transporte.

“É possível supor que este incremento ainda esteja ligado à demanda reprimida causada pela pandemia, que dificultou viagens e deslocamentos por quase dois anos”, avalia Vitor Levi.

No setor de Bens Não Duráveis, o segmento de Postos de Combustíveis foi o que mais contribuiu para a alta.

Já no setor de Bens Duráveis e Semiduráveis, o segmento de Óticas e Joalherias foi o destaque.

Alimentação e Bebidas têm maior impacto na inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 0,53% em janeiro.

Nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou em 5,77%.

Segundo o IBGE, o grupo de Alimentação e Bebidas teve a maior influência no resultado de janeiro. A segunda maior variação foi de Transportes.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 8,5%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

Vendas crescem em todas as regiões e Sul se destaca

De acordo com o ICVA deflacionado e com o ajuste de calendário, as vendas cresceram em todas as regiões do país.

Confira os resultados de cada região em relação a janeiro de 2022:

  • Sul: alta de 5,1%;
  • Sudeste: alta de 4,2%;
  • Nordeste: alta de 3,6%;
  • Centro-Oeste: alta de 3,2%;
  • Norte: alta de 3,2%.

Já pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Sudeste e Sul, com alta de 15,4% e 13,2%, respectivamente.

Na sequência, aparecem o Nordeste (+10,2%), Centro Oeste (+9,9%) e Norte (+9,4%).

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também:

Inteligência de Dados: informações da Cielo podem ajudar o seu negócio

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