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Índice ICVA

ICVA: vendas no Varejo crescem 1,2% em março

Após queda em fevereiro, setor é impulsionado por Bens Não Duráveis e mostra recuperação no terceiro mês de 2023.
Publicado por Comunicação Cielo

Empreendedor de terno e gravata digita em notebook, onde acompanha os resultados do ICVA.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, em março de 2023, as vendas no Varejo cresceram 1,2% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado considera o desconto da inflação.

Já em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista – o ICVA registrou alta de 7,3%.

O resultado de março deste ano foi positivamente impactado pelos efeitos de calendário, já que não tivemos feriados no período. Em março de 2022, tivemos um feriado (que caiu no período de Carnaval).

Desconsiderando tais efeitos, o crescimento nominal foi de 4,9%. Na visão deflacionada, houve uma retração de 1%.

O macrossetor de Bens Não Duráveis impactou positivamente o resultado. Segundo Carlos Alves, Vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, o desempenho contribuiu para que o Varejo se recuperasse em março, uma vez que apresentou queda em fevereiro:

“O segmento de Drogarias e Farmácias foi um dos mais importantes. Acreditamos que tenha ocorrido uma antecipação de compras em março por causa da alta de preços prevista para abril”, afirma.

Entre os setores, Serviços e Bens Duráveis e Semiduráveis têm queda

Além de Drogarias e Farmácias, os segmentos de Postos de Combustíveis e Supermercados e Hipermercados contribuíram para o resultado positivo do macrossetor de Bens Não Duráveis (alta de 6,7%).

Já os macrossetores de Serviços e Bens Duráveis e Semiduráveis apresentaram queda de 2,6% e 6,2% respectivamente.

No caso do primeiro, Turismo e Transporte foi o segmento que mais influenciou o resultado.

E para Bens Duráveis e Semiduráveis, os setores de Vestuário e de Materiais para Construção geraram o maior impacto.

Aumento da gasolina impacta a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou alta de 0,71% em março. Nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou em 4,65%.

Segundo o IBGE, a alta deste mês teve influência do aumento do preço da gasolina. Ainda assim, o índice ficou abaixo da expectativa do mercado.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em fevereiro foi de 6,01%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

Nordeste é o destaque entre as regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2022 foram:

  • Nordeste: alta de 2,3%;
  • Norte: alta de 0,9%;
  • Sul: alta de 0,9%;
  • Centro-Oeste: queda de 1,7%;
  • Sudeste: queda de 3,6%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, as regiões tiveram o seguinte desempenho:

  • Nordeste: alta de 6,3%;
  • Sul: alta de 5,8%;
  • Sudeste: alta de 4,7%;
  • Norte: alta de 4,5%;
  • Centro-Oeste: alta de 2,7%).

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

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