ICVA: vendas no Varejo caem 1,6% em setembro
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em setembro de 2023, as vendas no Varejo caíram 1,6% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado já considera o desconto da inflação.
Este é o terceiro mês seguido de queda. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 2,5% em setembro.
Os três macrossetores (Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) registraram baixa ao mesmo tempo.
Bens Duráveis e Semiduráveis teve queda de 1,7%, afetado principalmente pelo resultado de Materiais de Construção.
No macrossetor de Bens Não Duráveis, a retração do faturamento foi de 1,1%, influenciado pelo setor de Livrarias, Papelarias & Afins.
Já em Serviços, cujas vendas caíram 2,9%, o principal responsável pelo resultado foi o segmento de Bares & Restaurantes.
“Apesar da queda generalizada do Varejo, um destaque positivo foi o segmento de Supermercados & Hipermercados. Como houve deflação no setor de alimentos, a queda efetiva de preços praticados nas gôndolas, especialmente de carnes, estimulou o consumo das famílias”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.
“Sem a performance de Supermercados & Hipermercados, o resultado do ICVA seria mais negativo”, completa.
Efeitos de calendário também contribuíram para que a retração do Varejo em setembro não fosse mais acentuada. Este ano, o mês contou com uma quinta-feira a menos e teve também um sábado a mais – dia de forte movimento no comércio.
Combustíveis impactam na alta da inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,35% para setembro.
Segundo o instituto, o principal impacto de alta vem do aumento do preço da gasolina e de outros combustíveis.
Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do Varejo Ampliado acumulada em 12 meses em setembro foi de 4,2%.
Regiões também apresentam queda nas vendas do Varejo
De acordo com o ICVA deflacionado e com o ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a setembro de 2022 foram:
- Sudeste: queda de 1,7%;
- Sul: queda de 3,4%;
- Centro-Oeste: queda de 3,7%;
- Norte: queda de 4,1%;
- Nordeste: queda de 5,2%.
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:
- Sudeste: alta de 2,1%;
- Sul: alta de 1,4%;
- Centro-Oeste: alta de 0,4%;
- Norte: alta de 0,3%;
- Nordeste: queda de 1,2%.
Vendas no terceiro trimestre de 2023
Considerando os resultados do 3º trimestre de 2023, as vendas no caíram 1,5% (já descontada a inflação) em relação ao mesmo trimestre de 2022.
Em termos nominais, o faturamento cresceu 1,6%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
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