Você está em:

Índice ICVA

Dia das Mães 2023: apesar da alta de 11,8% no e-commerce, vendas na data caem 4,2%, segundo o ICVA

Crescimento de 11,8% de compras feitas pelo e-commerce não foi suficiente para compensar a queda das vendas presenciais.
Publicado por Comunicação Cielo

Empreendedora negra confere os números de Dias das Mães do ICVA pelo seu tablet.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que as vendas para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, caíram 4,2% (diante do período comparável para a mesma data em 2022).

Com alta de 11,8%, o desempenho do e-commerce não foi suficiente para compensar a queda das vendas presenciais, que foi de 6,0%.

Vestuário e Móveis, Eletro e Departamento estão entre os segmentos dos setores presenteáveis que mais impactaram na queda.

Enquanto Vestuário apresentou retração de 7,8%, o segmento de Móveis, Eletro e Departamento registraram baixa de 2,1%.

Por outro lado, alguns segmentos aumentaram as vendas. Foi o caso de Livrarias, Papelarias e Afins (alta de 10,6%); Óticas e Joalheiras (alta de 5,6%); e Cosméticos e Higiene Pessoal (alta de 5,2%)

Para Carlos Alves, Vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo, um dos fatores que podem ter contribuído para a queda do Varejo foi a data da comemoração:

“Em 2022, o Dia das Mães caiu no dia 8. Ou seja: a semana anterior foi a primeira do mês, período em que o comércio está mais aquecido. Já em 2023, essa data comemorativa caiu no fim da segunda semana do mês”, ressalta.

Todas as regiões apresentam quedas nas vendas

As vendas para o Dia das Mães recuaram em todas as regiões do país, em comparação com o respectivo período relacionado à data no ano passado. Confira:

  • Nordeste: queda de 7,1%;
  • Sudeste: queda de 6,5%;
  • Norte: queda de 6,3%;
  • Centro-Oeste: queda de 5,6%;
  • Sul: queda de 4,4%.

Já entre os estados e considerando apenas as vendas presenciais, o Amazonas apresentou a maior queda (-13,4%).

Na sequência, aparecem: Ceará (-11,3%); Distrito Federal (-9,1%); Pernambuco (-8%); São Paulo (-7,5%); Bahia (-7,1%); Santa Catarina (-6,3%); e Rio de Janeiro (-6%).

O que é o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o que é o ICVA

ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.

ICVA Deflacionado: ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.

Veja também:

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile