ICVA indica queda de 2,8% nas vendas do Varejo em abril
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo em abril de 2023 tiveram queda de 2,8% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado já considera o desconto da inflação.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o resultado foi positivo, com alta de 1,7%.
O desempenho de abril deste ano foi prejudicado pelos efeitos de calendário, considerando que o mês teve uma sexta-feira a menos e um domingo a mais, em comparação com abril de 2022. Tradicionalmente, o domingo costuma ser um dia mais fraco para o Varejo.
Segundo Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, o desempenho negativo de abril se deu, entre outros fatores, pela alta de preços observada no Varejo:
“Este efeito pode ser observado com maior destaque no macrossetor de Serviços. A inflação medida em passagens áreas, por exemplo, acumulou 50% nos últimos 12 meses, o que influencia negativamente o crescimento real do setor”, afirma.
Macrossetores de Bens Duráveis e Serviços também apresentaram queda
Entre os macrossetores, Bens Duráveis e Serviços caíram 9,3% e 8,2%, respectivamente.
O resultado foi compensado em parte, já que o macrossetor de Bens Não Duráveis teve alta de 2,6%.
Entre os setores que apresentaram crescimento, destacam-se Supermercados e Hipermercados, Recreação e Lazer e Postos de Gasolina.
Já Turismo e Transporte, Materiais de Construção e Vestuário foram os segmentos que tiveram as maiores quedas.
Medicamentos e alimentos básicos puxam alta da inflação
Apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou alta de 0,61% em abril.
Nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou em 4,18%.
De acordo com o IBGE, a alta teve influência do aumento do preço dos medicamentos e dos itens básicos de alimentação.
A inflação ficou acima das expectativas de mercado, que esperava 0,55% para este mês.
Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em abril foi de 4,65%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.
Norte é destaque entre as regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a março de 2022 foram:
- Norte: alta de 0,9%;
- Nordeste: queda de 0,8%;
- Sul: queda de 1,1%;
- Centro-Oeste: queda de 1,3%;
- Sudeste: queda de 3,3%.
Já pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, todas as regiões tiveram alta:
- Norte: alta de 2,8%;
- Sudeste: alta de 2,8%;
- Sul: alta de 2%;
- Centro-Oeste: alta de 1,9%;
- Nordeste: alta de 1,8%.
O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como o ICVA é calculado
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.
Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado
- ICVA Nominal: indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
- ICVA Deflacionado: é o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.
- ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário: ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
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