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Índice ICVA

ICVA aponta alta de 10,2% no faturamento do e-commerce na semana do Dia das Crianças

Vendas presenciais caíram 2,2%. No geral, desempenho do Varejo teve queda de 0,9%.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor observa resultados das vendas do Varejo no Dia das Crianças, usando ICVA no tablet

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que o faturamento do e-commerce na semana do Dia das Crianças cresceu 10,2%. O crescimento é quase o dobro do registrado no ano passado, quando houve alta de 5,5%.

As vendas presenciais caíram 2,2%, enquanto o Varejo em geral teve queda de 0,9%.

A análise considera o período de 6 a 12 de outubro de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

Livrarias & Papelarias é destaque entre os setores

Entre os setores, o maior crescimento registrado aconteceu em Livrarias & Papelarias, com alta de 8,9%.

Já o setor de Brinquedos, considerado um dos mais “presenteáveis” em relação ao Dia das Crianças, registrou crescimento de 6,1%.

Outros segmentos que se destacaram no período foram:

  • Recreação & Lazer: alta de 5,1%
  • Turismo & Transporte: alta de 2,6%

Setor de destaque nas vendas do Dia das Crianças 2024

Entre os setores que registraram queda no faturamento, estão:

  • Alimentação (Bares & Restaurantes): queda de 10,1%
  • Vestuário & Artigos Esportivos: queda de 5,1%

“Diferente do ano passado, quando apresentaram retração de 4,7%, as vendas relacionadas a brinquedos corresponderam às expectativas. Por outro lado, o segmento de Vestuário & Artigos Esportivos, também identificado com a data, registrou queda pelo segundo ano consecutivo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“Já o e-commerce foi ajudado principalmente pelo desempenho dos setores de Turismo & Transporte e Drogarias & Farmácias”.

Norte tem melhor desempenho entre as regiões do país

Considerando apenas o desempenho do Varejo presencial, o Pará foi a unidade federativa com o melhor resultado em relação ao ano passado, com alta de 5,5%.

Em seguida, aparecem:

  • Santa Catarina: alta de 2,8%
  • Distrito Federal: alta de 2,5%
  • Rio de Janeiro: alta de 1,2%

Entre os resultados negativos, o Amazonas teve a maior queda, com 10,2%.

Em seguida, estão:

  • Bahia: queda de 6,5%
  • Goiás: queda de 4,6%
  • São Paulo: queda 4,3%

Ainda considerando as vendas presenciais, as duas regiões que registraram crescimento foram:

  • Norte: alta de 1,4%
  • Sul: alta de 0,6%

As demais regiões apresentaram retração em relação a 2023:

  • Nordeste: queda de 3,4%
  • Centro-Oeste: queda de 3,3%
  • Sudeste: queda de 2,9%

Desempenho das vendas do Dia das Crianças nas regiões brasileiras

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 820 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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