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Índice ICVA

Black Friday 2025: varejo cresce 0,8% no fim de semana, impulsionado por alta de 9,0% no e-commerce,

Serviços avançam 3,7% e Pix apresenta crescimento expressivo
Publicado por Equipe Cielo

Mulher com tablet em frente a um fundo azul com gráficos de barras verticais e ícones de análise de dados, acompanhado do texto análise Black Friday 2025.

O fim de semana da Black Friday 2025 consolidou mais uma vez o protagonismo do e-commerce no consumo do brasileiro e do Pix como forma de pagamento.

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o varejo total cresceu 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelo canal digital, que registrou alta de 9,0%.

Já o varejo físico apresentou retração de 1,4%.

Ao todo, foram realizadas 90,34 milhões de transações, sendo 8,6% via Pix, reforçando a relevância do meio de pagamento instantâneo.

Desempenho por macrossetores

  • Serviços: +3,7%, sustentado por segmentos ligados a experiência e mobilidade
  • Bens Duráveis e Semiduráveis: -1,2%
  • E-commerce: todos os macrossetores cresceram
    • Bens Não Duráveis: +11,1%
    • Bens Duráveis: +8,8%
    • Serviços: +8,8%

Setores em destaque

  • Turismo & Transporte: +8,4%
  • Drogarias: +7,1%
  • Cosméticos: +6,3%

Esses resultados confirmam a priorização do consumidor por bem-estar, saúde e experiências.

Desempenho regional

  • Apenas o Sul registrou crescimento (+0,8%), com destaque para Santa Catarina (+2,8%)
  • Sudeste apresentou a maior retração (-2,3%)

“O fim de semana da Black Friday 2025 reforça a força do e-commerce no Brasil, com consumidores cada vez mais conectados e exigentes. O varejo precisa investir em tecnologia e integração de canais para acompanhar essa transformação”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.

Comportamento do consumidor

  • E-commerce: pico de vendas nas madrugadas e noites (28 a 30/11)
  • Varejo físico: maior movimento próximo ao horário de almoço
  • Perfil de consumo:
    • Público masculino liderou em volume e faturamento
    • Tíquete médio feminino foi ligeiramente superior
  • Meios de pagamento: crédito parcelado manteve relevância, especialmente no digital
  • Classes sociais: baixa e média concentraram maior volume de vendas; alta renda teve tíquete médio mais elevado
  • E-commerce: grupo de altíssima renda respondeu por quase metade do faturamento, com tíquete médio de R$ 504,92
  • Personas: “Supermercadista” liderou em vendas, seguido por “Fashion” e “Gastronômico”

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por milhares de clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Vídeo: como acompanhar as vendas no varejo com o ICVA

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