Diariamente, o Time Cielo trabalha em busca de soluções que reforcem o nosso propósito de simplificar e impulsionar negócios para todos. Para que isso aconteça, a transformação digital com foco no cliente tem papel determinante em tudo que fazemos.
Podemos dizer que o objetivo central das soluções para transformação digital é o aprimoramento da relação empresa x cliente.
Quando falamos sobre esse tema, será que fica claro como ela ajuda a impulsionar e melhorar a experiência do usuário final?
É por isso que vamos abordar nesse artigo como é possível criar uma estratégia digital centrada no cliente usando algumas dicas simples e com a implementação de algumas mudanças em seu negócio.
Leia até o final e tire suas dúvidas!
O que é transformação digital com foco no cliente?
Esse tema é algo cada vez mais relevante para as empresas de todos os segmentos, seja aqui no Brasil ou em outros países. Afinal, a digitalização é crescente, assim como o número de consumidores “ativos digitalmente”.
Com isso, a transformação digital com foco no cliente é uma necessidade estratégica que precisa refletir diretamente no modelo de negócios e no portfólio de produtos e serviços.
Isso traz um ponto interessante: essa mudança não é necessariamente “conduzida” pelas empresas, mas sim pelos clientes.
Na busca por atender suas necessidades e expectativas, as empresas aumentam os esforços em acelerar e buscar soluções para a transformação digital. É a jornada do cliente que determina essa estratégia.
“A transformação digital, felizmente, é um processo irreversível. É tudo aquilo que traz simplicidade e agilidade na jornada de pagamento, sem descuidar da segurança. Novas tecnologias de pagamentos digitais têm sido incorporadas às soluções para atender esses dois critérios”, afirma Natalia Rubini, Líder de Portfolio Lean & CoE Ágil (Center of Excellence).
Ela ainda complementa: “O papel da Cielo é prover serviços de excelência para esse ecossistema digital. Para isso acontecer, realizamos investimentos em inovação, projetos de multicanalidade para nossos clientes, capacitamos pessoas e reforçamos nosso atendimento para a jornada do nosso cliente ser a melhor possível”.
Viu como investir na transformação digital com foco no cliente é algo importante para nós? É por isso que queremos compartilhar essas dicas com você!
Objetivos da transformação digital
De forma resumida, podemos citar muitos objetivos nesse processo, sendo que o maior deles é contar com uma estratégia digital centrada no cliente, o que vai agregar muito mais valor ao seu produto/serviço, bem como contribuir para o crescimento do negócio.
Quando falamos dos objetivos da transformação digital com foco no cliente, podemos citar:
- Analisar os dados: permite que você conheça melhor os hábitos de cada consumidor para oferecer produtos/serviços com relevância e personalização;
- Automatizar os processos: quando você consegue automatizar alguns processos, pode agilizar prazos e garantir mais eficiência na entrega de muitos produtos;
- Personalizar os produtos/serviços: quando você tem informações armazenadas, fica muito mais fácil entregar ao único para cada consumidor.
Mas você deve estar se perguntando: como isso pode ser feito no dia a dia de uma empresa? É por isso que vamos mostrar como nós mesmo aplicamos isso aqui na companhia.
Exemplos práticos de soluções para transformação digital na Cielo
Aqui na Cielo, uma das formas que essa mudança se traduz no nosso dia a dia é na busca constante pela evolução dos nossos produtos.
Isso inclui adaptação rápida às mudanças de mercado, aumento da experiência digital e foco centrado no cliente que possa:
- Simplificar e agilizar a jornada de pagamento – sem descuidar da segurança;
- Incorporar novas tecnologias de pagamentos digitais;
- Prover serviços de excelência para esse ecossistema digital.
As soluções devem evoluir para permitir que os pagamentos sejam feitos de forma ágil e intuitiva e isso colabora com a transformação digital com foco no cliente.
E o DNA inovador da Cielo vem criando opções que nessa linha como, por exemplo, o pagamento por reconhecimento facial (desenvolvido em conjunto com uma drogaria).
Para isso acontecer, investimos cada vez mais em inovação, na capacitação multicanal e das pessoas.
Você pode conferir fazendo o download disponível na Apple Store ou na Play Store.
Como a transformação digital ajuda os clientes Cielo na prática:
Aqui na Cielo, temos inúmeros exemplos de como a transformação digital com foco no cliente vem sendo aplicada na prática para proporcionar uma experiência mais fluida.
Conheça algumas dessas soluções para transformação digital:
- Entrega de produtos e serviços que atendem às necessidades atuais dos nossos clientes, como pagamentos via WhatsApp e o Cielo Farol;
- Criação do Data Lake Cielo, onde estão concentrados todos os dados dos nossos clientes;
- Adoção de modelos de trabalho com times multidisciplinares que, através de práticas ágeis, melhoram a eficiência e eficácia nas entregas dos nossos produtos;
- Novo modelo de consultor de negócios: em 2021, estreamos o novo modelo de atendimento Hunters (vendedores focados em buscar novos clientes) e farmers (responsável por focar na manutenção da carteira) passam a ser consultores de negócios, fortalecendo vínculo com as empresas atendendo a cada uma de forma diferenciada com produtos e serviços mais focados nas necessidades específicas da atividade. A proposta desta mudança foi de trazer um atendimento que seja próximo e resolutivo também, pois a ideia foi limitar as carteiras e focar em capacitação para que eles sejam certeiros e tenham um bom desempenho na função.
- Disseminação do olhar de Experiência do Cliente (CX, do inglês Customer Experience) e Experiência do Usuário (UX, do inglês User Experience) para dentro e fora da companhia;
- Revisão da estrutura organizacional para priorizar a experiência do cliente.
Vale lembrar que, por mais que haja muitas vantagens, você deve adaptar sempre as estratégias com a rotina do seu negócio. Não basta apenas seguir as mesmas ações de outros negócios se não estiver alinhado com o seu.
Depois disso, você pode oferecer as melhores opções de pagamento e avaliar qual estratégia digital centrada no cliente que melhor se encaixa ao seu segmento para incluir as pequenas mudanças no dia a dia da sua empresa.
E aí? Que tal começar agora mesmo a sua transformação digital com um guia definitivo para digitalizar o negócio?