O que vender na barbearia? Aumente seu lucro!
Se você está decidindo o que vender na barbearia, confira as dicas que temos para dar. Aproveitar o movimento para oferecer produtos variados é sempre uma boa ideia, principalmente, para negócios abertos com pouco dinheiro.
Além de lucrar com as vendas, você mostra que seu estabelecimento é especializado e pode atender a todas as necessidades de seus clientes. Antes de escolher o que vender na barbearia, é preciso se planejar.
Acompanhe este texto até o fim e saiba mais sobre isso.
Não sabe o que vender na barbearia? Comece a planejar
A definição sobre o que vender na barbearia depende de vários fatores. Por isso, vamos mostrar a partir de agora algumas etapas importantes no planejamento de um empreendedor.
Estude bem seu público e entenda seu padrão de consumo
Para escolher o que vender na barbearia, é preciso saber para quem vender, pois a oferta de produtos que agradem o seu público pode ser um diferencial competitivo para o estabelecimento.
Características como o poder aquisitivo e a faixa etária dos consumidores são importantes para esta decisão. Além disso, observe se os clientes se interessam em comprar itens para tratamento do cabelo e da barba e se eles perguntam sobre o que usar no dia a dia.
Visite feiras de beleza e conheça os lançamentos
A escolha do mix de produtos para incrementar seu negócio precisa estar bem atualizada. Por isso, é importante visitar feiras de beleza para conhecer os lançamentos.
Além de comprar os produtos, busque todas as informações sobre suas propriedades e as melhores formas de uso.
Assim, em vez de simplesmente vender itens aleatórios, você pode ser um bom vendedor e mostrar conhecimento sobre a área em que atua, indicando produtos que realmente resolvam as “dores” dos seus clientes.
Por que colocar produtos em sua barbearia?
Decidir o que vender na barbearia não é simplesmente uma forma de aumentar seus ganhos com os lucros da venda dos produtos. Diversificar a venda de itens no seu espaço pode ser mais útil do que você pensa. Veja duas boas razões para isso!
Invista em uma ótima experiência dentro da sua barbearia
Hoje em dia, os homens se preocupam cada vez mais com a aparência, o que vem aumentando a procura por cosméticos masculinos. Agora, imagine um consumidor que costuma comprar itens deste tipo frequentando o seu salão.
Se você escolher bem o que vender na barbearia, a experiência deste cliente será bem melhor, pois ele terá à sua disposição os produtos que deseja.
Melhore o atendimento ao cliente
Além de escolher entre vários produtos para o cuidado pessoal na sua barbearia, seus clientes ainda poderão consultar você e sua equipe de profissionais para tirar dúvidas sobre estes itens.
Desta forma, você pode reforçar sua autoridade como especialista na área e ainda conquistar o consumidor com um bom atendimento.
Por fim, se você montou um negócio com R$ 5 mil ou menos, a venda dos produtos e serviços adicionais é uma boa alternativa para expandir sua atividade.
Veja 10 produtos para vender em barbearia
Até aqui, procuramos mostrar os motivos que você tem para investir na venda de itens em sua barbearia. Agora, veja dez dicas para ajudar a escolher o que vender na barbearia.
1. Xampu masculino
Itens de perfumaria estão entre os melhores produtos para vender na internet, mas também têm bom potencial para venda presencial.
Um homem que preza pelo cuidado com o cabelo dificilmente comprará um xampu qualquer em uma farmácia ou supermercado.
Portanto, aproveite para oferecer xampus para vários tipos de cabelo e também voltados a quem enfrenta problemas como queda de cabelo e caspa.
2. Pomada modeladora
Se você e sua equipe costumam caprichar no penteado dos seus clientes, pode ser uma boa ideia indicar uma pomada modeladora.
Afinal, além de modelar os penteados, são produtos que ajudam a dar volume e textura ao cabelo. Além disso, muitos homens usam a pomada modeladora na barba ou no bigode para melhorar o alinhamento e evitar fios soltos.
3. Produtos para controle de queda
Um dos problemas mais temidos pelos homens é a calvície. Por isso, quando começam a perceber a queda dos primeiros fios, os clientes já começam a pensar em como evitar que a situação piore.
Assim, pode ser uma boa opção vender produtos para esta finalidade. Porém, antes de fazer as compras, verifique sempre a procedência dos produtos e confira as licenças necessárias para este tipo de venda.
4. Balm para barba
Balm – ou bálsamo, em português – é um tipo de creme que serve para hidratar os fios da barba e deixá-los alinhados.
É importante ter na sua barbearia os balms cremoso e pastoso, para indicar o mais adequado para as características dos pelos de cada consumidor.
5. Óleo de barba
O óleo de barba também ajuda a hidratar os fios, embora não tenha a função de modelar ou alinhar. A diferença em relação ao xampu ou ao balm é que este produto é composto apenas por óleos essenciais. Portanto, não contém outros tipos de ingredientes.
Ao vender, não se esqueça de avisar que o óleo deve ser passado em pouca quantidade e dar as orientações para garantir um uso correto.
6. Xampu para barba
O uso de um xampu específico para a barba é indispensável. No entanto, muitos homens não sabem disso e lavam sua barba com produtos convencionais, o que pode ressecar a pele, causar caspa ou até queda de fios. Por isso, tenha sempre um item desses para vender e indique aos seus clientes.
7. Produtos para pele masculina
Além de se preocupar com sua barba e cabelo, o cliente que frequenta uma barbearia costuma ter o mesmo cuidado com sua pele.
Por isso, tenha sempre produtos como loções e cremes hidratantes voltados para o uso masculino para oferecer. Você pode montar combos com itens para pele, barba e cabelo.
8. Perfumes
O homem que vai a uma barbearia pode ser um homem vaidoso, e por isso, se interessar também por um bom perfume ou uma loção.
Existe uma classificação de perfumes chamada de “fragrância barbershop”, formada por produtos que transmitem uma sensação refrescante na pele e, por isso, lembram o ambiente de uma barbearia.
Além de terem tudo a ver com o seu espaço, muitos destes produtos têm o preço acessível e são ótimas opções para venda.
9. Acessórios masculinos
Até aqui, falamos sobre vários cosméticos masculinos, mas você não precisa se limitar a isso. Em um espaço com bastante circulação de homens, alguns acessórios podem fazer sucesso.
Confira estes exemplos:
- Carteiras;
- Bonés;
- Chapéus;
- Pentes e escovas;
- Boinas;
- Cintos e fivelas;
- Pulseiras;
- Camisas e artigos de times.
10. Bebidas artesanais
Vender cerveja na barbearia é uma ótima ideia para que a espera fique mais agradável e o espaço se torne um ambiente de confraternização.
Cervejas artesanais têm uma boa saída, mas você pode ir além e oferecer também outras bebidas, como vinhos e licores.
Além de servir as bebidas geladinhas, ofereça também opção para viagem, bem embaladas, para quem quiser levar os produtos para casa.
Crie um programa de fidelidade e aumente a recorrência
Ter o que vender na barbearia é muito importante, mas você também pode buscar outras formas de melhorar os resultados do seu negócio. Como as pessoas precisam dos seus serviços com alguma frequência, fidelizar clientes é importante. Afinal, quem visitou seu espaço um dia pode, por conveniência, recorrer a um concorrente em outra ocasião.
Para evitar perder clientes assim, você pode criar programas de fidelidade para dar vantagens a cada cinco ou dez cortes e outros serviços realizados. Outra alternativa é oferecer um preço fechado para que o cliente possa cortar o cabelo ou a barba algumas vezes por mês, como uma “assinatura de barbearia”.
Também é possível fidelizar clientes atraídos por parcerias com estacionamentos, restaurantes e outros estabelecimentos nas proximidades e que também sejam frequentados pelo seu público. Aproveite datas como a Black Friday para oferecer planos vantajosos e facilite a vida do consumidor oferecendo uma experiência de pagamento tranquila e sem transtornos.
Para isso, o ideal é usar maquininha de cartão e que ofereça diversas formas de pagamento, tais como: Pix, QR Code e pagamento por aproximação, além dos tradicionais cartões de crédito e débito.
Se tiver site ou aplicativo de agendamento, é essencial usar um gateway de pagamento – de preferência, que tenha recursos de segurança para prevenir o chargeback (contestação de uma transação, geralmente relacionada à ação de fraudadores).
Nessas horas, você pode contar com as soluções de pagamento da Cielo para fazer vendas online ou presenciais de forma ágil e segura. Dá até para transformar seu celular em maquininha, sabia? Com Cielo Tap, você pode aceitar pagamentos por aproximação usando seu smartphone!
Para contratar, você só precisa:
- Ter um celular com sistema operacional Android 9 ou superior e que seja compatível com a tecnologia NFC;
- Baixar o App Cielo Gestão no seu celular e validar seus dados cadastrais;
- Ter um faturamento mensal de até R$ 10 mil no seu negócio.
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