O que é NRF? Entenda a importância da NRF Retail’s Big Show para o Varejo!
Não importa qual o segmento ou o tamanho do seu negócio. Se você atua no Varejo, precisa entender o que é NRF e qual a importância da NRF Retail’s Big Show – considerada o maior evento do segmento varejista no mundo.
Realizada anualmente a NRF Retail’s Big Show reúne milhares de profissionais do Varejo global. De lá, saem as principais percepções e tendências que impactam o setor.
Continue a leitura, saiba o que é NRF e por que este evento é tão importante para quem atua no Varejo!
O que é NRF
NRF é a sigla para National Retail Federation. Em tradução livre, corresponde à Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos.
É considerada a maior associação comercial do mundo e reúne lojistas que atuam nos mais diversos segmentos do mercado norte-americano, tais como supermercados, fornecedores, varejistas físicos e online, lojas de departamento etc.
Fundada em 1911, a NRF atua representando o fortíssimo varejo norte-americano, principal empregador privado no país que tem a maior economia do mundo.
O que significa NRF Retail’s Big Show
A NRF Retail’s Big Show é um evento organizado pela NRF (National Retail Federation) com objetivo de reunir varejistas de todos os segmentos e diversas partes do mundo para debater tendências, promover o relacionamento e fomentar a inovação no setor do Varejo.
A NRF Retail’s Big Show – que, em tradução livre, quer dizer algo como “NRF – Grande Show do Varejo” – acontece todos os anos e é considerada a maior feira global dedicada ao mercado varejista.
Quando é a NRF 2025?
A NRF Retail’s Big Show 2025 acontece de 12 a 14 de janeiro, mas a programação do evento inclui também uma festa de abertura que acontece no dia 11.
Onde acontece a NRF 2025?
A feira da NRF 2025 acontece no Jakobs K. Javits Center, um grande centro de convenções localizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A NRF 2025 é a 115ª edição do evento e oferece diversas atrações para os participantes, tais como:
- Mais de 175 sessões sobre tendências, estratégias, tecnologia, inovação e outros temas relevantes para o Varejo.
- Startup Hub, que facilita conexões com as startups mais novas e promissoras ligadas ao setor.
- Programas especiais que aprofundam em tópicos específicos de tendências do varejo.
- Uma exposição com mais de 1.000 parceiros do segmento varejista, apresentando as mais recentes soluções tecnológicas para os negócios.
- Foodservice Innovation Zone, área com ativações imersivas e demonstrações reais das mais novas tecnologias utilizadas no setor de Alimentos e Bebidas.
- Expo Tours, que oferecem estudos guiados sobre a tecnologia de Varejo em várias disciplinas empresariais.
- Visitas guias por diversas lojas de Nova Iorque.
- NRF Innovators 2025 Showcase, que oferece acesso a tecnologias inovadoras no mercado.
Números da NRF Retail’s Big Show
A NRF Retail’s Big Show tem números expressivos e que traduzem bem a relevância do evento para o mercado do Varejo mundial.
Confira alguns números da NRF 2024:
- Cerca de 500 participantes durante a realização do evento.
- Deste total, 70% das pessoas são dos Estados Unidos e 30% de outros países.
- Participação de mais de 19 mil profissionais de Varejo mundial.
- O Brasil lidera o Top 10 das maiores delegações de pessoas presentes na feira.
- Presença de mais de 5 mil marcas de mais de 100 países.
Fonte: National Retail Federation – NRF
Destaques das últimas edições da NRF Retail’s Big Show
Diversas lideranças da Cielo participam NRF Retail’s Big Show para avaliar as tendências debatidas no evento.
Assim, conseguimos identificar importantes oportunidades de mercado para continuar simplificando e impulsionando negócios para todas as pessoas.
Carlos Alves, Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Negócios na Cielo, vai estar na edição 2025 do evento e também já esteve presente em diversas edições anteriores da feira.
O executivo destaca a relevância da NRF Retail’s Big Show para empresas que atuam no Varejo:
“A feira da NRF é uma oportunidade de analisar o que aconteceu na temporada de fim de ano e fazer um checkpoint, conferindo se as tendências dos anos anteriores amadureceram ou ficaram pelo caminho. Da mesma forma, o evento é a ocasião e que novas tendências ganham corpo”, afirma.
“Ao mesmo tempo em que o evento identifica tendências ainda “não maduras”, também consolida conhecimentos e debates de tecnologias já aplicadas e seus resultados no Varejo”, completa Carlos.
Confira abaixo alguns destaques das últimas edições da feira da NRF.
NRF Retail Big Show 2024
Principais insights (percepções) da NRF 2024:
- Uso da Inteligência Artificial em atividades como controle de estoque, atendimento ao cliente, automação de promoções e outras ações do dia a dia do setor.
- Perda de relevância do Metaverso.
- Ascensão do Retail Media (plataformas de publicidade controladas pelos varejistas e que se tornam canais próprios de comunicação com os clientes).
- Reinvenção das lojas físicas.
Estas e outras tendências estão no e-book que preparamos com os destaques da NRF 2024 e que pode ser acessado no curso de “Gestão Empresarial”, disponível na nossa comunidade Negócios em Movimento.
Clique na imagem abaixo e acesse gratuitamente o e-book com as principais tendências da NRF 2024 e outros conteúdos que ajudam a impulsionar o seu negócio!
NRF Retail Big Show 2023
Principais insights (percepções) da NRF 2023:
- Customer engagement (envolvimento do consumidor) na jornada de compra.
- Amadurecimento dos ecossistemas de omnichannel.
- Cultura e liderança inspiradoras como um fator favorável ao negócio, assim como aspectos ESG (do inglês Environmental, Social and Governance ou Sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) – incluindo Diversidade, Equidade e Inclusão.
- Comodidade e hipercustomização para entregar experiências de consumo personalizadas.
- Uso adequado de dados (mais do que ter muitos dados, é preciso usá-los bem).
- Importância estratégica das pessoas colaboradoras e do sistema de gestão.
NRF Retail Big Show 2022
Principais insights (percepções) da NRF 2022:
- Surgimento de um novo ambiente de negócios para o Varejo (metaverso).
- Transformações significativas na cadeia de suprimentos (supply chain).
- Ressignificação do papel das lojas, contribuindo para a promoção de experiências engajadoras.
- Revolução digital.
- Ecossistemas de negócio mais desafiadores para o Varejo.
- Cultura e liderança como direcionadores da transformação do negócio.
NRF Retail Big Show 2021
- Aceleração da digitalização do Varejo.
- Mudanças na jornada do consumidor, com integração total entre canais digitais e presenciais para replicar uma experiência única em todos eles.
- Renovação dos modelos de planejamento de demanda, da cadeia de suprimentos e das etapas da operação desde o recebimento de um pedido até a entrega do produto (incluindo o pós-venda).
- Novos canais e modelos de venda. A loja física se transforma e passa a ser um canal com novos papéis.
Veja também: