Fala, empreendedor: em dose dupla
Seja na pausa do expediente, num encontro entre amigos ou num papo em família, um cafezinho sempre cai bem. Esses momentos, que antes se restringiam às casas e escritórios, se transferiram para as mesas das cafeterias.
Mas a pandemia trouxe mudanças no cenário, e os cafés voltaram a acontecer no ambiente familiar. E não foi só o cafezinho que mudou de lugar: a educação também! As aulas passaram para os ambientes virtuais, e a utilização de materiais de apoio ganhou relevância no processo de aprendizado.
Dois segmentos tão diferentes, que passaram por grandes mudanças, deixam claro que estamos vivendo uma nova realidade. E essa nova realidade exige mais do que cuidados com a saúde, exige grandes reinvenções.
Para falar um pouco sobre o processo de reinvenção e compartilhar experiências trouxemos duas empreendedoras de sucesso.
Para falar de cafeterias, temos a Nathalia, dona do Mimo Café, localizado na Rua do Comércio do Café, em Varginha. Ela e o esposo, Lucas, decidiram entrar nesse mundo há três anos, mas já tem muita história pra contar.
Já no segmento de educação, conversamos com a Liziane, dona da Acomzê, uma empresa de jogos educativos. Pedagoga apaixonada pelo seu trabalho, ela decidiu empreender para oferecer materiais que pudessem apoiar o aprendizado. E em poucos meses, já dá para perceber que essa jornada vai ser um sucesso.
A Nathalia e a Liziane têm muito para compartilhar com a gente. Que tal conhecer essas histórias de transformação?
Aproveite as oportunidades
Vamos começar com a história da cafeteria da Nathalia. O Mimo Café surgiu de uma oportunidade que nem o Lucas, nem a Nathalia esperavam. Na Rua do Comércio do Café, fica o Centro do Comércio do Café do Estado de Minas Gerais. Esse órgão se dedica a apoiar e representar a classe de comercialização no agronegócio café.
Pela tradição do produto, o presidente da instituição desenvolveu o projeto de uma cafeteria na região. O Lucas já trabalhava nesse segmento, enxergou uma oportunidade e decidiu investir na ideia. Já a Nathalia não conhecia esse universo, mas fez uma imersão no assunto, realizando cursos e pesquisando conteúdos.
Com toda essa dedicação, no dia 1º de junho de 2017, nasceu o Mimo Café. A Nathalia, que ficou responsável pela administração da cafeteria, nos contou que o começo não foi fácil. Construir uma marca, atender clientes exigentes e atrair o público de outras regiões foram os principais desafios.
Reforçar a marca envolveu tanto a divulgação, quanto o relacionamento com o cliente. A Nathalia sempre prezou pelo bom atendimento como forma de atrair e fidelizar o público. Mais do que isso, ela oferece experiências encantadoras e personalizadas, tornando muitos momentos únicos.
E para você que acha que a personalização envolve altos custos, está enganado. O Mimo Café coleciona histórias especiais, e a maioria delas envolveu apenas a empatia. De noivado com chuva de rosas, até café com direito a música ao vivo, eles já eternizaram muitos momentos.
Deu para perceber porque essa cafeteria chama Mimo Café, né? Porque oferecer mimos para os clientes é uma especialidade deles!
E esses mimos também vem em forma de produtos diferenciados. A rua em que eles se localizam é cercada por empresas especializadas na compra e venda de café. Logo, a clientela entende bem do assunto. Por isso, desde o começo, o Lucas e a Nathalia perceberam que seria necessário inovar para agradar seu público.
As inovações chegaram logo. A Nathalia trouxe produtos de outras regiões, estudou as tendências de mercado e buscou parcerias para fortalecer a marca. E foi nessa busca que ela se deparou com uma oportunidade da 3 Corações, parceira deles até hoje.
Ainda restava um desafio: atrair novos consumidores. O Mimo Café fica distante do centro de Varginha, o que o torna dependente das empresas ao redor. Para aumentar o público, as redes sociais foram essenciais. Combinas ao atendimento especial, elas trouxeram visitantes que se tornaram clientes cativos.
E olha que legal: quem visitava a cafeteria, indicava o estabelecimento para outras pessoas. O “boca a boca” fortaleceu os negócios e hoje, o Mimo Café é parada obrigatória para quem passa pela região. Só pra você ter ideia, até fila de espera eles têm.
Quer saber a melhor parte? Esse sucesso todo só poderia acabar em expansão. Por isso, a cafeteria vai ser ampliada, para poder oferecer uma experiência ainda melhor para os seus clientes!
Aproveite seu potencial
A Nathalia e o Lucas decidiram aproveitar uma oportunidade cheia de potencial. Já a Liziane, enxergou potencial no seu amor pela profissão. Ela é pedagoga, tem mestrado em psicologia da educação e atua como professora há mais de dez anos.
Ela sempre teve um sonho: abrir um estúdio pedagógico para apoiar crianças portadoras de Síndrome de Down e autismo. Deu para ver que ela tem muita determinação para ajudar seus alunos, não é mesmo?
Por conta disso, antes mesmo de iniciar seu projeto, a Liziane já desenhava jogos pedagógicos para desenvolver com seus alunos. Quando a pandemia começou, trabalhar em casa aumentou seu tempo livre. Foi aí que ela decidiu dar vida ao seu projeto e surgiu a Acomzê.
Por meio da divulgação em redes sociais, e do site do seu negócio, a Liziane começou a vender seus jogos. Mas ela foi além! Preocupada com a inclusão social, disponibilizou conteúdos gratuitos para quem não possui recursos para adquirir seus produtos.
Demais, não é mesmo? Em tão pouco tempo, ela já está conquistando seu espaço no mercado. Mas não pense que não existiram desafios!
A Acomzê precisou se posicionar em um segmento com diversos concorrentes. Foi necessário oferecer diferenciais, provar para o cliente que os produtos da marca ofereciam maiores benefícios.
Já deu para perceber que essa empresa está só começando, mas vem muito sucesso por aí! E a Liziane tem muito mais para contar.
A pandemia abre novos horizontes
Os desafios fazem parte da vida do empreendedor. O Mimo Café vem enfrentando e superando desafios com muita criatividade e na pandemia, não foi diferente. A Acomzê se inseriu no mercado em um período atípico e vem ganhando espaço. E como isso foi possível?
Além da determinação e do trabalho árduo, típicos do empreendedor brasileiro, o sucesso exige soluções digitais. E quem melhor do que a Cielo para oferecer soluções exclusivas para impulsionar os negócios? Confira como o Cielo Link de Pagamento fez a diferença para a Liziane e para a Nathalia.
Sobre o Mimo Café, ele ficou fechado por 15 dias, e precisou investir no delivery. Mas como oferecer os momentos de descontração, típicos de sentar na cafeteria para conversar com os amigos, em casa? A Nathalia deu um jeito: uma cesta de café personalizada, para aproveitar com a família ou presentear uma pessoa querida!
Montadas com muito carinho, as cestas levavam experiências e muito sabor para as casas dos clientes. E mais uma vez, foi sucesso total! Consumidores de outras regiões começaram a buscar o produto. E para atender essa demanda da melhor forma, ela contou com o Cielo Link de Pagamento.
Com o pagamento sendo feito por o WhatsApp e redes sociais, o motoboy não precisa levar maquininha na entrega. Isso agiliza o processo e contribui para que mais entregas possam ser feitas.
Tem mais: aproveitando essa onda de digitalização, o Mimo Café também passou a usar o Cielo Promo. Assim, eles fazem promoções de forma simples, e fidelizam seus clientes!
E da mesma forma que o Cielo Link de Pagamento fez toda a diferença no Mimo Café, com a Acomzê não foi diferente. A Liziane não tinha recursos para inserir um checkout no seu site, e o Link de Pagamento fez toda a diferença.
Mais do que uma solução rápida e de baixo custo, ele oferecer ampla aceitação e segurança para os clientes. E olha que legal: a possibilidade de aceitar Auxílio Emergencial e FGTS Emergencial foram essenciais! Com eles, as famílias menos favorecidas também puderem ter acesso aos jogos.
E para quem, assim como a Acomzê, está presente nas redes sociais, essa é a solução ideal. Os links podem ser enviados de forma simples e rápida, e dá para vender em todo o Brasil! Além disso, o resumo da compra faz o cliente se sentir ainda mais seguro no momento de inserir seus dados.
Deu para perceber que um mesmo produto, pode ajudar negócios de diversas formas, né?
A Cielo na vida das nossas empreendedoras
A gente já sabe que a Cielo tem feito parte do negócio da Acomzê desde o começo, certo? Mas e com o Mimo Café, como foi?
Antes de trabalhar na cafeteria, a Nathalia trabalhava no restaurante do pai. Lá, eles já mantinham uma parceria com a Cielo e o não abriam mão.
Quando abriu seu negócio, nossa empreendedora não pensou duas vezes: levou a Cielo com ela. Hoje, ela não se arrepende, e conta que a qualidade do serviço e as soluções inovadoras fazem valer a pena! Demais, né?
Dificuldades fortalecem
Pensando no que virá depois da pandemia, a Nathalia e a Liziane se mostraram confiantes. A Nathalis está acostumada com desafios. ela acredita que as dificuldades vêm para fortalecer, e podem impulsionar reinvenções necessárias.
Ela ressalta que o movimento caiu, mas a dedicação, combinada a produtos e serviços de qualidade, contribuirão com a retomada. Além disso, estar atento aos cuidados de higiene, contribui para que os clientes se sintam confortáveis em visitar o estabelecimento.
E por falar em dedicação, a Liziane conhece sua importância. Por isso, acredita que o pós pandemia vai trazer muitas vendas, principalmente por meio das visitas aos clientes.
Dica de empreendedor
Achou que não ia ter dica? Claro que vai! Para quem pretende empreender, a Nathalia disse que foco e determinação são essenciais. Quando temos essas características, buscar qualificação e estudar o mercado se torna muito mais fácil.
A Liziane destacou a importância do planejamento, da busca por informações e da correta estruturação do projeto. Além disso, atendimento é essencial!
Empreender é enfrentar desafios diários. Por isso, tenha força de vontade para buscar seus objetivos e alcançar o sucesso.
E não se esqueça: conte com a Cielo e suas soluções inovadoras para se superar!
Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.