Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Diferença entre chefe e líder: conheça as principais | Cielo

Publicado por Equipe Cielo

A postura de um gestor pode influenciar, para melhor ou para pior, o desempenho dos funcionários. Conheça as principais diferenças entre chefe e líder!

 
Tornar-se chefe não é nem um pouco fácil. Seja abrindo seu próprio negócio e tornando-se empregador ou subindo os degraus da hierarquia corporativa, chegar a uma posição de chefia exige uma grande quantidade de coragem, esforço e dedicação.
 
Engana-se, no entanto, quem pensa que atingir um cargo de gestor é o objetivo final de um profissional. Pelo contrário. Quem já passou pela experiência de gerir uma equipe sabe que o desafio só aumenta. Afinal, o desempenho de uma empresa depende, em grande escala, das qualidades e atitudes de quem está no comando – e, quanto maior o cargo, maior a responsabilidade caso as coisas deem errado.
 
Veja a seguir as principais atitudes e diferenças entre ser um chefe e um líder.
 

Chefes apenas cobram a equipe

“O chefe quer falar com você.” Para muitos empregados, essa frase é motivo de pânico. Infelizmente, a maioria das empresas funciona na base do feedback negativo: se as coisas dão certo, os funcionários não fizeram mais que a obrigação.
 
A atenção do chefe só se dirige aos funcionários quando as coisas dão errado – falar com o chefe, portanto, acaba virando sinônimo de levar bronca. Além de dificultar o diálogo, essa atitude pode ter um efeito desmotivador nos empregados, que sentem que o chefe dá ênfase aos erros e ignora os acertos. Essa é uma das principais diferenças entre chefe e líder!
 

Líderes motivam os colaboradores a crescer

Ao contrário dos chefes que descrevemos acima, os líderes têm o hábito de compartilhar boas notícias com a equipe e dividir os créditos pelos êxitos da empresa. Ser chamado para conversar com um líder não é motivo de medo. Ao contrário: um verdadeiro líder sabe reconhecer a hora de elogiar os empregados que se saem bem em suas tarefas e motivá-los a seguir melhorando.
 
Ao perceber que seus esforços são notados e apreciados por quem está no comando, os colaboradores têm uma razão a mais para dar o melhor de si para que o negócio tenha sucesso.
 

Chefes microgerenciam cada um dos funcionários

Para muitos chefes, não basta que um funcionário execute bem uma tarefa: é preciso seguir todas as ordens detalhadamente, fazendo tudo exatamente como o chefe o faria. Essa ênfase exagerada no processo de trabalho focando nos resultados costuma causar estresse a todos os envolvidos – tanto chefes como funcionários –, além de desestimular a criatividade e a inovação.
 

Líderes delegam tarefas a seus colaboradores

Um bom líder reconhece os perigos do microgerenciamento. Para eles, delegar a tarefa significa dar poder aos subordinados: cabe a cada funcionário identificar a melhor maneira de executar a tarefa que lhe cabe.
 
O empregado assume a responsabilidade por eventuais erros, mas ganha em troca a liberdade e o sentimento de pertencimento à empresa. O líder, por sua vez, também ganha: o tempo que o líder dedicaria a cobrar o funcionário e a acompanhar cada detalhe da execução de pequenas tarefas pode ser usado para resolver problemas mais complexos e importantes, que nenhum empregado poderia resolver por ele.
 
Por isso, para que sua empresa cresça e não só você, empreendedor, se desenvolva, é preciso confiar no potencial dos seus colaboradores para cumprir as tarefas que foram delegadas. E vale reforçar: para ser um bom líder, você precisa apontar os acertos da sua equipe; caso contrário, a “hora do feedback” sempre será marcada pela tensão.
 
Veja também algumas lições de endomarketing – comunicação interna para motivar os colaboradores – e veja como essas ações de integração da equipe podem aumentar a produtividade do seu negócio.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288