É de responsabilidade de todos nós evitar a propagação do vírus Covid-19 e assim, preservar a saúde de todos. Então é de extrema importância seguirmos algumas orientações para evitar a propagação do coronavírus.
E como a Cielo tem um compromisso com você cliente de estar junto na sua luta de todo dia, não poderíamos ficar de fora neste momento. Por isso, iremos oferecer informações que podem te ajudar a virar o jogo. São dicas de como proteger você e seu cliente e ajudar a enfrentar este momento. Afinal a saúde deve ser a nossa prioridade.
Agora, vamos às orientações.
Relacionamento com o cliente
Com a recomendação de isolamento, o segmento de varejo é um dos mais afetados economicamente. Por isso, para superarmos juntos a pandemia, alguns hábitos de prevenção devem ser inseridos — ou evitados — em nossa rotina.
O que evitar?
Em muitos estabelecimentos, o aperto de mão, o abraço e outros cumprimentos ao cliente são comuns. Hoje, elas devem ser evitadas para reduzir a transmissão do vírus. Mas não se preocupe, palavras de gentileza e um sorriso podem deixar o cliente à vontade mesmo nessa circunstância.
Outro ponto importante é que, as conversas devem acontecer com uma distância de pelo menos um metro, segundo recomendações.
Higiene pessoal
Para chegar até o estabelecimento, muitas vezes é utilizado o transporte público, que envolve o contato com várias pessoas.
Por isso, recomendamos que tenha frascos de álcool gel disponíveis para clientes e funcionários. Entrou no estabelecimento? Use o produto para sua segurança e dos demais presentes.
Sempre tenha álcool gel por perto e use-o toda vez que tiver contato com dinheiro, sacolas, maquininhas de cartão ou até mesmo cartões de crédito e débito. São objetos que passam por várias pessoas e a transmissão do coronavírus pode acontecer indiretamente.
Vale destacar que o álcool gel pode ser substituído pelo sabão, que é tão eficiente quanto na higienização. Nesse caso, as mãos devem ser lavadas por, pelo menos, 20 segundos.
Espirros e tosses
Para que a transmissão do vírus seja reduzida, temos que ter cuidados com espirros e tosses. Em vez de colocar a mão na boca, devemos cobri-la com o antebraço. Com isso, se você cumprimentar outras pessoas com a mão (o que não é recomendado), você reduz a probabilidade de infectá-las.
Trata-se de uma medida de prevenção que deixará a experiência do cliente mais agradável e segura para todos.
Ambiente limpo
Como falamos, durante a pandemia do Covid-19, preocupar-se com higiene, tanto pessoal quanto do estabelecimento, é essencial para evitar ou minimizar os riscos de transmissão do vírus. Para manter o ambiente limpo, também trouxemos algumas dicas.
Limpeza da máquina de cartão
A máquina de cartão é tocada por muitas pessoas, o que pode potencializar a transmissão indireta. Então, você deve se preparar para esse momento.
Molhe levemente um papel com álcool isopropílico e passe-o em todo o equipamento durante o dia. Para tirar o excesso, use um novo papel e descarte-o. Esse procedimento pode ser aplicado em outros equipamentos eletrônicos, como celulares e tablets. Teclados e mouse também devem ser higienizados.
Não use álcool gel nesses equipamentos, pois poderá danificá-los.
Não se esqueça da maçaneta
Para entrar em um comércio, em alguns casos, os consumidores são obrigados a usar a maçaneta. Por isso, mantê-la sempre limpa, com a utilização do álcool gel, é extremamente necessário.
Balcões e cadeiras
Para pagar as compras, clientes costumam ir até balcões e se apoiam nele. Ou seja, mais um forte elemento de contaminação indireta. Com as cadeiras acontece o mesmo. Por isso, sugerimos que a limpeza seja feita com cloro e, para secar, use papel descartável.
Já nos ambientes, a higienização pode ser feita com produtos como desinfetantes comuns, água com sabão ou detergente.
Incentive o pagamento por aproximação
Como falamos, o contato direto com as máquinas de cartão pode transmitir o coronavírus indiretamente. Por isso, elas devem ser sempre higienizadas.
Para que o risco seja minimizado, você pode incentivar o pagamento por NFC (Near Field Communication), também conhecido como pagamento por aproximação. Com ele, os clientes não precisarão ter contato com o equipamento, basta aproximar o cartão ou o smartphone e a compra estará paga.
Esta não é a primeira vez que enfrentamos uma epidemia. O ideal é que todos sigam as recomendações e, juntos, vamos superar este momento. Com isso, poderemos retomar a nossa rotina com segurança e saúde. Além disso, a Cielo e o Sebrae criaram um material muito legal com dicas, que você conferir aqui.
Confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.