Gigante da moda brasileira conta até com robô
de 18 metros de altura para abastecer lojas
As roupas são itens que estão praticamente em todas as listas de presentes de Natal. Por isso mesmo que as lojas do setor de vestuário estão sempre cheias nesta época do ano. Um dos principais nomes da moda no Brasil, com cerca de 300 lojas próprias pelo país e 40 mil funcionários, a Riachuelo espera que a data alavanque as vendas, como tem ocorrido nos últimos anos.
Mas, para que tudo ocorra do jeito esperado, é preciso fazer o dever de casa com antecedência. “Assim que acaba o Natal, já começamos a pensar no próximo”, afirma Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo e neta do fundador da empresa, Nevaldo Rocha.
Na entrevista abaixo, Marcella conta um pouco mais sobre os bastidores da operação de Natal da Riachuelo.
Pergunta: O Natal é a data mais importante do varejo, principalmente para o setor de vestuário. Quando a Riachuelo como a se planejar para esse momento?
Resposta: Por ser uma data muito importante, assim que acaba um Natal, já planejamos o próximo. Ao longo do ano, acompanhamos as tendências e nos dedicamos em criar peças e campanhas que surpreendam nossos clientes.
Pergunta: Como vocês fazem para abastecer todas as lojas da marca?
Resposta: O Grupo Guararapes, dono da marca Riachuelo, possui um dos Centro de Distribuição mais modernos do país, permitindo que as lojas Riachuelo operem com estoque puxado. Ou seja, as substituições de produtos nas lojas são definidas a partir da informação em tempo real do que está sendo vendido. Outro ponto forte do Centro de Distribuição é um robô de 18 metros de altura que se movimenta a uma velocidade de 55 km/h. Totalmente automatizada, a estrutura permite o abastecimento unitário. Isto é: o robô separa os pedidos, peça a peça, e não mais por grades de tamanho. Assim, a loja só recebe o produto que precisa.
Pergunta: Você contou que o trabalho para o Natal começa bem antes. Como selecionam com tanta antecedência o que estará nas vitrines?
Resposta: Nossa equipe de Estilo faz viagens e pesquisas frequentes para cada coleção. Acompanham os desfiles pelo mundo e o hábito dos clientes para oferecer uma moda democrática. Acima de qualquer tendência, trabalhamos para que as pessoas possam expressar sua individualidade por meio da moda, com um modelo de negócios inclusivo e que empodera cada um de nossos clientes.
Pergunta: Quais os principais desafios de um grande varejista nesta época do ano?
Resposta: Temos o cliente no centro dos nossos negócios. O desafio é garantir com que todos os consumidores tenham uma ótima experiência. Para isso, nas épocas de maior fluxo como o Natal, reforçamos a equipe de atendimento e lançamos coleções especiais.
Pergunta: Você falou sobre um ponto importante: a experiência do cliente. A hora do pagamento é sempre um ponto de atenção, não?
Resposta: A agilidade do pagamento é sempre um diferencial, dessa forma sempre contamos com bons parceiros como a Cielo.
Gostou deste texto? Confira como nosso texto Aprenda como fidelizar seus clientes para vender mais, que traz dicas do especialistas em marketing digital Bruno Ávila.