Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como usar Inteligência Artificial nas empresas

Publicado por Equipe Cielo

Entenda as possibilidades que a tecnologia da inteligência artificial traz para os empreendedores.

 
O uso da Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de todos e os exemplos vão dos assistentes de voz em nossos smartphones até a otimização dos anúncios nas mídias sociais. Mas, de fato, o que você conhece sobre essa tecnologia?
 
Convidamos o Líder Sênior de Direito dos Desenvolvedores da IBM na América Latina, Sergio Gama, para uma palestra sobre Plataformas Cognitivas, Transformação Digital e Inovação com Inteligência Artificial na segunda edição em 2019 do Garagem Talks – evento que acontece quinzenalmente na empresa para tratar de assuntos ligados à tecnologia e inovação, sendo apresentado por colaboradores e especialistas de empresas parceiras.
 

O que é Inteligência Artificial (AI)?

“É um ramo da ciência da computação que aprende os padrões e comportamentos humanos para imitar e reduzir o trabalho burocrático do ser humano”, explica Sergio. O homem é muito mais inteligente que o computador, mas nossa capacidade computacional – de guardar milhares de informações – é ruim quando comparada às máquinas.
 
A Inteligência Artificial oferece opções de ação com base nos dados analisados e aprende com as suas tomadas de decisão quais são os melhores caminhos para solucionar os problemas, de acordo com seu histórico de ações. Já o ser humano, é predisposto a pensar de modo determinista, ou seja, vê apenas uma possibilidade de resolução.
 

Como a Inteligência Artificial é alimentada e aperfeiçoada?

Cada vez mais, os consumidores estão mais empoderados, críticos e exigentes. “Se uma marca ou serviço não pode me atender agora, não serve mais para mim. O imediatismo e a personalização nunca estiveram tão evidentes”, reforça Sergio Gama. Consumidores, mais precisamente 61% – esperam que marcas ofereçam experiências personalizadas com base em suas preferências, segundo pesquisas do Google e Greenberg US. “Cerca de 90% dos dados existentes no planeta até agora foram coletados nos últimos dois anos.
 
Com isso, o sistema cognitivo da Inteligência Artificial tem se aperfeiçoado e, hoje, consegue entender, racionalizar, aprender e interagir. O tempo inteiro estamos produzindo dados, seja via fórum de discussões, seja comprando on-line um novo eletrodoméstico”, explica.
 

Como a IA pode ser usada no cotidiano das empresas?

Se você usa aplicativos de banco, com certeza já interagiu com aplicações de Inteligência Artificial. “Um dos benefícios da IA em atendimento on-line, por exemplo, é que o bot (ou sistema) não esquece seu histórico de conversas e dados fornecidos. Já no atendimento telefônico, a cada nova consulta você precisa repetir as mesmas informações diversas vezes, prejudicando a experiência positiva do cliente com a marca.”
 
Empresas especializadas na seleção e contratação de funcionários têm utilizado Inteligência Artificial para cruzar informações da entrevista com o comportamento em mídias sociais dos candidatos para tomar decisões mais concretas. “O Watson, Inteligência Artificial da IBM, já consegue oferecer um diagnóstico de câncer mais preciso que o melhor oncologista do mundo. Isso porque a IA mapeia e cruza todas as possibilidades a partir da base de dados”, afirma.
 

Quem é a LIA?

Para oferecer uma experiência personalizada e assim fazendo parte de uma revolução baseada em Inteligência Artificial, lançamos no fim de 2018 a LIA – assistente virtual do site de Relações com Investidores da Cielo. Com ela, você pode tirar suas dúvidas, buscar documentos e fazer buscas por menções em documentos de forma automatizada. Veja como a LIA funciona.
 
Gostou do assunto? Aproveite para conferir o que são e quais os benefícios de usar APIs no seu negócio.

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288