Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma empresa de reciclagem: tenha seu negócio e contribua com a sustentabilidade

Publicado por Equipe Cielo

A reciclagem tem se tornado um negócio muito rentável para seus investidores ultimamente. Confira como abrir uma empresa de reciclagem e ajude o meio ambiente!

 
Aliar os conceitos de negócio lucrativo e sustentável não é um sonho distante como alguns imaginam. Por isso, buscar informações a respeito de como montar uma empresa de reciclagem não é uma má ideia. Afinal, trata-se de um segmento em expansão no país e, se bem administrado, pode representar ganhos financeiros consideráveis para o dono do negócio.
A falta de políticas públicas no setor de resíduos sólidos provocou aumento na quantidade de lixos destinados a locais inadequados em 2017. Isso não gera impacto apenas ao meio ambiente, mas também à saúde da população. Além, é claro, de ser um desperdício de oportunidade econômica.
Segundo cálculos da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), entre os anos de 2013 e 2017, 45 milhões de toneladas de materiais recicláveis foram destinados para os lixões. De acordo com a entidade, isso representaria um movimento de mais de R$ 3 bilhões por ano no país.
Embora existam algumas iniciativas na área, ainda há muito espaço para crescimento e vamos ajudá-lo a perceber isto.
Leia mais: Dicas para montar um negócio com 5 mil reais
 

Matéria-prima

Existem inúmeras possibilidades para trabalhar com materiais recicláveis. Portanto, escolher qual dos recicláveis você pretende empreender é o primeiro passo para entrar no mercado.
Alguns fatores devem ser considerados para escolher a alternativa que seja mais rentável e viável na hora de abrir uma empresa de reciclagem:
 

1) Nível de serviço ao cliente

Indica se o empreendimento tem capacidade de atender às demandas dos clientes com prontidão. O seu material tem?
 

2) Giro de estoque

Trata-se de um parâmetro que analisa o desempenho de estoque de uma empresa. É uma forma de destacar a qualidade dos produtos armazenados e a quantidade vendida em determinado período.
Além disso, ajuda a identificar quais são os recursos disponíveis e aponta as ameaças para a saúde financeira do negócio. Mais que isso: indica se o investimento foi recuperado com as vendas.
 

3) Cobertura dos estoques

Também muito importante, a cobertura de estoque é um índice para medir o tempo que os produtos armazenados conseguem cobrir demandas futuras sem que exista a necessidade de adquirir novos itens.
É uma maneira de ter mais previsibilidade em relação a um período em que seu estoque consiga cobrir as vendas.
Além desses três pontos é importante encontrar um equilíbrio de estoque com a matéria-prima escolhida. Ou seja, o produto não pode ficar muito tempo parado no estoque, mas também é preciso ter uma quantidade mínima armazenada para atender às demandas.
Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 passos
 

4) Estudo de mercado

Como sempre falamos aqui no blog da Cielo, pesquisa de mercado é essencial para qualquer negócio sair do papel. No mundo da reciclagem não é diferente.
Segundo um estudo divulgado em 2012 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 90% das latas de alumínios são recicladas. Na sequência vêm as garrafas PET com 60%, depois o vidro com 50% e papel com 48%.
O alumínio, como você pôde notar, é a matéria-prima mais reciclada no Brasil. Porém, ainda há uma margem enorme para crescimento em um setor que já tem uma certa relevância para a economia nacional.
Mapear as indústrias e/ou empresas que produzem grande quantidade de itens que podem ser úteis como matéria-prima é uma boa iniciativa. Uma parceria com essas organizações seria uma forma de abastecer seu negócio com a matéria-prima, não acha?
Leia mais: Vale a pena ter uma maquininha em um pequeno negócio
 

5) Localização

Para montar uma empresa de reciclagem, assim como qualquer outro empreendimento, a localização é muito importante e deve ser analisada com cuidado.
Identificar localizações próximas à matéria-prima é o ideal para o negócio. Além disso, antes de montar uma empresa de reciclagem é necessário conferir as regulamentações dos municípios e observar detalhes como:

  • O imóvel atende todas às necessidades operacionais?
  • Qual a capacidade de instalação?
  • O local está preparado para um possível crescimento da empresa em longo prazo?

Existem diversos pontos em que você deve estar atento antes de escolher a localização de uma empresa de reciclagem. Liste todas as exigências para tomar a melhor decisão possível.
Leia mais: Negócios lucrativos para pequenas cidades
 

6) Equipamentos

Se deseja montar uma empresa de reciclagem, os equipamentos que tornam todo o processo possível deve ser sua maior preocupação. No entanto, antes desta aquisição, você deve definir o tipo de matéria-prima que deseja trabalhar.
Como você pôde notar, muitos dos passos para ter seu empreendimento sustentável dependem das decisões que você toma durante o trajeto.
 

Benefícios de um negócio sustentável

Uma empresa de reciclagem, além de contribuir positivamente com o meio ambiente, traz outros benefícios para um país.
Com a diminuição de resíduos destinados aos lixões e aterros sanitários de todo o Brasil, por exemplo, teremos uma melhora na saúde pública, pois teríamos menos contaminação do solo, ar e rios, que indiretamente causam doenças.
Além disso, empresários se interessam cada vez mais em descobrir como montar uma empresa de reciclagem pela questão financeira. Afinal de contas, trata-se de um segmento com grande possibilidade de crescimento no país.
Como você pôde ver, empresas de reciclagem têm uma importância que vai muito além da questão de sustentabilidade. Passa pelo meio ambiente, saúde pública e impacta a economia dos países.
 
Gostou? Chegou a hora de pôr a mão na massa e abrir seu negócio!
 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288