Dicas para escolher um ponto comercial: veja 8 cuidados essenciais
A localização pode ser a chave para o sucesso de um negócio. Muitos empresários preferem não admitir, mas há empreendimentos bem-sucedidos que se estivessem em outra rua ou bairro não teriam a menor chance de dar certo. E é por isso que vamos dar dicas para escolher um ponto comercial correto.
Partindo do princípio que há negócios perfeitamente viáveis que “quebram” apenas por estarem no lugar errado, é importante prestar atenção em todos os pontos que vamos abordar abaixo e saber como avaliar um ponto comercial antes de decidir se ele é o ideal para seu empreendimento.
Para tomar a melhor decisão, preparamos algumas dicas. Confira!
8 dicas para escolher um ponto comercial
Como já falamos acima, é preciso ter em mente como é válido escolher um local correto antes de iniciar seu negócio. Sendo assim, essa é uma etapa que pode demorar ou exigir um pouco mais de paciência, mas não deve ser ignorada.
Então, antes de alugar qualquer espaço, aprenda como escolher o ponto comercial ideal para gerar muito mais lucros para seu negócio. Vamos lá?
1 – Não tenha pressa para encontrar um ponto
Depois de decidir abrir um negócio, escolher a área de atuação da empresa e conseguir o capital para transformar em realidade o sonho de empreender, muitos empresários ficam ansiosos para entrar em atividade.
É aí que mora o perigo: muitos se precipitam e a pressa costuma dar maus resultados.
Então a primeira entre as dicas para escolher um ponto comercial é: tenha paciência e saiba fazer uma análise criteriosa.
Podemos dizer isso porque os mais pacientes reconhecem a importância de optar por uma boa localização e reservam tempo suficiente para a escolha.
É válido ter em mente que esse processo pode demorar e não tem como calcular quanto, pois isso varia conforme as opções e exigências de cada negócio.
2 – Tenha uma lista de opções de pontos comerciais
Um dos erros mais comuns em como escolher o ponto comercial é ficar com a primeira opção disponível, sem considerar outras possibilidades.
Quem faz isso, normalmente, paga caro por uma alternativa que está longe de ser a ideal, deixando de lado outras que poderiam ser melhores.
Uma boa regra (outra das dicas para escolher um ponto comercial) é ter uma lista com, pelo menos, cinco possíveis locais antes de tomar uma decisão.
Em seguida, selecione os prós e contras de cada um dos lugares para facilitar a sua escolha.
É válido frisar que, mesmo que após as escolhas, a sua opção pode ter sido a primeira, mas se for, você só saberá após verificar e ter certeza que não havia opções melhores.
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3 – Cuidado com a ‘economia’ na hora de alugar
Outro erro bastante comum que precisamos destacar nas dicas para escolher um ponto comercial é optar, de forma automática, pelo local com o aluguel mais barato, sem levar em conta possíveis desvantagens.
Empresários que abrem negócios em lugares pouco comerciais e afastados de outros estabelecimentos costumam ter mais gastos em publicidade para atrair clientes, por exemplo, o que pode fazer que a diferença no valor do aluguel deixe de ser tão atrativa.
É lógico que você deve levar em conta todos os fatores e, se o local mais barato for a melhor opção por ficar mais perto do seu público, por exemplo, então tudo bem.
O que você não pode é levar em conta apenas o valor nesse momento.
4 – Alinhe a escolha do ponto comercial com o perfil do seu público
É importante que você tenha claro que para saber como avaliar um ponto comercial. Vale entender, antes de tudo, qual o perfil do seu produto e serviço e ter bem definido o seu público-alvo.
Por exemplo: caso você queira atender o público A, abrir seu ponto comercial em áreas frequentadas pelo público C e D não irá lhe ajudar. Ao contrário, como seu produto ou serviço será certamente de maior qualidade e exclusivos, poderão ter preços também mais elevados e inacessíveis a consumidores de menor poder aquisitivo.
5 – Escolha o ponto comercial de acordo com a legislação
Antes de fechar seu contrato de locação, estude se o local escolhido para o seu ponto comercial atenderá as especificações técnicas exigidas no Alvará de Funcionamento e por órgãos como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e prefeitura.
Não há nada mais problemático do que investir em um local com reforma, marketing e divulgação, contratação de colaboradores, para depois você ter que recomeçar sua busca por um novo porque não obteve as licenças necessárias de forma prévia.
É por isso que você deve levar em conta todas as dicas para aprender como avaliar um ponto comercial com cautela e sem pressa.
6 – Preste atenção na concorrência do entorno
Entre as dicas para escolher um ponto comercial, não podemos ignorar os demais negócios do mesmo segmento.
A concorrência pode ser decisiva na escolha de um ponto comercial quando a presença dela favorece um maior tráfego de pessoas que possam adquirir também seus produtos ou serviços.
Exemplo disso são os grandes centros comerciais e shoppings centers que se tornam referência em determinado tipo de produto ou serviço. Ou os que reúnam, em uma determinada região, uma variedade de produtos e serviços que facilitam a vida do consumidor.
Avalie se o seu negócio também poderá somar ou complementar as ofertas de produtos e serviços de outros estabelecimentos próximos ao seu futuro ponto comercial.
7 – Verifique o potencial de crescimento da região
Para você que quer saber como escolher um ponto comercial, avaliar com antecedência esse dado é essencial para que possa tirar maior proveito dessa situação.
Já ouviu aquele ditado que “quem chega primeiro bebe água limpa”? Muitas vezes, iniciar um negócio em uma região nova e carente de ofertas do seu produto e serviço pode lhe dar uma vantagem competitiva no futuro.
Por outro lado, um grande centro comercial pode estar perdendo força local e, portanto, o tráfego de pessoas na região. Geralmente, áreas com esse perfil oferecem imóveis mais baratos, justamente porque estão vivendo esse momento, então cuidado!
Em outros casos, podem ter projetos de revitalização dessas áreas, com implementação de maior acessibilidade de transporte como novas estações de metrô e empreendimentos que atraiam um público novo como escolas e faculdades.
Por isso, avalie com atenção e busque outras informações sobre a região escolhida.
8 – Capriche na pesquisa antes de fechar o contrato
Antes de decidir onde instalar seu negócio, uma boa estratégia é pesquisar o máximo possível sobre o local.
Para responder à sua pergunta, busque as seguintes informações após ver nossas outras dicas para escolher um ponto comercial:
- Quais outros estabelecimentos comerciais existem por perto?
- O perfil dos moradores do bairro é semelhante ao público do seu negócio?
- O local é de fácil acesso para seus clientes?
Essas questões devem ser respondidas antes de tomar a decisão sobre onde abrir seu negócio. Além disso, procure saber mais a respeito do histórico do ponto que você está interessado.
Talvez, conversando com vizinhos, você descubra que o local já abrigou um negócio que era semelhante ao seu e teve pouco êxito ou que todos os estabelecimentos abertos naquele local fracassaram.
É o tipo de informação que jamais seria revelada por quem quer vender ou alugar o imóvel, mas é muito valiosa para empreendedores que querem saber como escolher o ponto comercial de sucesso.
O mais importante na hora de avaliar um ponto comercial é dedicar tempo para analisar os locais – pensando além da estrutura do lugar.
Pesquise o entorno, o histórico de comércios que ali se estabeleceram para entender por que saíram dali. Assim, você evita montar sua empresa em um lugar não lucrativo.
Agora que você já viu as dicas para escolher um ponto comercial ideal ao seu negócio, conheça algumas ideias de como fazer promoção para atrair novos clientes.