Nada melhor do que aquele bom e velho pastelzinho acompanhado de um caldo de cana, não é? Se você deseja aprender como montar uma pastelaria, estamos aqui para dar as melhores dicas e fazer seu negócio bombar. E já avisamos: não basta seu produto ser extremamente saboroso.
Como sabemos, o pastel é um alimento simples de ser preparado, gostoso, barato e muito popular entre os brasileiros. Ou seja, um mercado com potencial que você pode explorar e se dar bem.
Embora o tema seja pastelaria, vale destacar que os pastéis não são vendidos apenas nesses estabelecimentos. Eles podem estar em bares, restaurantes e lanchonetes.
Mas será que vender pastel é lucrativo? Vamos nos aprofundar no segmento e saber o que precisa para abrir uma pastelaria?
Veja também: Como fazer promoções para atrair clientes?
Mercado de alimentos
O Brasil está entre os maiores players no mercado mundial de alimentos. Isso se refere aos consumidores e produtores. Incluindo exportações e vendas no mercado interno, o setor registra movimento de mais de R$ 1 trilhão em 2023, sendo 16,6% a mais do que em 2022, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Se quer saber como montar uma pastelaria pequena ou grande, precisa entender como está o mercado e avaliar se vender pastel é lucrativo em sua região, o preço cobrado e os concorrentes diretos e indiretos.
Quando olhamos para geração de empregos, por exemplo, tivemos uma alta de 3,4%, gerando mais de 58 mil novas vagas no setor. A indústria de alimentos é uma das maiores do Brasil.
Os dados são otimistas
De acordo com dados apresentados no 16º Congresso de Food Service da ABIA, Joice Fernandes, Coordenadora do Comitê de Food Service da associação e Diretora de Food Service na Seara, e publicado no site da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os gastos com alimentação fora do lar tiveram uma alta em 2023. 28,8% da renda as pessoas foram usados desta forma.
Ainda, durante a palestra, Fernandes garantiu que “84% das pessoas acham que ir ao restaurante com a família e amigos é a melhor forma de aproveitar o tempo de lazer. E 67% preferem gastar dinheiro assim do que fazer compras em lojas”.
Por esta razão, podemos considerar esses dados uma ótima oportunidade para você que deseja aprender como montar uma pastelaria.
Pelo alto índice calórico, não é raro encontrar pessoas que evitam comer alimentos como o pastel. Porém, esse mesmo público sempre abre um espacinho no mês para ir à feira e comer o sabor preferido.
O cenário que apresentamos é motivador, não acha? Mas vale lembrar que é muito importante você analisar cada um dos concorrentes diretos antes de tomar qualquer decisão.
Visite esses estabelecimentos e anote os pontos negativos e positivos. A partir disso, evite cometer os erros deles e adapte as boas estratégias que utilizam para o seu próprio negócio.
Aprenda como montar uma pastelaria
Ao avaliar se vender pastel é lucrativo, você precisa montar seu plano de negócios e planejar alguns itens primordiais, que citamos logo a seguir.
Localização
O ideal é que o ponto comercial para abrir uma pastelaria seja próximo a lugares com movimento de pessoas que procuram alimentos como esse: rápido, barato e prático.
Indicamos que ele seja perto de centros comerciais, empresas, escritórios, feiras, escolas ou até mesmo em uma região próxima a estações de trem ou metrô.
Equipamentos necessários
Essa parte não tem muito segredo se quiser saber como montar uma pastelaria pequena. Os equipamentos não fogem muito dessa relação abaixo e podem mudar apenas conforme o porte do local:
- fogão;
- freezer;
- cilindro para massas;
- estufa para exposição de outros produtos;
- fritadeira industrial;
- utensílios de cozinha;
- balcão refrigerado.
Montagem do cardápio
Você certamente já olhou alguns cardápios e teve suas percepções no momento. Essas experiências em outros estabelecimentos ajudarão a criar um bom menu. Se preferir, uma boa dica de como montar uma pastelaria é ir até alguns concorrentes e fazer uma avaliação sobre as opções que eles oferecem.
É ótimo que o cliente tenha várias alternativas de sabores, mas não exagere ao ponto de complicar sua rotina de pedidos. Vá até as principais pastelarias — e outros lugares que vendem pastéis — e veja quais são os sabores “diferentes” que mais vendem.
A partir desse estudo, elabore o seu cardápio. Vale destacar os ingredientes utilizados em pastéis incomuns para os consumidores.
Lembre-se: o cardápio é para ajudar você e o cliente. Portanto, construa um que seja fácil de visualizar as informações e não deixe o consumidor confuso com tantas opções. Menos é mais.
Leia mais: Como abrir um bar lucrativo?
Documentação
Nem tudo são flores quando o assunto é aprender como montar uma pastelaria. A parte mais chatinha é conseguir a documentação necessária para o negócio começar a funcionar.
Como estamos falando de empreendimento de alimentação, você vai precisar ser licenciado pela Vigilância Sanitária. Sem o alvará de funcionamento não existe a menor possibilidade de abrir a pastelaria.
Outros documentos importantes:
- CNPJ;
- Alvará de funcionamento fornecido pelo Corpo de Bombeiros;
- Registro para contribuição do INSS;
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Fazenda Estadual;
- ICMS junto à Fazenda Estadual.
Divulgação
Se deseja atingir pessoas além das que passam em frente ao estabelecimento e não sabe o que precisa para abrir uma pastelaria, entenda que será necessário investir na divulgação do negócio.
Ela pode ser simples e barata, mas efetiva, que leve mais consumidores para o local de atendimento. As redes sociais, por exemplo, podem ser vistas por pequenos empreendedores como uma ótima oportunidade de divulgação de negócios.
E não pense que isso exigirá um imenso esforço financeiro, pois é possível ter resultado satisfatório com investimentos tímidos. Um ponto positivo desse tipo de divulgação é a possibilidade de segmentá-la. Ou seja, atingir um grupo de pessoas que você considera potenciais clientes.
Logo, dentre as dicas de como montar uma pastelaria, se o estabelecimento estiver em um bairro pequeno, você pode construir ações que atinjam apenas as pessoas que estão mais próximas da sua localização. Afinal, são elas que podem comprar seu pastel.
Leia mais: Como abrir uma hamburgueria perfeita?
Como seus clientes vão pagar?
Pensa em aceitar pagamentos apenas em dinheiro físico? Talvez essa ideia não seja tão boa, pois os hábitos de consumo mudaram e você precisa estar preparado para essa nova realidade sabendo exatamente o que precisa para abrir uma pastelaria.
Por isso, ter uma máquina de cartão prontinha para receber os pagamentos dos seus clientes é uma forma de se prevenir. Afinal, sabemos que você não quer perder nenhuma vendinha!
Estas são as nossas dicas de como montar uma pastelaria de sucesso. Esperamos que a sua tenha resultados incríveis!