A crise econômica pode ser uma oportunidade de se arriscar no mercado de franquias e conquistar de vez o público-alvo desejado
Você estava prestes a investir em um novo negócio e foi surpreendido com a crise causada pelo novo coronavírus? Entendemos a sua preocupação, mas abrir uma franquia neste momento, por exemplo, pode reduzir os riscos que você teria, caso optasse por criar um negócio do zero.
Ao adquirir uma franquia, você já terá um plano de negócio pronto. Ou seja, seu trabalho será colocá-lo em prática. Em tempos de crise, ter essa vantagem é muito importante para colher resultados positivos o quanto antes.
Agora, vamos descobrir o porquê abrir uma franquia pode ser interessante.
Por que abrir uma franquia?
Além de ter um modelo de negócio pronto, existem outros motivos para abrir uma franquia mesmo em um período de crise.
Segurança
Muitas vezes, o que impede uma pessoa de abrir seu próprio negócio é a insegurança. Se ideia não der certo, o que fazer para recuperar o que foi investido ou se recolocar no mercado de outra forma?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as franquias contam com uma taxa de mortalidade quase cinco vezes menor do que as empresas comuns. De acordo com o mesmo estudo, em dois anos, a cada 10 franquias, apenas 10% fecharam as portas. Enquanto isso, 25% dos demais empreendimentos quebram no mesmo período.
Quando essa mesma análise se aprofunda e estende o estudo por um período maior, o cenário para as franquias é ainda mais positivo.
Devido ao suporte, plano de negócio já elaborado e treinamento dado pelas marcas, os franqueados contam com mais segurança nesses primeiros passos de um novo empreendimento.
Alternativa ao desemprego
Segundo estimativa da Instituição Fiscal Independente (IFI), a taxa de desemprego no Brasil deve chegar a 14,2% no final de 2020, consequências da pandemia do novo coronavírus.
Nesse momento de recessão é que surge a ideia de apostar em uma franquia, usando o dinheiro garantido após a saída de uma empresa. Como falamos, é uma forma segura de apostar em um investimento e ter o retorno que deseja.
Além disso, diferentemente de abrir uma empresa do zero, franquias exigem um aporte financeiro inferior quando comparados. Dependendo do segmento escolhido, o retorno do seu dinheiro acontece em poucos meses.
Menor concorrência
Muitos questionamentos surgem antes de investir em uma franquia durante uma crise. Afinal, se as pessoas estão desempregadas, o poder de compra dos consumidores irá diminuir e afetar diretamente o seu negócio, certo?
Esse cenário deve ser analisado separadamente, considerando cada um dos possíveis mercados que deseja entrar.
Uma coisa é evidente para nós: as pessoas não param de consumir durante uma crise econômica. Elas continuam se alimentando, buscam serviços, etc., mas de outras formas. Ou seja, elas continuam consumindo, mas adotaram um novo hábito.
Hoje, devido ao coronavírus, as pessoas pedem a sua comida predileta para comer em casa, em vez de ir ao estabelecimento. Ela continua consumindo, mas de outra maneira.
Porém, os empreendedores ainda se assustam com esse cenário e acabam deixando essa ideia de negócio para depois. A quantidade de franquias abertas diminui e isso abre ainda mais espaço para quem pretende se arriscar.
Maior demanda
Com menos empreendedores se arriscando no mercado de franquias, os consumidores terão menos opções. Isso, consequentemente, representa um aumento de demanda para algumas marcas.
Dessa forma, a sua franquia faz da crise uma oportunidade de criar uma imagem positiva no mercado e aumentar ainda mais o seu alcance. Além, é claro, de poder fidelizar os seus clientes.
Em qual setor você deve abrir uma franquia
Com o início da pandemia no Brasil, notamos facilmente quais setores foram os mais afetados no mercado país. O segmento de beleza, feiras livres, turismo e moda, como aponta o Sebrae, sofreram duras consequências.
Isso, porém, não quer dizer que você deva descartar a possibilidades de abrir um modelo de negócio. Afinal, existem coisas essenciais, que as pessoas não deixam de consumir mesmo em uma pandemia.
Portanto, faça um estudo detalhado do segmento que deseja entrar e tome a decisão baseadas nos números do setor. Dessa forma, o risco de dar errado será ainda menor.
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