Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir uma empresa em 3 passos

Publicado por Equipe Cielo

Confira o passo a passo para começar seu negócio.

 
A burocracia do processo de abertura de empresa é um dos principais medos de quem pensa em empreender. Há quem passe anos adiando a ideia de abrir um negócio por não saber por onde começar. A seguir, montamos um passo-a-passo para ajudá-lo a abrir uma pequena empresa.
 

  1. Encontre um contador

 
Se você deseja abrir uma empresa que não esteja enquadrada na modalidade MEI (Microempreendedor Individual), será imprescindível ter um contador, profissional responsável pelo controle do movimento financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos.
 
Embora existam sites onde é possível buscar por um contador para o seu negócio, a melhor maneira de escolher um bom profissional é por indicação. Procure amigos ou conhecidos empreendedores e pergunte se estão satisfeitos com seus serviços de contabilidade.
 
Uma vez que tenha o nome de um contador em mente, não se esqueça de checá-lo no site do Conselho Regional de Contabilidade de seu estado.
 
Uma escolha cuidadosa renderá frutos no futuro: além de cuidar da contabilidade da empresa  e do pagamento de impostos, o contador pode dar conselhos para melhorar a gestão do negócio e é um grande aliado no processo de abertura da empresa, ajudando na obtenção do CNPJ e outros documentos.
 

  1. Contrato social

 
O próximo passo é elaborar o contrato social, que definirá as atividades exercidas pela empresa e a participação de cada sócio. É importante contratar um advogado para auxiliar nessa parte do processo. Uma vez que esteja pronto, o documento deve ser reconhecido e assinado em um cartório.
 

  1. Como abrir uma empresa Simples

 
Uma opção bastante atrativa para micro e pequenas empresas é enquadrar-se no Simples Nacional – um sistema de tributação que reúne diversos impostos federais, estaduais e municipais em um só pagamento.
 
O Simples está aberto a microempresas, com faturamento anual de até R$ 360 mil, e a pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
 
No site da Receita Federal é possível encontrar respostas às perguntas mais frequentes de empreendedores sobre o Simples.
 

  1. Documentos para abrir uma empresa

 
Antes de começar formalmente suas atividades, o empresário deve reunir alguns documentos. A primeira parada é a Junta Comercial de seu estado, onde a empresa deve ser registrada.
 
É importante pesquisar para verificar se o nome escolhido para seu negócio está disponível: caso outra empresa tenha sido registrada com o mesmo nome, será preciso mudá-lo.
 
Outro passo fundamental é obter o alvará de funcionamento do negócio. Para isso, será necessário consultar a prefeitura do seu município: as regras variam de acordo com o local e o setor de atividade da empresa. Como o processo pode ser demorado, é recomendável começar o quanto antes.
 
Dependendo da área de atuação da empresa, também pode ser necessário fazer uma inscrição estadual. O site da Secretaria da Fazenda de seu estado poderá oferecer as informações necessárias. Também é importante verificar se as atividades de sua empresa exigem licença da vigilância sanitária ou do Corpo de Bombeiros.
 

 
Agora que você já sabe como abrir uma empresa, confira Por que ter um sistema de automação comercial no meu negócio?
 
 

Matérias mais recentes

Cielo abre Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee exclusivo para PcDs

A Cielo está com inscrições abertas para seu primeiro Programa de Formação para Consultores de Negócios Trainee voltado exclusivamente a…

Publicado por Equipe Cielo

Com executiva da IBM, Garagem Talks promove bate-papo sobre a responsabilidade social das empresas tecnológicas

No dia 24/09, o Time Cielo participou de mais uma edição do Garagem Talks, nosso encontro quinzenal sobre tecnologia e…

Publicado por Equipe Cielo

Precisando investir mais na Black Friday? Contrate o Receba Rápido e tenha dinheiro na mão em até 2 dias!

Oficialmente, a Black Friday é só dia 26 de novembro, mas os preparativos já começaram. É hora de investir em…

Publicado por Equipe Cielo

Dia Nacional da Inovação: saiba mais sobre o Garagem, hub que faz da Cielo uma empresa cada vez mais inovadora!

Em 19 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Inovação. A data foi escolhida para relembrar o primeiro voo bem-sucedido…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA aponta: vendas no varejo cresceram 0,6% em setembro

Este é o sexto mês seguido de alta, puxada pelos setores de Serviços.   O Índice Cielo do Varejo Ampliado…

Publicado por Equipe Cielo

Como vender mais oferecendo mais opções de pagamento

Para proporcionar uma ótima experiência de compra para seus clientes, é necessário considerar vários aspectos como: atendimento, suporte pós-vendas, qualidade…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288