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Dicas e Histórias de Sucesso

Cielo e SEBRAE promovem “Da conversa à ação: 7 ações de marketing digital para você usar hoje” Confira aqui!

Publicado por Equipe Cielo

Em mais uma parceria de sucesso, a Cielo e o Sebrae SP, realizaram um evento totalmente online, no dia 29 de junho. O tema “Da conversa à ação: 7 ações de marketing digital para você usar hoje” abordado no YouTube rendeu uma lista de dicas promissoras, além de bate-papos pra lá de especiais. Confira o que rolou e mãos à obra.

Boas-vindas

A abertura do encontro, mediado por Aurélio Saraiva, colaborador do Sebrae, contou com a participação de Mário Casasanta, Vice-presidente de Canais Terceiros e Parcerias da Cielo, Tirso Meirelles e Wilson Poit, presidente do conselho deliberativo e superintendente do SEBRAE-SP, que enalteceram a parceria.

Em nome da Cielo, Casasanta, agradeceu participar de mais um evento do SEBRAE, focado no empreendedor brasileiro: “são 18 meses muito desafiadores, de uma pandemia que exige trabalho e superação. Nesse meio tempo, nos reinventamos, unimos forças e superamos muitos desafios Brasil afora”.

O VP comercial da Cielo aproveitou para falar sobre o crescimento do ICVA, índice que estuda o varejo brasileiro, que cresceu 20% em maio de 2021. Número surpreendente, quando considerada a inconstância do varejo, desde março do ano passado.

Tirso Meirelles, deixou uma mensagem para os empreendedores que acompanharam o evento:

“Que alegria estar com você, que busca conhecimento. O SEBRAE, em parceria com a Cielo, traz sete formas de aprofundar e criar a sua estrutura no marketing digital. Tudo isso para que o MEI se fortaleça como empresa, além de gerar mais empregos e renda para a nossa sociedade. Parabéns, você é um vencedor!”

Já Wilson Poit, superintendente do SEBRAE-SP, ressaltou a importância da transformação digital e que as pequenas empresas consigam usá-la a seu favor:

“A nossa parceria com a Cielo tem tudo a ver com a mensagem que o SEBRAE defende. Queremos que nossos empreendedores busquem aprendizado constante, tenham foco no ambiente digital e inovem, sempre.”

Da conversa à ação: 7 ações de marketing digital para você usar hoje

Vale lembrar que o marketing digital nada mais é do que a adequação do planejamento de comercialização da sua empresa, para o ambiente online. É necessário entender que essa presença digital se faz praticamente obrigatória nos dias atuais. E a tendência é que isso não volte a ser como era.

Ou seja, se você ainda não se acostumou a divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais, infelizmente, poderá ficar para trás.

Fabiana David, Analista de negócios do SEBRAE, apresentou um conteúdo especial sobre marketing digital. Veja, a seguir, como sua empresa deve se posicionar no Instagram e Facebook, de maneira sólida para obter cada vez mais resultados positivos.

1. Defina seu diferencial

Para definir o seu diferencial, saiba o que a sua empresa oferece de melhor, seja no produto ou serviço oferecido, no atendimento ao cliente, ou outros processos internos que são valorizados e perceptíveis pelo cliente.

  • Por que a sua empresa é a melhor na área de atuação?
  • Por que os clientes devem optar por ela, em vez da concorrência?

2. Defina seu público-alvo

Público-alvo é o grupo de consumidores cuja empresa identifica e direciona suas estratégias e campanhas. Para definir seu público-alvo, entenda os hábitos de consumo das pessoas que precisam do seu produto ou serviço.

  • Quem são essas pessoas?
  • Em quais redes sociais elas se comunicam?
  • Como elas buscam informação?
  • Qual é o canal de compra mais usado por elas?

3. Crie conteúdo

Planeje, crie e entregue conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

  • Não seja um perfil vitrine, com apenas fotos ou vídeos daquilo que você comercializa;
  • Divulgue seu diferencial;
  • Construa autoridade;
  • Crie engajamento;
  • Transforme parte da sua audiência em clientes;
  • Fidelize;
  • Fale do óbvio e de conteúdos que são pouco abordados;
  • Compartilhe dicas úteis, curiosidades, e assuntos de interesse do público-alvo.

4. Comunique-se de forma autêntica

Sem segredos e sem complicações.

  • Trabalhe sua marca;
  • Use a linguagem adequada de acordo com o seu público-alvo.
  • Seja o mais preciso possível;
  • Use legendas que impactam positivamente

5. Humanize seu perfil

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, humanizar as redes sociais de uma empresa aproxima o público-alvo. Use essa ação com bom senso e seja beneficiado.

  • Declare valores e crenças do seu empreendimento;
  • Crie relacionamento com a sua base de seguidores;
  • Divida suas inspirações;
  • Conte a história da empresa;
  • Compartilhe bastidores e vulnerabilidades;
  • Apareça nos conteúdos;
  • Use o humor a seu favor;
  • Interaja com as pessoas;
  • Construa senso de identidade.

6. Atente-se à frequência das postagens

Não existe uma regra específica para isso, afinal perfis, públicos e assuntos abordados divergem de uma empresa para outra. Porém, vale dizer que quanto mais conteúdo você postar, mais engajamento terá nas redes sociais do seu empreendimento e isso aumenta o contato com as pessoas que te seguem.

  • Alterne a postagem de produtos e serviços e conteúdos relevantes;
  • Tenha objetivo para cada publicação;
  • Planeje-se e use modelos calendário editorial;
  • Domine seu território;
  • Filtre seu público.

Resumindo: se puder, publique todos os dias.

  • Quem não é visto não é comprado;
  • A quantidade leva à qualidade;

7. Aposte no reels, stories e collabs

Vídeos são dinâmicos, aumentam o engajamento e não precisam de produções elaboradas. Portanto:
Reels

  • Faça uso dos áudios de humor estão em alta;
  • Fale sobre assuntos pertinentes e populares;
  • Conte curiosidades;
  • Mostre um pouco do seu trabalho;
  • Produza tutoriais que tenham a ver com o segmento da empresa;
  • Apresente a expectativa versus a realidade de trabalhar na sua área.

Stories

  • Evite aparecer somente para vender;
  • Varie os ambientes dos vídeos;
  • Construa narrativas;
  • Compartilhe depoimentos dos clientes;
  • Use recursos e ferramentas para chamar a atenção do seu público;
  • Mostre vulnerabilidade;
  • Fale sobre dúvidas pontuais e datas comemorativas.

Collabs

  • Escolha perfis com conteúdos complementares;
  • Opte por perfis com público parecido ou interesses próximos ao seu.
  • Tome cuidado com os excessos.

O que você achou dessas 7 ações de marketing digital para você usar hoje? Apesar de ser bastante conteúdo, não é nada de outro mundo. Tanto a Cielo quanto o SEBRAE acreditam que, pondo esses ensinamentos em prática, a sua empresa tem tudo para decolar no ambiente digital. Não perca tempo!

Solução Empreenda Digital

Após compartilhar com os espectadores todo o conteúdo acima, Fabiana conversou com duas empreendedoras do estado de São Paulo e ex-alunas do Empreenda Digital, curso exclusivo do SEBRAE. As convidadas abordaram a importância das soluções de marketing e como aplicaram em seus negócios.

Fabiana também explicou o objetivo do curso Empreenda Digital e disponibilizou o link para inscrição. Além disso, Roberta Aviz, Coordenadora do Programa Brasil Mais – SEBRAE nacional, falou sobre como tornar sua empresa mais lucrativa.

Tendências de Marketing

A atração final do evento online foi Thalita Martorelli, Head de Marketing da Cielo, e reforçou que “certamente as pequenas e médias empresas são a bola da vez e estão mais do que certas em trilhar no marketing digital. Ele, de fato, veio para ficar”.

Thalita mencionou que a pandemia acelerou a digitalização em mais de uma década e que o ano de 2020 encerrou com mais de 15 milhões de novos compradores online. Além disso, a Head de MKT da Cielo disse que, segundo o Google, o Brasil é o segundo maior país de compradores digitais do Ocidente.

Como dica para todos os empreendedores, Thalita sugere que o varejo seja lembrado e valorizado durante todo o ano e não somente próximo às datas sazonais.

“Em novembro temos a Black Friday, uma época importante para o mercado varejista, como um todo. Aproveitem todos os insumos que a Cielo e o SEBRAE disponibilizam, seja no formato de dicas ou cursos, e apliquem o conhecimento na edição de 2021. Pequenos e médios empreendedores, se preparem para a Black Friday e alcancem os melhores resultados possíveis.”

E fiquem ligados que rolou um spoiler: em agosto haverá outro intensivão para a BF 2021. Cielo e SEBRAE, juntos sempre, pelo empreendedor brasileiro.

Ufa! Haja aprendizado para um evento só, não é mesmo? Gostou do conteúdo? Não perca tempo e assista, na íntegra. Da conversa a ação: 7 ações de marketing digital para você usar hoje.

Até a próxima.


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