Você está em:

Comunicados

Chuvas na região Sul: Cielo anuncia medidas para apoiar pessoas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul

Diante do momento delicado que o Rio Grande do Sul está enfrentando, a Cielo se mobilizou para criar um plano de ação para as vítimas. Separamos também orientações importantes sobre como agir diante das fortes chuvas e tempestades.
Publicado por Equipe Cielo

Símbolo de alerta ao lado de O bipartido do logo da Cielo. Dentro está escrito: S.O.S Chuvas na Região Sul.

A Cielo se solidariza com as vítimas da calamidade provocada pelas fortes chuvas na região Sul do Brasil. Por isso, a companhia está adotando medidas voltadas a comunidades, clientes e colaboradores atingidos pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

As iniciativas da empresa incluem doação de recursos, isenção de aluguéis, suspensão de cobranças e apoio psicológico às pessoas afetadas pelo desastre climático no local.

Saiba mais sobre as ações que a Cielo está realizando!

Apoio aos clientes Cielo do Rio Grande do Sul

Como forma de apoiar clientes Cielo afetados pela calamidade pública no Rio Grande do Sul, a companhia oferece:

  • Isenção do aluguel de máquinas aos clientes da Cielo no RS por três meses. Comerciantes diretamente afetados pelas chuvas terão direito a dois meses de isenção;
  • Condições especiais para antecipação de recebíveis até 31 de maio, como forma de contribuir para melhorar as finanças. A antecipação pode ser realizada pelos telefones 4002 5472 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 570 8472 (demais localidades); pelo WhatsApp (11) 3003 5525; ou acessando o site Cielo.
  • Suspensão temporária de cobranças;
  • Apoio psicológico gratuito por meio do telefone 0800 777 7890, disponível 24 horas por dia e sem limite de ligações. Basta se identificar através do CNPJ ou CPF cadastrado na Cielo;
  • Substituição de maquininhas danificadas sem custo e com mais agilidade, para retomarem seus negócios o mais rápido possível;
  • Prioridade nas Centrais de Atendimento da Cielo, de acordo com o DDD da região.

Doações

A Cielo destinará valores em doações às pessoas atingidas pelas enchentes. Esse montante será dividido entre aportes do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela Cielo, e uma ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.

A iniciativa inclui doações de alimentos, água, medicamentos, colchões e itens de higiene.

Artigos de limpeza e materiais para recuperação das casas atingidas também serão doados.

Além disso, a Cielo disponibilizou uma conta bancária para a arrecadação de doações:

Banco do Brasil (001)
Agência – 3132-1
Conta – 500.000-9
Chave Pix – sustentabilidade@cielo.com.br

Todo recurso arrecadado será destinado para apoio social às vítimas dos eventos climáticos extremos ocorrido na região sul do Brasil, com objetivo de suporte a necessidades imediatas e para a reconstrução de perdas ocasionadas pelos impactos das chuvas.

Ao fim das ações, a Cielo irá emitir um relatório de prestação de contas sobre o investimento social realizado.

Integrantes do Time Cielo no Rio Grande do Sul

Para as pessoas que integram o quadro de colaboradores do Time Cielo, a Cielo está disponibilizando a opção de realizar a antecipação de salário.

A companhia também oferece apoio psicológico e acompanhamento intensificado da equipe de medicina do trabalho.

Adicionalmente, há monitoramento em tempo real da condição de moradia e da localização de colaboradoras e colaboradores.

“Estamos sensibilizados com a situação do povo gaúcho por causa dessa catástrofe que provoca tanto sofrimento. Diante dessas circunstâncias, agimos para adotar providências com o objetivo de minimizar o quadro dramático. Começamos com doações para ajudar diferentes comunidades neste momento e mapeamos iniciativas que trarão retorno mais rápido e efetivo para clientes e colaboradores. Novas medidas estão sendo avaliadas a todo instante porque montamos um gabinete de crise para estudar a situação. Esperamos sinceramente que esse período de angústia seja superado o quanto antes”, afirma Estanislau Bassols, presidente da Cielo.

Outras ações de apoio realizadas pela Cielo

Para ajudar na conscientização e contribuir com o dimensionamento do impacto das enchentes para pessoas e negócios, a companhia está divulgando recortes específicos do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), com foco nas regiões afetadas. Confira:

Além disso, a Cielo está acionando parcerias com influenciadores e utilizando o site, o blog e os perfis oficiais da empresa nas redes sociais para amplificar mensagens de apoio e o incentivo à arrecadação.   

Dicas de segurança e prevenção: saiba como agir diante de fortes chuvas e enchentes

Separamos também algumas orientações de segurança e de prevenção para saber como agir diante de situações de risco provocadas pelas chuvas no Sul do país!

Contatos de emergência

Anote os principais contatos para buscar ajuda para situações de emergência provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul:

  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Defesa Civil do Rio Grande do Sul – 199
  • Polícia Militar – 190
  • SAMU – 192

Importante: caso não consiga contato com o SAMU pelo telefone acima, ligue para os seguintes números:

Reforçando: se você é cliente Cielo e teve seu negócio impactado pelas enchentes, entre em contato conosco pela nossa Central de Relacionamento.

Os telefones são:

Funcionamento: 24h por dia.

Outros canais de atendimento da Cielo

Principais orientações para temporais e alagamentos no Sul do Brasil

Diante dos riscos iminentes provocados pelos temporais e alagamentos no Sul do Brasil, as principais orientações da Defesa Civil são:

  • Se possível e não houver riscos à sua segurança, permaneça em sua residência.
  • Acompanhe boletins meteorológicos e alertas de emergência emitidos pelo Estado e Prefeituras.
  • Siga as instruções das autoridades locais e utilize as rotas de evacuação recomendadas.
  • Evite o deslocamento para as regiões afetadas.
  • Abandone áreas de risco com antecedência.
  • Separe e mantenha documentos importantes em locais de fácil acesso, protegendo-os em sacos plásticos.
  • Ao sair de sua residência, desligue a chave geral de eletricidade, água e gás.
  • Evite atravessar vias alagadas de carro ou a pé.
  • Em caso de isolamento em local inseguro, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
  • Reserve água potável em diversos recipientes, para uso em caso de interrupção no fornecimento.
  • Jamais enfrente cursos d’água, pois você e o seu veículo podem ser arrastados pela correnteza.
  • Caso seja surpreendido(a) por uma inundação enquanto dirige, fique atento(a) ao nível de água, observando os demais veículos.
  • Se o nível da água tiver ultrapassado o meio da roda do seu veículo, desligue o motor, desça e, a pé, procure um lugar seguro para se abrigar.
  • Se o nível da água ultrapassar o nível da porta, desça pela janela do carro, suba ao teto do veículo e se segure em um cinto de segurança até a chegada do resgate.
  • Ao dirigir, redobre a atenção e siga viagem somente se o nível da água estiver abaixo do nível da roda.

Principais orientações de autoproteção durante temporais

Moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo e que podem indicar riscos de grandes deslizamentos, tais como:

  • Rachaduras nas paredes.
  • Portas e janelas emperradas.
  • Postes e árvores inclinados.
  • Água lamacenta escorrendo pelo morro.

Diante de qualquer um destes sinais, abandone imediatamente o local!

Outras dicas importantes:

  • Durante tempestades, evite permanecer em áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores. Caso haja incidência de raios, procure abrigo em edificações e evite a permanência em áreas abertas.
  • Em áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade tem força para arrastar pessoas. A partir de profundidades com 30 cm, já é capaz de arrastar automóveis.
  • Caso um fio energizado caia sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência o quanto antes.
  • Caso o veículo pegue fogo, ele deve ser abandonado imediatamente. Para isso, não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Na sequência, afaste-se do veículo dando pulos (pisando sempre com os dois pés no chão ao mesmo tempo) até chegar, pelo menos, a 10 metros de distância local da queda do fio.

Mais do que nunca, a Cielo está junto com você pelas vidas e negócios do Brasil. 

Portfólio de soluções,

encontre a sua.

Saiba mais

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288

Sair da versão mobile