Empreendedores, preparem-se para a Black Friday 2020
Na Cielo, a Black Friday já é pauta há algumas semanas, pois temos que estar prontos para não frustrar os nossos parceiros em uma data tão importante para os varejistas brasileiros. Já você, empreendedor, deve estar pronto para oferecer uma experiência incrível aos seus clientes, do início ao fim da jornada compra. E como anda os seus preparativos para esse período do ano?
Se você está desanimado devido a pandemia, nós temos um alerta importante: o número de vendas online em 2019 teve um crescimento significativo. Segundo a Ebit-Nielsen, empresa de mensuração de vendas online, foram R$ 3,2 bilhões a mais do que o ano de 2018, aumento de 23,6%.
Se animou? Calma que tem mais. Entre abril e junho deste ano, o ápice do isolamento social no país, 5,7 milhões de consumidores fizeram a sua primeira compra pela internet. Ou seja, as vendas por meio de canais digitais têm tudo para dar um boom na Black Friday 2020.
Black Friday: internet pode ser crucial no seu faturamento
Como você pôde notar com as informações acima, a internet terá um papel fundamental no resultado das empresas durante a Black Friday. Portanto, você deve se preparar digitalmente para atender a demanda do mercado.
Divulgação nas redes sociais
Uma forma de aumentar o alcance do seu negócio é apostar em divulgação nas redes sociais. De acordo com o relatório Digital in 2019, elaborado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuário das redes sociais, o que representa cerca de 140 milhões de usuários ativos.
Viu só? Trata-se de um ambiente impossível de ignorar. São muitas oportunidades de negócio.
Agora, você deve estudar o seu público-alvo, identificar quais são os canais que ele marca presença e criar uma página para a sua empresa nesta rede social, que pode ser Facebook, Instagram, Twitter, etc.
Amplifique o alcance
Ao criar perfis nas redes que fazem sentido para o seu negócio, você passará a se relacionar com os seguidores. Somente com os seus seguidores e com os curiosos que entrarem na sua página. Dessa forma, suas ações ficarão restritas apenas a essas pessoas.
Isso não é ruim, mas pode ser melhor. Muito melhor. Com pequenos investimentos em anúncios pagos, suas publicações podem alcançar pessoas que sequer conhecem a sua empresa, mas tem características do seu público.
Trata-se de uma forma de criar campanhas segmentadas, que atinjam somente pessoas com potencial de serem seus clientes. Ou seja, são ações mais certeiras, que realmente podem render números positivos.
E o melhor de tudo: o investimento é acessível para empresas de qualquer porte. Com ações bem elaboradas, será um ótimo passo para a largada da Black Friday.
Este ano, o WhatsApp chegou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo. Trata-se do app mais baixado no Brasil. Ou seja, a probabilidade do seu público tê-lo instalado no smartphone não é pequena.
Isso significa uma ótima oportunidade de se relacionar com os seus clientes e potenciais clientes.
Tire dúvidas, envie novidades e deixe o seu cliente por dentro de tudo. Ah, não seja inconveniente ao enviar mensagens todos os dias. Encontre o equilíbrio e o melhor tom de comunicação para que a prática seja positiva e tenha resultados satisfatórios.
Antecipação das ações
Uma forma de se preparar para a Black Friday é falar sobre ela com uma certa antecedência. Uma semana antes, por exemplo, não é o suficiente para comunicar tudo ao seu público.
Normalmente, antes desse período promocional, as pessoas já sabem muito bem o que desejam. Então, você deve fazer um trabalho de comunicação impecável para deixar os consumidores informados. Dessa forma, seus produtos e serviços podem estar na “lista de desejos” das pessoas quando a Black Friday chegar.
Frete competitivo
Como falamos no início, essa Black Friday será histórica devido ao número de novos “consumidores digitais” que o mercado ganhou devido a pandemia. E quando falamos de vendas online não podemos deixar de lado um dos elementos que mais contribuem com o abandono de carrinhos: o frete.
Quem nunca se espantou com o valor do frete e acabou desistindo de uma compra? Isso é mais comum do que imaginamos. Para driblar essa dificuldade você pode oferecer frete gratuito a partir de determinado valor de compra.
Controle de estoque
Se você ofertar um produto, a sua empresa deve ter capacidade para lidar com a demanda. Imagina só perder vendas por não ter itens no estoque? Seria um grande esforço de divulgação perdido.
Portanto, você deve analisar o resultado do trabalho de divulgação e prever a necessidade do seu estoque. Afinal, ninguém quer perder vendas por não ter o produto, mas também não quer que ele fique parado no estoque. Encontre o equilíbrio.
Meios de pagamento
Pior do que perder vendas por não ter mais o produto é não aceitar determinados tipos de pagamentos e deixar de faturar mais. Mas nisso nós podemos dar um jeito.
Além das nossas tradicionais maquininhas, que além de aceitar cartões de débito e crédito, aceitam pagamentos via QR Code e aproximação, nós temos soluções que podem facilitar ainda mais a sua rotina.
O Cielo Link de Pagamento é uma delas. Com ele, você consegue vender online mesmo sem ter um site. Mais que isso: você pode aceitar cartão mesmo sem ter uma maquininha. Muito bom, não acha?
Na Black Friday, o Super Link, também conhecido como Pagamento por Link, pode ser um diferencial muito grande para a sua empresa.
Simplicidade
Se você pensa que o Super Link se trata de uma ferramenta complexa, difícil de mexer, você está enganado. Ele foi desenvolvido o objetivo de facilitar e simplificar a vida que quem empreende e, consequentemente, ajuda o consumidor final. Por isso, o manuseio é muito simples e intuitivo.
Não se preocupe: você não precisa ter um conhecimento tecnológico muito grande para usá-lo.
Como funciona
Dentro do aplicativo Cielo Gestão ou no próprio site da Cielo, na área logada do parceiro, você consegue usar o Super Link.
Para isso, basta localizar a opção “Link de Pagamento” e inserir todos os dados solicitados da compra. Compartilhe o link gerado com o cliente via WhatsApp, Instagram Direct, Facebook, SMS, e-mail, etc.
O cliente, assim como um processo de compra online qualquer, deve informar os dados do seu cartão e finalizar a compra.
O empreendedor, ainda dentro da ferramenta, pode acompanhar o status de cada link compartilhado. Dessa forma você consegue identificar quais pagamentos foram aprovados.
E aí, gostou das dicas para se preparar para a Black Friday 2020? Esperamos que o conteúdo tenha sido um bom direcionamento. E lembre-se: conte com a Cielo para ajudá-lo nesse desafio.