Código de segurança, security code ou CVV. O nome pode até variar, porém, ao fazer compras na internet com seu cartão de crédito ou débito, com certeza você vai precisar digitar essa informação na tela de pagamento para concluir a sua compra.
Mas você sabe exatamente o que é o código de verificação CVV e para que ele serve?
O que é CVV?
CVV é uma sigla para o termo inglês “Card Verification Value”. Em bom português, ela poderia ser traduzida como “Valor de Verificação do Cartão”.
Ele aparece em todos os cartões de crédito ou débito, sendo um recurso de segurança para as transações onde o cartão não é apresentado “fisicamente” e/ou a senha não é digitada. É o caso das compras online ou feitas por telefone.
Nestes casos, o procedimento de informar o CVV é maneira de assegurar que a pessoa que está fazendo a compra tem o cartão físico em mãos, reduzindo os riscos de fraude.
Dependendo da bandeira do cartão, o CVV pode ser um número de três ou quatro dígitos no seu cartão de crédito.
Outra variação comum, relacionada à bandeira do seu cartão, é a sigla utilizada para nomear esse código de verificação.
Por isso, além de CVV, você pode ver também CVC (Card Verification Code) ou CID (Card Identification Number).
O nome pode mudar, mas a função do código permanece a mesma: ajudar a proteger você contra o uso indevido do cartão em compras não-presenciais, evitando transações não-autorizadas.
Onde encontrar o código de verificação (CVV, CVC ou CID)?
Geralmente, o código de verificação pode ser encontrado no verso do cartão.
Neste caso, o código pode estar localizado na faixa destinada à assinatura de quem é titular do cartão ou logo abaixo dela. Nos dois casos, o código de três ou quatro dígitos geralmente é exibido à direita.
Já em modelos de cartão mais recentes, onde o próprio número do cartão está impresso no verso, o CVV aparece logo abaixo, escrito em tamanho menor.
Quando localizado na frente do cartão, o código de verificação costuma ficar localizado acima do número do cartão, à direita.
Neste caso, a sequência de três ou quatro dígitos também aparece em tamanho um pouco menor que os demais números.
Também vale reforçarmos dois pontos:
1. CVV não faz parte do número do cartão
O código de verificação não faz parte do número do cartão. Ele é um número independente e não está registrado em outros lugares além do próprio cartão.
Ele também não aparece impresso nos recibos de compra e não aparece em relevo mesmo nos cartões onde informações como nome, número e validade são exibidas dessa maneira.
2. CVV não é a mesma coisa que PIN
Outra informação fundamental sobre o código de verificação é que ele não é a mesma coisa que o PIN.
PIN é a sigla para Personal Identification Number (número de identificação pessoal, em tradução livre).
Em outras palavras, o PIN é uma senha, utilizada para realizar transações financeiras como saques de dinheiro em caixas eletrônicos, transferências, compras presenciais etc.
Dicas para manter o código de verificação do cartão em segurança
Manter o número do código de verificação em segurança é uma medida de grande importância para evitar o uso indevido do seu cartão.
Conheça algumas medidas de proteção:
- Ao fazer compras online, verifique se a loja virtual é segura. Para isso, observe se, ao lado do endereço do site no navegador, aparece um ícone de cadeado. Ao lado da URL completa, também deve aparecer as letras https. Um site seguro criptografa os dados
- Nunca publique ou envie fotos do seu cartão em redes sociais e/ou aplicativos de mensagens.
- Jamais forneça o código de verificação a ninguém, mesmo para pessoas que se identificam como funcionários do banco, da instituição financeira ou da bandeira do seu cartão.
- Não clique em links suspeitos, enviados por estranhos ou em e-mails desconhecidos. Em caso de dúvida, busque informações nos canais oficiais da sua instituição bancária ou da bandeira do cartão.
- Em caso de perda do seu cartão, solicite imediatamente o cancelamento. Faça o mesmo em caso de furto ou roubo.
- Use antivírus nos computadores e celulares, principalmente nos aparelhos que você costuma utilizar para fazer compras online. É uma medida adicional de proteção dos dados do seu cartão.
E nunca é demais reforçar: o código CVV é o dado mais importante do seu cartão! Mantenha-o em segurança!
Veja também: Como adquirir uma maquininha de cartão para pessoa física