Você está em:

Institucional

Gerentes de Negócios Trainee PcDs: confira os primeiros impactos do Programa na Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Em outubro de 2021, a Cielo abriu inscrições para o seu primeiro Programa de Formação Gerente de Negócio Trainee voltado exclusivamente a Pessoas com Deficiência (PcDs).

Visando promover a formação em Vendas e o desenvolvimento de carreira na área Comercial, o Programa previa, inicialmente, a oferta de 15 vagas na companhia. No entanto, o resultado foi tão positivo que a iniciativa acabou gerando 33 contratações no total.

Foram mais de 300 inscrições e aproximadamente cem pessoas participaram das dinâmicas de grupo do Programa. Destas, um total de 40 participantes foram incluídos no nosso banco de talentos, considerando o desempenho no processo e o potencial apresentado.

Com quatro meses de atuação das pessoas selecionadas na companhia, saiba mais detalhes de como tem sido a jornada delas, a avaliação que elas fazem do Programa e toda a preparação da Cielo para garantir a Equidade de ponta a ponta no processo.

Como a Cielo se preparou para o Programa de Formação

Ao realizar ações afirmativas, é necessário que elas sejam amparadas por uma política concreta, visando garantir a igualdade de oportunidades e de tratamento a todas as pessoas participantes.

Para isso, o Programa de Formação Gerente de Negócio Trainee para Pessoas com Deficiência flexibilizou requisitos para as inscrições em relação às vagas regulares.

Assim, o processo não exigia ensino superior completo, experiência prévia em Vendas e veículo próprio/habilitação.

Outras medidas realizadas pela Cielo para dar suporte ao Programa, garantido a Equidade pré e pós a contratação dos novos trainees, foram:

Treinamento de lideranças e pessoas mentoras

Cerca de 50 pessoas mentoras e lideranças envolvidas no onboarding (processo de integração de novos colaboradores na companhia) receberam treinamentos específicos durante dois dias.

A ação teve como objetivo prepará-las adequadamente para realizar o acompanhamento e promover o ‘embarque’ dos trainees no Time Cielo.

Além disso, houve a elaboração e o compartilhamento do “Manual de Boas Vindas ao Profissional PcD” para cerca de 700 pessoas em liderança, incluindo até o presidente da companhia.

A publicação traz orientações de boas práticas sobre como entrevistar as pessoas candidatas, auxiliar no desenvolvimento delas e também, educar sobre possíveis vieses e sobre o uso de termos capacitistas no dia a dia.

Inclusão de treinamentos adicionais ao processo de onboarding dos trainees PCDs

Como principal diferencial, os trainees PcDs tiveram mini MBA em Vendas realizado pela consultoria Paixão por Vendas, com duração de cinco dias.

A formação abordou assuntos como gestão do ciclo de vendas, vendas consultivas e de alta performance, negociação ganha-ganha e a gestão da experiência do cliente baseado nas práticas da Disney.

Além disso, os trainees PcDs passaram por diversos treinamentos adicionais, que complementaram a trilha de onboarding já realizada para todos os Gerentes de Negócio da Cielo.

Diversas habilidades comportamentais (soft skills) como orientações sobre manter o foco, fomentar a mentalidade de crescimento e esclarecer questões como vulnerabilidade, engajamento e responsabilização (accountability) fizeram parte do conteúdo complementar.

Foram realizadas também duas agendas com especialistas de produtos apresentando os conteúdos relacionados a processos e ferramentas utilizados na área Comercial da companhia, não só para tirar dúvidas como também para reforçar os conhecimentos apresentados ao longo da jornada.

Atuando na área Comercial da Cielo: saiba como é a rotina de trabalho dos trainees PcDs na empresa

Após as etapas de ambientação e preparação para atuarem na nossa área Comercial, os trainees PcDs já estão acompanhando os Gerentes de Negócio e as equipes no trabalho externo.

Dessa forma, eles já realizam o atendimento aos clientes da companhia e aplicam de forma prática todo conhecimento visto nos treinamentos.

Assim, ampliam seu desenvolvimento sobre os processos de credenciamento e as técnicas utilizadas pelo nosso time comercial na gestão de carteiras.

Cada trainee PcD atua em sua própria região e não só realiza rota com diferentes pessoas do time como também apoia a equipe em algumas demandas internas.

Os primeiros impactos do Programa de Formação Gerentes de Negócios Trainee para PcDs já podem ser percebidos.

Confira o vídeo que fizemos com depoimentos de pessoas que avaliam os reflexos positivos trazidos por esta iniciativa para a nossa companhia:

Programa reforça compromissos da Cielo com a Diversidade e Inclusão

A realização do Programa reforça os compromissos estabelecidos na Política de Diversidade e Inclusão da Cielo e as iniciativas da companhia na promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo.

Aliada a esta iniciativa, podemos destacar algumas ações da companhia, tais como:

  • Lançamento do nosso Manifesto de Diversidade e Inclusão;
  • Treinamento de mais de 300 gestores no tema “Atitude Acessível”, realizado em parceria com a empresa Guiaderodas;
  • Lançamento da nossa Cartilha de Diversidade & Inclusão;
  • Reestruturação do processo de Onboarding, aprofundando questões relacionadas à Diversidade e Inclusão;
  • Realização do Conversas Plurais, encontro online mensal voltado para o Time Cielo para promover o debate de temas relevantes sobre Diversidade & Inclusão. O evento é promovido pela gerência que cuida dessa estratégia na companhia, com apoio dos nossos quatro Grupos de Afinidade: o Além do Gênero (empoderamento feminino); o Blue to Black (relações étnico-raciais); o Prisma (representatividade LGBTQIA+); e o Somos Todos Um (inclusão de PCDs);
  • Alinhamento do texto do nosso Código de Conduta Ética às diretrizes da companhia em relação à Diversidade e Inclusão.

Clique aqui e veja a matéria onde falamos da nossa Cartilha de Diversidade e de outras ações de D&I realizadas pela Cielo em 2021.

Que tal fazer parte de uma empresa que promove a inclusão e valoriza a diversidade?

Então, confira as vagas disponíveis na nossa página da Gupy e vem para o Time Cielo!

E acompanhe também todas as novidades sobre a Cielo no nosso perfil no Linkedin!

Matérias mais recentes

Entenda o que é Click to Pay e como ele traz mais rapidez e segurança para as compras online

O que é Click to Pay e como essa forma de pagamento pode facilitar as compras online? Saber a resposta…

Publicado por Equipe Cielo

Le Fille Boutique: loja de roupas usa Link de Pagamento Cielo para vender mais

A Le Fille Boutique é resultado da paixão da empresária Nathalia Brito por moda. Antes mesmo de ter seu próprio…

Publicado por Equipe Cielo

Nichos de mercado: o que são e como aproveitar oportunidade de negócios

Com tantas possibilidades no mercado para empreender, hoje podemos encontrar um cenário mais favorável para você investir o seu tempo…

Publicado por Equipe Cielo

Controle de pagamento: como gerenciar um negócio e evitar problemas

O controle de pagamento é uma prática essencial para manter a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, quem não controla…

Publicado por Equipe Cielo

Indicadores financeiros: como analisar e melhorar a saúde do negócio

Você sabe o que são indicadores financeiros e como utilizá-los a favor do seu negócio?  Essas métricas, que muitas vezes…

Publicado por Equipe Cielo

O que é RPA? Entenda o recibo de pagamento autônomo e sua importância

Muitas pessoas trabalham por conta própria no Brasil. Hoje o número de trabalhadores autônomos é de quase 30 milhões, segundo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288