Black Friday e a importância da negociação com fornecedores
Com certeza, você já sabe da importância da Black Friday para o comércio brasileiro. E este ano, com o mundo digital em alta, essa data tem tudo para ser histórica e gerar muitas vendas.
Mas para vender, é necessário estar preparado. As relações de consumo vêm se modificando e o mercado precisa estar pronto para atender as novas demandas. Canais de venda menos utilizados ganharam espaço, bem como surgiram novos canais com o intuito de facilitar as compras.
A transferência massiva dos negócios para a internet criou a necessidade de novas formas de organização. Além disso, oferecer experiências se tornou um desafio nas plataformas digitais.
Mas passada a fase de adaptação, surgem novos desafios e, a cada momento, é necessário se reinventar. Com a Black Friday chegando, não é diferente. Os empreendedores vão precisar oferecer muitos diferenciais para justificar a preferência do seu público.
Oferecer diferenciais vai muito além de boas promoções. Faz a diferença quem tem estoque disponível, entrega rápida, bom atendimento e produtos de qualidade. Para oferecer tudo isso, é necessário trabalhar com parceiros.
E os primeiros parceiros que você deve buscar são seus próprios fornecedores. As negociações para essa data devem ser feitas com antecedência, para que todos estejam preparados para atender as demandas.
Por isso, hoje nós trouxemos uma matéria sobre a importância da sinergia entre seus objetivos e os de seus fornecedores. Confira logo a seguir!
Fique atento na Black Friday
As parcerias são um modelo de ação que auxilia tanto a empresa, quanto seus parceiros. Além de aumentarem as vendas, elas contribuem para aumentar a participação de mercado e a competitividade, bem como fidelizar clientes.
Mas para alcançar tantos benefícios é necessário se planejar. Além de estabelecer metas e estratégias claras, cada parte precisa saber de que maneira irá contribuir.
Dessa forma, inicie as negociações com antecedência. Entre em contato com seus fornecedores mais próximos, apresente propostas e estruture ações conjuntas. Acima de tudo, tenha clareza de que as ações devem oferecer benefícios para ambas as partes.
O que cada um ganha na Black Friday?
Quando estruturamos uma parceria, a colaboração entre as partes é essencial. Desde a divulgação até a reposição dos estoques é necessário existir alinhamento. Com todos esses fatores, a parceria ganha força e os resultados são bem mais expressivos.
Nesse contexto, o fornecedor ganha ao oferecer seus produtos e serviços para um novo público. Isso gera aumento de vendas e da participação no mercado, bem como da divulgação podendo, inclusive, aumentar sua credibilidade.
Já para o empreendedor, as vendas tendem a aumentar e os lucros, também. A relação com o fornecedor parceiro se estreita e os clientes podem adquirir produtos além dos que estão em promoção.
Deu para perceber que todos têm a ganhar com a realização de promoções em conjunto, não é mesmo? Por isso, não deixe de procurar fornecedores e apresentar propostas de parceria. Suas ações se tornarão muito mais eficazes se você aderir a essa estrutura.
Comece negociando
Ao negociar condições mais flexíveis com o seu fornecedor é necessário deixar claro para ele que suas vendas irão aumentar. Dessa forma, a parceria se demonstra vantajosa para ambas as partes e poderá gerar muitos frutos.
Para que a negociação flua de maneira adequada é necessário seguir alguns passos. Comece por estabelecer prazos de entrega e possíveis descontos antes das discussões com o seu fornecedor. Apresente uma proposta e entenda as possibilidades.
Tenha clareza de que esse processo precisa ser amistoso. Seja empático, entenda os pontos da outra parte e apresente os seus, tudo de maneira leve e respeitosa.
Além disso, mantenha o foco nas possibilidades de ganho da parceria. Evite destacar pontos negativos. Empecilhos devem ser abordados, mas sem ênfase, uma vez que isso pode prejudicar o processo e gerar insegurança.
Acima de tudo, seja transparente. Não omita informações relevantes e demonstre sua vontade de fazer a parceria dar certo. Com o empenho de todas as partes, os resultados são potencializados.
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Percebeu como os fornecedores são importantes para que sua Black Friday seja um sucesso? Então não espere mais: comece agora a negociar e busque maneiras de otimizar seus resultados. Nós queremos te ver vender muito mais!
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