Em março, o varejo brasileiro retraiu 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta segunda-feira (15). O indicador do mês já tem descontada a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem a receita de vendas de fato observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 4,0% na comparação com o ano anterior.
O resultado do mês foi impactado negativamente pelo calendário, intensificado principalmente pelo Carnaval, que neste ano caiu em março (no ano passado, a festa popular foi em fevereiro). Além disso, março apresentou um domingo a mais, que geralmente é um dos dias da semana mais fracos do varejo, e uma quinta-feira a menos.
Ajustando o ICVA deflacionado a esse efeito, o índice apontaria alta de 2,1%, com uma desaceleração em relação a fevereiro. Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2018, também com desaceleração.
Leia o relatório completo aqui.
Clique aqui para acessar a série histórica do ICVA.