Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como uma vinícola dos anos 1950 chegou ao e-commerce

Publicado por Equipe Cielo

Aprenda dicas denegócio de uma empresa familiar que se consolidouno mercado de vinhos

Fundada em Caxias do Sul no ano de 1950, a Cantina Tonet nem sonhava que um dia comercializaria vinhos e sucos de produção própria em um site na internet. Comandada pela segunda geração da família de imigrantes, a empresa viu no e-commerce uma forma de se conectar com os clientes oferecendo facilidades na hora de vender produtos para todo o território nacional. “Nós recebíamos muitas perguntas dos clientes que nos visitavam e queriam comprar mais dos nossos vinhos”, explica Angelo Marcio Tonet, sócio, diretor administrativo e filho do fundador da Cantina Tonet. Confira a história de transformação da empresa de quase 70 anos e veja como aplicar algumas dicas no seu negócio.

Era preciso mudar alogística de vendas para fidelizar os clientes

A mensagem era clara: os clientes buscavam uma forma de sefidelizarem com a marca. “Sempre vendemos vinhos aqui na nossa sede quandoos clientes nos visitavam e faziam a visita guiada pela vinícola, mas foipreciso pensar em uma logística que atendesse os consumidores onde quer queeles estivessem”, lembra. Angelo conta que, quando a equipe recebiapedidos por e-mail, tentava sempre concluir aquela venda, mas os processos nãoeram muito simplificados. “Pouco mais de dois anos atrás, decidimos queera a hora de investir em infraestrutura para uma logística de venda pelainternet. Você precisa inovar se quer se manter relevante no mercado”,afirma.

Encontre os parceiroscertos para o seu negócio

A entrada no comércio eletrônico trouxe mais vendas aonegócio – e com isso a responsabilidade ainda maior de manter a qualidade daprodução dos vinhos, sucos e espumantes da casa. “Uma dica para todocomerciante é escolher muito bem seus fornecedores e parceiros. No nosso caso,há safras em que compramos uvas de outros produtores para atender à demanda, eé nesse momento que precisamos ser muito criteriosos – afinal, é a qualidade donosso produto que está em jogo”, ressalta.

Essa foi uma das mudanças mais recentes na empresa, quedispõe de 23 funcionários diretos e muitas empresas parceiras para terceirizaras atividades da empresa – logística de entregas, contabilidade, produção,controle de qualidade. “Com o passar do tempo, parte do nosso processo deprodução passou a ser automatizado e ganhamos escala e um procedimento aindamais higiênico. Depois mudamos o engarrafamento e, assim, ganhamos emagilidade. Todos os nossos investimentos são baseados em aumentar a qualidadedos nossos produtos, facilitar os processos e reduzir os custos”, ponderao diretor administrativo.

Prepare a equipe paraas mudanças

Para Angelo, o importante em uma empresa familiar como adele é integrar a equipe nessa etapa de modernização do seu negócio. “Emtodas essas mudanças que tivemos, não houve a resistência de ninguém, já quetodos entenderam que aquilo ia ajudar a empresa a crescer”, conta,destacando ainda que, para integrar, é preciso investir na equipe.”Em todaempresa, os colaboradores precisam receber treinamentos específicos para que a adaptação ao novo processo não tenhaproblemas. Tenho uma equipe muito boa, com a mente aberta a novas ideias e poraqui tudo funcionou como previsto”, acrescenta.

O segredo para tudodar certo

Segundo o filho do fundador da Cantina Tonet, para manter aqualidade com tanto tempo de mercado, o segredo é muito simples: “Tudoprecisa ser feito com carinho e atenção diários. Não importa o tamanho da suaempresa, ela é sua e exige que você esteja de olho”, ressalta. “Epode parecer clichê, mas é preciso ter foco e gostar muito do que você estáfazendo, assim o retorno de todo investimento sempre será positivo”,finaliza.

Há quase 70 anos, dedicação diária, investimentos emprocessos inovadores na hora de atender os clientes e treinamento de equipe sãoa chave para o sucesso da Cantina Tonet. Para você desenvolver o seu negócio de maneira mais sólida,listamos algumas dicas no blog da Cielo.

Matérias mais recentes

Chuvas na região Sul: orientações importantes para clientes Cielo

O Sul do Brasil vem sendo fortemente impactado pelas chuvas intensas e enchentes dos últimos dias. A Cielo se solidariza…

Publicado por Equipe Cielo

Conheça os 11 golpes mais comuns e confira dicas de segurança para proteger sua empresa!

Você conhece os principais golpes contra estabelecimentos comerciais? A cada dia, pessoas mal-intencionadas elaboram novos truques e armadilhadas que podem…

Publicado por Equipe Cielo

Com foco em soluções para impulsionar vendas em diferentes canais, Cielo está presente no VTEX Day 2024

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, é uma das participantes do VTEX Day 2024, um…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA indica queda de 1,1% nas vendas no Varejo em março

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que, em março de 2024, as vendas no Varejo caíram 1,1% em…

Publicado por Equipe Cielo

Rosy Fharia Hair Alongamento: conteúdos educacionais da Cielo ajudam a impulsionar salão

Muitos negócios precisaram se reinventar durante a pandemia e não foi diferente com o salão Rosy Fharia Hair Alongamento. Especializado…

Publicado por Equipe Cielo

Autocom 2024: Cielo marca presença na maior feira de automação comercial do Brasil

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, estará presente na 24ª edição da AUTOCOM, a maior…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288